entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Mercedes já trabalha em caminhão autônomo

Grupo Daimler, que opera as marcas de caminhão Mercedes-Benz, FUSO, Freightliner e outras quer tecnologia autônoma

04/06/2019 - Thiago Moreno / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Daimler, dona da marca Mercedes-Benz, quer ter caminhões que dispensam os motoristas rodando até o final da próxima década. De acordo com comunicado oficial da empresa, os caminhões terão capacidade autônoma de nível 4, o que significa que são capazes de se conduzir sem a interferência de um motorista, mas ainda há uma interface para o condutor.

Leia mais:
JAC anuncia o preço de seu caminhão elétrico no Brasil
Vídeo: Dona da Chana faz maior caravana de autônomos do mundo

De acordo com a Daimler, que além da Mercedes caminhões, detém marcas como a FUSO na Ásia e a Freightliner nos EUA (Freightliner new Cascadia mostrado na foto), a ideia é introduzir a automação dos caminhões em entregas de longas distâncias. Sem o motorista, a empresa alega que pode aumentar a lucratividade das transportadoras, além da segurança viária, uma vez que, de acordo com a Daimler, a maioria dos acidentes rodoviários ocorrem por erro humano.

Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro

A iniciativa da Daimler era aguardada desde janeiro, quando a empresa anunciou investimentos de US$ 570 milhões (aproximadamente R$ 1,9 bilhão) na introdução de sistemas de condução autônoma para caminhões na CES, feira de tecnologia dos EUA.

Hoje, alguns caminhões das marcas controladas pela Daimler utilizam o que se convencionou a chamar de automação nível 2, onde o veículo conta com algumas assistências autônomas, mas o controle ainda é totalmente do motorista.

Para viabilizar a introdução no nível 4, onde a presença de um motorista é opcional, a Daimler se tornou acionista majoritária da norte-americana Torc Robotics. Para viabilizar a automação, a Daimler planeja criar um roteiro automatizado para esses caminhões autônomos nível 4 e configurar a infraestrutura adequada para suas atividades de transporte, incluindo uma rede de operações para atender a esse tipo de demanda gerada pelo transporte autônomo de longa distância.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.