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Top 10: carros que completam 30 anos em 2015

Confira dez modelos lançados em 1985 e que já podem ser importados para o Brasil

23/02/2015 - Gabriel Aguiar / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Para os entusiastas, começo de ano significa mais do que um calendário novo na parede. A virada representa uma nova leva de modelos que poderão ser importados dentro da legalidade - a legislação brasileira proíbe a importação de carros usados com menos de 30 anos.

Sim, trazer um carro continua sendo caro e você continuará pagando impostos que duplicam o valor do veículo. Mas pelo menos agora os modelos produzidos em 1985 já poderão ser importados sem que você tenha que pagar por eles com a sua liberdade. Confira a seguir a lista com alguns carros lançados em 1985: 

1 - Lamborghini Countach LP5000 S QV

Desenhado por Marcelo Gandini, o Lamborghini Countach foi um marco na história da fabricante de Sant’Agata Bolognese, na Itália. Em produção desde 1974, o superesportivo recebeu diversas modificações ao longo da vida (que durou até 1990), mas a atualização introduzida em 1985 foi talvez uma das mais emblemáticas - e desejadas -, emplacando um total de 610 unidades.

O carro, que nasceu com motor a gasolina V12 4.0, recebeu motor de 5,16 litros na versão LP5000 S QV, com cabeçote com duplo comando e quatro válvulas por cilindro (por isso a sigla QV de QuattroValvole), capazes de gerar 461 cv de potência e 50,1 kgfm de torque.

O modelo também foi o primeiro da marca a passar por modificações para homologação nos EUA, onde era vendido com injeção eletrônica Bosch - a versão europeia possuía seis carburadores Weber - e para-choques maiores. A mudança na motorização reduziu a potência para 420 cv. Apesar da potência inferior e do visual polêmico, é mais barato importar um carro dos EUA do que da Europa, o que pesa na escolha desse modelo.

2 - Mazda RX-7 FC (2ª geração)

É verdade que a terceira geração do Mazda RX-7 é a mais conhecida, porém, a segunda geração do esportivo - lançada em 1985 e conhecida como FC - faz jus ao nome que carrega. Vendida nos EUA com opções de motores rotativos Wenkel a gasolina 1.3 aspirado de 148 cv e 1.3 turbo de 187 cv, a versão foi a primeira da linhagem a adotar suspensão traseira independente, freios a disco e sistema de direção com pinhão e cremalheira (como é padrão nos carros de passeio atualmente).

Alguns recursos, como suspensão variável, que se adaptava às condições de uso, também foram introduzidos no modelo. Outro diferencial do projeto é que, devido ao tamanho reduzido do motor, ele era posicionado atrás do eixo dianteiro, o que caracteriza o modelo como um veículo de motor central-dianteiro (detalhe que permite mais estabilidade e controle do carro). Aclamado pela crítica no lançamento e bem recebido pelo público, o RX-7 de segunda geração é uma ótima escolha para quem busca um esportivo japonês equipado com o já extinto motor rotativo.

3 - Alfa Romeo 75

Criado para homenagear o aniversário de 75 anos da fabricante, o Alfa Romeo 75 foi o último carro projetado pela marca antes de ser comprada pela Fiat. Lançado no mercado norte-americano com o nome Milano, o sedã recebeu diversas modificações até cruzar o oceano rumo aos EUA, como tanque de combustível no porta-malas, refletores nas laterais dos para-choques e reforços na carroceria.

Equipado com motores a gasolina de quatro cilindros 1.6, 1.8 e 2.0, além da opção V6 2.5, o Alfa 75 ainda não possuía motor Twin Spark (lançado em 1987 e que recebe este nome por ter duas velas por cilindro). Entretanto, com peso distribuído perfeitamente 50% na parte da frente e 50% na parte de trás aliado à tração traseira, o carro fabricado em Milão, na Itália, se destaca pela dirigibilidade ao lançar mão de uma receita rara atualmente.

4 - Bentley Turbo R

Nascida sozinha, a britânica Bentley foi adquirida em 1931 pela conterrânea Rolls-Royce e, desde então, caminhou sob a sombra da dona (até ser comprada pelo grupo VW). Entretanto, numa mostra de rebeldia, a marca lançou em 1985 o Turbo R. A versão era uma evolução do Bentley Turbo, apresentado anos antes com motor sobrealimentado. Porém, diferentemente deste, o Turbo R tinha suspensão retrabalhada e direção com menos assistência.

Equipado com um propulsor V8 6.7 turbo de aproximadamente 300 cv, o Turbo R cumpria de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atingia a velocidade máxima de 217 km/h (limitada eletrônicamente). Tais números tornavam o modelo uma opção interessante frente a rivais genuinamente esportivos, como o Mercedes-Benz 500 SEL. A partir de 1987, o carro recebeu injeção eletrônica e perdeu o limitador de velocidade. Portanto, se você não quer esperar pelos 30 cv a mais, já pode trazer seu Bentley Turbo R carburado sem problemas.

5 - Ferrari 328

Para explicar a existência da Ferrari 328 é preciso voltar um pouco na história, até o ano de 1975, quando foi lançada a antecessora 308. O modelo tinha linhas desenhadas pelo estúdio Pininfarina e é até hoje um dos esportivos mais reverenciados dentre os já fabricados pela marca. Dez anos após seu lançamento, porém, o carro passou por uma reformulação profunda que deu origem à 328.

Além do visual, o esportivo trazia acabamento melhorado e o principal: motor V8 a gasolina 3.2 com 270 cv de potência e 31 kgfm de torque - a versão destinada ao mercado norte-americano rendia 260 cv devido ao controle de emissões. A versão europeia era capaz de atingir 267 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos - números que impressionam até os dias de hoje.

6 - Ferrari 412i

Este modelo não possui linhas agressivas e é capaz de transportar quatro passageiros. Pode ser que a descrição fuja do que se espera de uma Ferrari, mas o motor a gasolina V12 de 4,9 litros honra as tradições da marca com 340 cv de potência. Feito para concorrer com modelos da Mercedes-Benz e da Porsche, a 412i era equipada com dois sistemas de ar-condicionado (um somente para os assentos dianteiros e outro para os assentos traseiros) e freios ABS.

Essa Ferrari é, na verdade, a última evolução do modelo que nasceu como 365 GT/4 2+2, lançado em 1972. Desenhado pela Pininfarina, as linhas são sóbrias e discretas, como se espera de um cupê feito para ser confortável e luxuoso - apesar do motor de esportivo. Portanto, se você deseja um carro com grife para fazer viagens com a família e não quer se render às minivans, por que esse carro não seria uma boa opção?

7 - Porsche 944 Turbo

Que tal um Porsche com motor a gasolina 2.5 refrigerado a água e sobrealimentado com turbo? O modelo 944 Turbo, lançado em 1985, possuía 217 cv de potência (tanto na versão europeia quanto na versão norte-americana) e conseguia acelerar de 0 a 100 km/h em seis segundos, enquanto a velocidade máxima é de 252 km/h. No total, eram 54 cv a mais do que a versão convencional do esportivo.

No visual, os destaques eram a frente com para-choque integrado, spoiler na traseira e novas rodas de liga leve. Alguns entusiastas podem criticá-lo pelo motor de quatro cilindros em linha e por ser uma evolução do renegado Porsche 924. Porém, as linhas - ainda que claramente oitentistas - são bonitas e não fazem feio atualmente, além do desempenho provar que ele é da mesma casa dos 911.

8 - Honda Today

Vendido apenas no Japão, podem pesar contra o Honda Today os valores de transporte e a direção com mão inglesa, porém, a primeira geração do kei car já pode ser importada e não há porque descartá-la como opção. Como todo carro de sua categoria, ele possui motor diminuto e de potência limitada, entretanto, a carroceria pequena (são apenas 3,12 metros de comprimento e 1,39 metro de largura) se traduz em baixo peso e rodas nas extremidades, o que garante uma boa dirigibilidade.

O motor bicilindrico de 0,54 litros e 63 cv de potência pode até parecer pouco, mas é suficiente para empurrar o carrinho japonês de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos e atingir velocidade máxima de 146 km/h - não muito diferente do que a maioria dos populares atuais. Mas o Today se destaca é no consumo de combustível, que chega a 29 km/l de gasolina. Sendo assim, apesar de o Today ser mais caro para importar, com alguns quilômetros rodados a economia de combustível pode até “pagar a viagem”.

9 - Chevrolet Camaro IROC-Z

1985 foi o ano de lançamento de uma das configurações mais lendárias do Chevrolet Camaro, a IROC-Z. O nome foi dado em homenagem à “International Racing of Champions”, corrida na qual Camaros idênticos competiam em circuitos ovais. Baseada na terceira geração do Muscle Car, o IROC-Z tinha motor V8 5.0 de 215 cv de potência (até então o Camaro mais potente em linha era o Z/28, com 190 cv) e se diferenciava pela dinâmica aprimorada.

Para tal feito, a Chevrolet montou uma suspensão aprimorada, com menor altura em relação ao solo, amortecedores da marca Delco-Bilstein e barras estabilizadoras de maior diâmetro. Eram oferecidos como opcionais o sistema de injeção de combustível do Corvette e diferencial traseiro de alto desempenho. Externamente, ele se diferenciava pelas rodas de liga leve e pelos adesivos exclusivos. Ainda que tenha 30 anos, não deixa de ser uma boa opção - até mesmo frente à atual geração vendida por aqui.

10 - BMW M5 E28 (1ª geração)

Você gosta de potência mas não vê lógica quando alguém compra um superesportivo para andar no trânsito das grandes cidades? Então é possível que o carro que você procura é o BMW M5. Trata-se da primeira versão do sedã esportivo - baseada na segunda geração do Série 5, chamada E28. Equipado com o motor a gasolina 3.5 com seis cilindros em linha de 286 cv de potência, esse carro já foi considerado o sedã mais rápido do mundo.

Foram feitas diferentes versões do modelo para homologação em diversos mercados do mundo. Enquanto os carros destinados à Europa possuíam 286 cv de potência, os veículos feitos para os EUA tinham um motor diferente, com 252 cv. Foram produzidas apenas 2.241 unidades e todas elas construídas artesanalmente. Com velocidade máxima de 246 km/h na versão europeia, a primeira geração do M5 contraria quem pensa que carros velozes não têm lógica fora das pistas.

 

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