entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat Chrysler pede Renault em casamento mirando VW e Toyota

Proposta de fusão entre a FCA e o Groupe Renault pode chegar também à Aliança e incluir Nissan e Mitsubishi

28/05/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Desde que Sergio Marchionne, ex-CEO do grupo Fiat Chryler falecido no ano passado, anunciou que a FCA buscava um parceiro, muitas marcas foram alvo de rumores. Agora sob o comando de Mike Manley, o grupo dono de Fiat e Jeep pediu o grupo Renault em casamento, em uma parceria 50-50 para cada. A bomba elevou as ações de ambos os grupos.

Leia mais:
Renault Arkana: SUV substituto do Fluence com base de Duster
Avantime: quando a Renault tentou juntar minivan e esportivo
Fiat voltará a ter motor apenas a etanol, mas será turbo

Renault Fiat

Hoje a Renault faz parte da Aliança constituída também majoritariamente por Mitsubishi e Nissan (cada qual com suas marcas controladas). Essa formação se deu por conta da gestão do brasileiro Carlos Ghosn, preso no Japão e alvo de investigações por desvios de recursos do grupo. Já a FCA traz a atual formação desde 2014, quando a Fiat concluiu a compra do grupo Chrysler.

Veja aqui ofertas de carros da Renault

O Groupe Renault detém as marcas Renault, Alpine, Dacia e Samsung, além de fazer parte da Aliança que detém as marcas Nissan, Mitsubishi, Infiniti, Datsun, Venucia e Lada. Já a Fiat Chrysler Automobiles, além das marcas que constituem o nome do grupo, é dona de Alfa Romeo, Jeep, RAM, Lancia, Maserati e Ferrari.

Casamento franco-italiano

A proposta feita pela FCA à Renault criaria um grupo com nada menos do que 12 marcas, podendo ser ampliado a 18 caso toda a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi entre no acordo. Juntas, FCA e Groupe Renault teriam um mercado de 8,7 milhões de carros, criando assim o terceiro maior grupo automotivo do mundo, ficando atrás apenas de Toyota e Volkswagen.

Procurando um Fiat? Veja ofertas

Em comunicado, a Fiat Chrysler afirma que a parceria “tornaria um líder na tecnologia de carros elétricos, marcas de luxo, SUVs, picapes, veículos comerciais teria uma presença global mais ampla e equilibrada do que qualquer uma das empresas de forma independente”. Combinadas, seu valor de mercado chegaria a US$ 36,5 bilhões (R$ 147,8 bilhões).

Confira aqui quanto pagar nas parcelas do seu próximo carro

Oficialmente, a Renault ainda não se decidiu sobre a parceria, afirmando apenas “após cuidadosa análise dos termos da proposta amigável ad FCA, o conselho de diretores decidiu estudar com interesse a oportunidade dessa combinação de negócios”. Novos capítulos sobre o possível casamento de Renault e Fiat Chrysler serão revelados nos próximos dias.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.