entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

IPI extra para carros importados terá fim em janeiro de 2018

Fim do Inovar-Auto permitirá que importadoras voltem a trazer veículos para o Brasil sem cotas limitadas

14/09/2017 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Com o fim da superalíquota de IPI confirmado pelo governo para janeiro de 2018, o mercado brasileiro deverá receber mais lançamentos no segmento de importados. Marcas como Kia e JAC já anunciaram novidades para o próximo ano, que promete voltar a movimentar o mercado de automóveis no Brasil. Com o Rota 2030, haverá também mudança nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que seguirá estipulado de acordo com a cilindrada do veículo.

Leia mais:
Brasil é intimado a suspender imposto extra para importados
Entre as novidades até 2018, Kia confirma novo SUV no Brasil
JAC terá novo T5 e mais dois SUVs em 2018

Em entrevista ao site Automotive Business, Luiz Miguel Falcão, coordenador da secretaria de desenvolvimento e competitividade industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, declarou que o novo programa de desenvolvimento automotivo, chamado de Rota 2030, será aprovado até o final de setembro para que entre em vigor já no início do próximo ano.

A medida tem como resposta o recente relatório da OMC (Organização Mundial do Comércio) que intimava o Brasil a suspender o imposto extra para carros importados, já que cria uma barreira comercial e concorrência injusta. Em breve, uma medida provisória será emitida pelo governo para que não seja necessário alterar as regras até o fim do Inovar-Auto, conforme informou Falcão.

Haverá também mudança na cobrança do IPI para os carros, que terá novas alíquotas ainda a serem estabelecidas. Porém, ele seguirá calculado a partir da cilindrada do motor e não em relação à eficiência energética como foi estudado anteriormente. Com isso, carros como Peugeot 208 e Citroën C3 1.2 pagarão mais impostos que os modelos 1.0, apesar de a dupla ser mais eficiente energeticamente que diversos modelos com cilindrada menor. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.