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307 sai de cena para 308 brigar com mesmo preço

Hatch médio, que manteve preço inicial do antecessor, começará a ser vendido oficialmente em março

17/02/2012 - Anelisa Lopes, de Ouro Preto (MG) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

Na mesma época em que o 308 estava sendo lançado na Europa, durante o Salão de Frankfurt, no final de 2007, a Peugeot comemorava o melhor período de vendas do 307 no mercado brasileiro. Foram 12.703 unidades naquele mesmo ano e quase 13 mil em 2008. De lá para cá, no entanto, a convivência entre o hatch médio antigo por aqui e o novo por lá começou a dar sinais de cansaço, chegando a apenas 6.645 307 vendidos no País no ano passado. 
Com estreia oficial nas lojas marcada para 7 de março, o 308 já pode ser encomendado com preços que partem de R$ 53.990, na versão Active com motor 1.6 e câmbio manual de cinco velocidades. A estratégia para retomar o posto no segmento foi manter o mesmo valor pelo qual era vendido o 307. Quem adquirir o modelo até a sua estreia no mês que vem, tem direito às três primeiras revisões de graça. Para as duas versões mais caras, o comprador ainda recebe teto solar panorâmico e navegador GPS, respectivamente. 
Vendido com duas opções de motorização (1.6 e 2.0 bicombustíveis), além de câmbio manual de cinco velocidades e automático de quatro, na versão 1.6, o modelo traz o sistema Flex Start, concebido pela Bosch, que permite reconhecimento e aquecimento do combustível no motor quando houver mais de 85% de álcool no tanque, sem a necessidade do tanquinho de partida a frio - que deve ser abastecido com gasolina periodicamente para não haver falhas na partida nem no desempenho do veículo quando a temperatura externa estiver baixa.
A iniciativa não é pioneira. Em 2009, a própria Bosch equipou o Volkswagen Polo com tecnologia semelhante. Sem muita procura, o Polo E-Flex já não consta na linha do hatch. De acordo com a Peugeot, no entanto, praticidade, segurança e melhora no desempenho foram as justificativas para oferecer o sistema. Durante a avaliação do 308 1.6, no entanto, não foi possível notar alguma diferença, já que a temperatura externa beirava os 28°C. Vale ressaltar que a versão 2.0 do modelo não incorpora o Flex Start, ou seja, manteve o tanquinho de gasolina.
Principal estreia da linha fica por conta do 1.6
O 308 é 6,4 cm maior e 5,3 cm mais largo que seu antecessor. No porta-malas, há espaço para 430 litros de bagagem. Apesar da nítida mudança visual em relação ao 307, a principal novidade da gama está na versão com motor 1.6 16v equipada com câmbio manual. Com conjunto mecânico novo, esta versão, escolhida para a avaliação durante o lançamento da linha, está mais agradável para a condução que o 307. 
O novo motor, inaugurado neste modelo, tem potência de 115cv/122cv e torque de 15,5 mkgf/16,4 mkgf. Para atuar com o bloco, a transmissão manual de cinco velocidades tem novo escalonamento. No trânsito, a sintonia do conjunto agrada; as reduções de velocidade diminuíram. Junto da direção eletro-hidráulica, a condução se mostrou agradável. Quando o carro ganhou velocidade na estrada, com asfalto irregular em alguns trechos, no entanto, foi perceptível a oscilação da carroceria, mesmo com o conjunto da suspensão, que foi recalibrada para rodar em território brasileiro, mais rígido que macio.
Enquanto a montadora parece ter acertado na mecânica, no entanto, algumas soluções funcionais na parte interna foram deixadas de lado. Na cabine, que não traz muita inovação na versão mais cara da linha 1.6, o estofamento duro e a grande área envidraçada do para-brisa dianteiro podem se tornar incômodos durante uma longa viagem. No primeiro caso, o encosto trata mal a parte lombar, tanto do motorista como do passageiro, enquanto na segunda situação, um dia de sol pode fazer efeito na pele de quem vai nos bancos da frente, principalmente nas pernas. Um para-brisa degradé poderia diminuir o calor, mas, segundo a Peugeot, um novo compressor para o ar-condicionado foi concebido para amenizar o problema.
A versão mais barata do 308 sai de fábrica com ar-condicionado manual, rodas de liga leve de 16 polegadas, freios ABS, airbag duplo, direção eletro-hidráulica e acionamento elétrico dos vidros, retrovisores e travas. O motor de 2,0 litros, de 143 cv/151 cv e 20 mkgf/22 mkgf não passou por alterações, assim como o câmbio manual da versão mais potente. Na versão mais cara, o 308 traz como novidade a iluminação com leds e o teto solar panorâmico, cuja área é de 0,83m². 
O segmento de hatches médios deverá fechar o ano com 500 mil carros vendidos, número que representa 40% do mercado. A Peugeot quer participar com 12 mil 308. O modelo, que possui três anos de garantia, terá as três primeiras revisões com preço fixo de R$ 799. 
Confira os preços da linha 308:
- Ative 1.6 manual: R$ 53.990
- Allure 1.6 manual: R$ 56.990
- Allure 2.0 manual: R$ 59.990
- Allure 2.0 automático: R$ 63.990
- Feline 2.0 automático: R$ 70.790
Viagem a convite da Peugeot
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