entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Vendas de veículos têm queda em janeiro

Dados da Fenabrave apontam redução de 29,67% nos emplacamentos de janeiro em relação a dezembro do ano passado

01/02/2016 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

A Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) divulgou hoje (1) os números de vendas de veículos no mês de janeiro. E os resultados não animam. Houve uma queda de 29,67% nos emplacamento de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários quando comparado a dezembro de 2015.

Leia mais:
Top 10: os mais vendidos de 2015 
Top 10: lançamentos confirmados para 2016 
Top 10: retrospectiva com fatos que marcaram 2015 
Top 10: carros que mais desvalorizam no País 
Top 10: carros menos desvalorizados de 2015 
Para especialistas, 2016 seguirá com vendas em queda 

O primeiro mês do ano somou 260.914 unidades vendidas frente a 370.990 no mês anterior. Já em relação a janeiro do ano passado, quando foram emplacadas 372.993 unidades, a redução é de 30,05%. Considerando apenas os automóveis e comerciais leves, a retração é de 32,15% em janeiro em relação a dezembro de 2015 e de 38,62% se comparado com janeiro do ano passado.

“Começamos o ano sem expectativa de crescimento, porém, os resultados de janeiro não devem ser balizadores para as projeções para 2016, pois este mês é atípico historicamente e carrega aspectos negativos por algumas razões que não se repetem ao longo do ano", afirma Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave. "Como ocorre tradicionalmente no mês de dezembro, as promoções atrativas de final de ano se destacaram e os consumidores estavam com mais disponibilidade de recursos em função do 13º salário, provocando alguma antecipação de compra. Esse aumento de demanda no final do ano passado refletiu, diretamente, no baixo desempenho das vendas em janeiro deste ano, que já é um mês mais fraco em função das despesas extras das famílias com matrículas e materiais escolares, impostos como IPVA, entre outros", completa. E sobre o desempenho de janeiro do ano passado, o presidente da federeção explica que "naquela época, ainda havia veículos disponíveis com redução do IPI".

Vale lembrar que as projeções da Fenabrave para 2016 são de queda de 5,2% nos emplacamentos de todos os segmentos automotivos somados, com previsão de revisões a cada três meses. A federação acredita que 2016 será melhor do que 2015, não devendo apresentar os mesmos níveis de queda. Em 2015, houve uma retração de 26,6% nas vendas de veículos em relação ao ano anterior, segundo dados da Anfavea.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.