O carro passou bem pelos atoleiros
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Nas descida da rampa, o carro chegou a raspar o assoalho
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O visual aventureiro garante as boas vendas do jipinho
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Paulo Nobre, o Palmeirinha, e o Ford EcoSport 4WD
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O bom ângulo de entrada deixou o EcoSport subir o barranco sem problemas; faltou apenas um inclinômetro
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Off-road de butique, SUVs urbanos, essas são algumas das nomenclaturas de carros de rua enfeitados com uma roupagem mais aventureira, como a Fiat Palio Adventure e o Volkswagen CrossFox. Há também uma versão dessas para o mais vendido da categoria de utilitários, o Ford EcoSport, que vai além do visual e oferece uma tração integral como opcional na versão 2.0 16V, além de ser o único a não ser só um carro de passeio adaptado, tem realmente cara de jipe.
Para testar a capacidade do EcoSport 4WD, chamamos o piloto de rali Paulo Nobre, conhecido como Palmeirinha (pela sua paixão pela Sociedade Esportiva Palmeiras), para colocá-lo na lama em uma pista off-road, em Cotia, na Grande São Paulo. Ao primeiro olhar, ele decreta. É um carro que, por ser mais alto, faz sucesso entre as pessoas que precisam andar pela buraqueira de nossas ruas.
Ainda parado, Palmeirinha perguntou como funciona a tração. Ela veio da Ford Escape e foi desenvolvida em conjunto com a Mazda. O acoplamento é viscoso e eletrônico e seu acionamento é feito por meio de um botão no painel. Ligado, uma luz no próprio botão é acesa, assim como um indicador nos instrumentos.
Ao contrário de uma tração 4x4 tradicional, a força do motor não é enviada o tempo todo para o eixo traseiro. Assim que uma ou as duas rodas dianteiras destracionam, o Trac Control II, nome comercial dado à tração, acopla automaticamente, enviando 50% do torque para trás.
Entrando na pista
O piloto já estava ansioso para testar o jipinho na lama e foi logo apertando o botão ainda em piso seco. O resultado sentido por ele, foi a direção mais pesada para manobrar. O jeito foi voltar ao normal até chegar na terra.
No primeiro trecho, nem parecia um carro feito para o uso urbano. Ela passava por ondulações sem reclamar e fazia curvas como um carro com tração dianteira, sinal de que o acoplamento era desnecessário. Assim foi até o primeiro obstáculo mais perigoso. Palmeirinha pisou fundo e passou bem por um riacho raso. Uma nuvem de fumaça branca começou a sair debaixo do carro. O bloco do motor não é preparado para enfrentar água, né? Isso é perigoso. Pode até fundir, disse. Foi esperar baixar a fumaça, checar se estava tudo bem e seguir viagem.
Em outra parte da pista, um lamaçal estava à espera do EcoSport, que não perdeu a linha, mas raspou muito nos facões da pista. Mesmo com a boa altura do solo, ele não é mesmo feito para trilhas mais pesadas, afirmou o piloto. Ele, porém, não teve dó do carro quando descobriu que parte do trajeto estava bloqueada e teve que fazer um desvio pelo meio do mato. Literalmente.
Chegou, então, a hora de enfrentar um barranco. Infelizmente, faltou o inclinômetro no EcoSport (item presente nas Fiat Idea Adventure e Palio Adventure) e não sabemos qual era a inclinação exata do obstáculo. Fato é que na subida ele enfrentou com força e chegou ao topo sem dificuldades, graças ao ângulo de entrada de 28°. O problema foi descer, quando o assoalho chegou a tocar o chão.
Depois de enfrentar uma pista considerada leve, Palmeirinha deu seu parecer. É um veículo que atrai mesmo pela boa altura do solo e passa por lugares onde carros normais não passariam, mas não é carro para o jipeiro, disse. Para quem quer um off-road de verdade, há opções melhores, como o Mitsubishi Pajero TR4 2.0 Flex (R$ 71.690) e o Chevrolet Tracker 2.0 (R$ 61.887), opina.
Custo-benefício
O Ford EcoSport 2.0 16V 4WD é equipado com motor de 143 cv de potência, movido somente a gasolina. Durante a trilha, o computador de bordo marcou média de 5,5 km/l, mas a média geral ficou em 8,8 km/l em uso misto rodoviário e urbano. O apetite é proporcional ao seu desempenho. O utilitário responde bem às investidas no acelerador e acelera e retoma bem.
Devido à aerodinâmica de jipe, a velocidade final não é tão boa e nem é essa a obrigação do carro. De acordo com a Ford, o veículo atinge 180 km/h. A estabilidade em curvas, porém, está acima da média para um jipe, que tende a sair de traseira.
O seu preço parte de R$ 67.215 e já vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, air-bag duplo, CD Player com MP3, freios ABS, computador de bordo e rodas de liga-leve de 15 polegadas. Por R$ 2.635, pode levar bancos revestidos em couro e comando satélite do som atrás do volante.