entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Projeto quer que novos motoristas andem com sinalização

Projeto de Lei quer que portadores de Permissão Para Dirigir andem com uma placa para identificar o condutor novato

02/05/2018 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Um projeto de autoria da deputada federal Christiane Yared já circula na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados (CVT) e pretende fazer uma inusitada, mas já usada em outros países, exigência para os motoristas novatos: uma placa de sinalização no carro indicando que o motorista é novo de carta (portador da Permissão Para Dirigir). Tal sinalização deverá ser obrigatória pelo que está disposto Projeto de Lei 6.098 de 2016.

Leia mais:
Vai renovar sua CNH? Veja aqui o passo a passo
Conheça 19 infrações que causam a suspensão automática da CNH
Dúvidas com multas? Consulte agora o nosso guia completo

Caso o projeto passe na CVT e em mais duas comissões da Câmara, a placa de sinalização do motorista novato será mandatória e, caso o condutor seja flagrado sem ela, perderá a Permissão Para Dirigir automaticamente. O formato e padrões de instalação de tal placa deverão ser estipulados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) caso o projeto seja aprovado.

De acordo com a justificativa da deputada, “a pressão do transito brasileiro combinado com a ansiedade e a falta de experiência são ingredientes para uma tragédia. Dessa forma, para os novos condutores, é muito difícil adaptar-se ao caótico transito brasileiro apenas com o curso dado pelos CFCs, dessa forma a identificação do condutor novato no transito possibilitará uma melhor visualização aos demais condutores de um condutor sem experiência”.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.