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225i Active Tourer e M6: os dois lados da BMW

Em evento para clientes, BMW explora todos os modelos de sua linha na pista. Aceleramos os dois lados da moeda da marca

17/08/2015 - Thiago Moreno, de Indaiatuba (SP) / Fotos Divulgação / Fonte: iCarros

A BMW realiza até o final deste ano uma série de experiências de pilotagem para os clientes da marca na pista. O BMW Ultimate Experience, que já foi realizado em 2013, conta com toda a linha da empresa disponível no Brasil, desde o Série 1 ao grandalhão X6. O iCarros acelerou dois modelos: a familiar minivan Série 225i Active Tourer e, na outra ponta, o cupê M6 Gran Coupé. Veja como cada um se comportou no Autódromo Capuava, no interior de São Paulo.

Série 2 Active Tourer: “Mamãe eu quero!”

O primeiro BMW com tração dianteira da história. Esse é o desafio da pequena minivan Série 2 Active Tourer, uma vez que a marca é conhecida por seus sedãs esportivos de tração traseira. Aqui no Brasil, o modelo é oferecido apenas na configuração 225i, que custa R$ 179.450. De série, o carro traz ar-condicionado automático, bancos de couro com regulagens elétricas, tela multimídia com navegação por GPS integrada e conectividade via Bluetooth e USB, rodas de 18 polegadas, teto solar elétrico, sensores de chuva e crepuscular, seis airbags, sensor de ré e borboletas para trocas de marcha atrás do volante para trocas no modo manual.

A vocação familiar da Active Tourer é denunciada por suas medidas: são 4,3 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,6 m de altura e 2,7 m de entre-eixos. O porta-malas leva 468 litros de bagagens. A motorização é 2.0 turbo a gasolina de 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. O único câmbio disponível no Brasil é o automático de oito velocidades, que leva a força exclusivamente às rodas dianteiras.

Porém, vinda de uma tradição tão esportiva quanto a da BMW, a 225i Active Tourer tem muita responsabilidade. Mas ela tem um trunfo na manga: seu chassi foi desenvolvido também para a atual geração do MINI hatch. Então, a minivan não entra na pista sem um pouco genética esportiva.

No sinuoso circuito da Capuava, a Active Tourer não “negou a raça”. Pesando 1.430 kg, o modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e a velocidade máxima é de 240 km/h. Na pista contrariou sua essência familiar: fez curvas sem sair exageradamente de frente e se mostrou firme, sem rolamento da alta carroceria nas mudanças de direção. Claro que a direção com assistência elétrica é voltada para o conforto e mesmo no modo Sport demora mais para esterçar as rodas dianteiras que os modelos de tração traseira da marca. A larga coluna A também limita a visibilidade na hora de tangenciar corretamente as curvas, mas não custa reforçar: apesar de não fazer feio na pista, ainda é um carro para levar a família.

M6 Gran Coupé: grande, rápido e nem tenta esconder

Se por um lado, a Active Tourer é um veículo familiar que consegue fazer as vezes de pequeno esportivo, o BMW M6 Gran Coupé é o inverso: um cupê esportivo que tenta ser um pouco mais prático com a adição de duas portas extras na traseira. Nessa configuração, o carro preparado pela divisão M de performance da marca custa R$ 544.950. Porém, ao contrário da minivan, o Série 6 tem varias opções no Brasil: além do M6 cupê de duas portas, há disponível também o Gran Coupé de quatro portas em trajes “civis”, chamado 640i.

A lista de itens de série do modelo é extensa, mas entre os de maior destaque estão o Heads Up Display (que transmite informações do carro no para-brisas para que o motorista não precise tirar a visão da estrada), ar-condicionado automático de quatro zonas, bancos elétricos de couro com memória, suspensão adaptativa, tela multimídia de 10,2 polegadas com acesso à internet, faróis com lâmpadas de LED, seis airbags, controles de estabilidade e tração e discos de freio maiores em relação ao 640i.

A motorização do M6 é um 4.4 V8 biturbo a gasolina capaz de entregar 560 cv e 69,3 kgfm de torque. No caso do esportivo, a transmissão é de dupla embreagem com sete velocidades, enquanto a tração, como manda a tradição dos esportivos BMW, é apenas traseira.

Nas medidas, o cupê não foge do esperado para esse tipo de carroceria, sendo comprido, largo e baixo: são 5 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,4 m de altura e nada modestos 3 m de distância entre-eixos. O porta-malas é capaz de abrigar 460 litros. Mesmo não sendo nenhum peso pena, o M6 consegue empurrar seus 1.875 kg no 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, com máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Sem a limitação o carro pode chegar até 305 km/h.

No Autódromo Capuava, o cupê mostrou que, apesar do peso, é leve para guiar com mais entusiasmo. Com a direção, suspensão e acertos de motor e câmbio nas configurações mais tranquilas, o carro não encontrou desafios na pista. Fez tudo sem sustos. Porém, jogando todos os sistemas para o setup mais agressivo, além de grudar o motorista contra o banco o tempo inteiro, o M6 faz uma bela briga entre torque e aderência, tendo o controle de tração como juiz que não pode descansar nunca. Mesmo em linha reta acelerando de segunda para terceira marcha, o carro encontrou forças para destracionar a mais de 140 km/h. Mas além de uma luz piscando no painel, o grande cupê Gran Coupé se comportou de maneira exemplar na pista.

Porém, algo destoou na experiência: o ruído do motor parecia um pouco artificial. E de fato era: nos modos mais esportivos os alto-falantes reproduzem os barulhos do propulsor. Jörg Bartels, gerente de vendas da BMW M justifica a escolha: “Com o uso de turbocompressores, os barulhos de admissão do motor, que são os mais presentes na cabine, são mais baixos. O que fizemos foi captar o som no cofre do motor e reproduzi-lo pelo sistema de som”.

O BMW Ultimate Experience - O evento organizado pela BMW em 2015 estará presente nas principais capitais do Brasil, começando por São Paulo (SP) na Fazenda Capuava. O espaço conta com modelos como M3, i3 e i8 expostos, assim como a linha de motocicletas da marca. Há outras atividades como massagens e barbearia, além de um espaço de mostruário de acessórios BMW. Porém, o evento não é aberto ao público: baseado nos cadastros de clientes da empresa e dos concessionários, a marca chamou aqueles que possuem um BMW e têm intenção de trocá-lo assim como os que não são donos de modelos da marca, mas demonstram interesse na compra.

Teste-drive a convite da BMW
 

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