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Citroën renova a família C4 Picasso

Com uma cara levemente renovada, minivan da marca aposta no custo x benefício para as famílias

30/05/2017 - Texto: Thiago Moreno / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Citroën apresentou a gama renovada para a C4 Picasso e a Grand C4 Picasso. As minivans estão com a frente repaginada e nova grade. Na traseira, o para-choque foi retocado e as lanternas receberam novos desenhos internos. As rodas também são novas e há mais duas opções de cores: azul e cinza. No C4 Picasso, pode-se optar pelo teto pintado de preto. Os preços da C4 Picasso de cinco lugares variam entre R$ 121.400 e R$ 152.000, enquanto a Grand C4 Picasso, de sete, fica entre R$ 131.400 e R$ 167.400.

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Ficha técnica

Ambas as minivans trazem o mesmo motor 1.6 THP turbo a gasolina capaz de entregar 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. A tração é apenas dianteira e a força chega às rodas por meio de uma transmissão automática de seis velocidades operada por uma alavanca na coluna de direção e conta com borboletas atrás do volante para troca de marchas em modo manual.

No caso da C4 Picasso, que leva cinco ocupantes, são 4,44 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,62 m de altura e 2,78 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 537 litros de bagagens contando-se o espaço até a janela apenas.

Na Grand C4 Picasso, com sete lugares, são 4,60 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,64 m de altura e 2,84 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 575 litros de bagagens, mais uma vez contando o espaço apenas até as janelas.

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Preços e equipamentos por versão

C4 Picasso Sedutcion (R$ 121.400) – Traz direção com assistência elétrica, ar-condicionado automático de duas zonas, tela multimídia sensível ao toque de 7 polegadas com conectividade via Bluetooth e USB e navegação por GPS com visualização “3D”, sensor de estacionamento traseiro, freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, bancos traseiros individuais reclináveis, dobráveis e com ajuste longitudinal, cortinas na segunda fileira e mesinhas tipo avião para o banco traseiro.

C4 Picasso Intensive (R$ 132.000) – Acrescenta chave presencial, faróis bixenônio, tela de 12 polegadas, câmera de ré e teto-solar panorâmico.

C4 Picasso Intensive com Pack Comfort (R$ 141.900) - traz bancos com revestimento parcialmente de couro, banco do passageiro com suporte para a parte inferior das pernas ajustável eletricamente, sistema de câmeras com visão 360º e alerta de ponto cego.

C4 Picasso Intensive com Pack Luxe (R$ 152.000) – tem ainda bancos com revestimento total de couro, reconhecimento de placas de velocidade, e assistente para mudança involuntária de faixa.

Grand C4 Picasso Seduction (R$ 131.400) – Mesmos equipamentos da C4 Picasso Seduction com acréscimo da terceira fileira de bancos e barras longitudinais de teto

Grand C4 Picasso Intensive (R$ 142.000) – Mesmos equipamentos da C4 Picasso Intensive com acréscimo da terceira fileira de bancos e barras longitudinais de teto

Grand C4 Picasso Intensive com Pack Comfort (R$ 152.500) – Mesmos itens do Pack Comfort da C4 Picasso

Grand C4 Picasso Intensive com Pack Luxe (R$ 167.400) – Mesmos itens do Pack Luxe da C4 Picasso com a adição de duas telas de entretenimento traseiras.

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Família nas nuvens

O iCarros andou na Grand C4 Picasso Intense com Pack Luxe, a mais completa. Mesmo assim, custa pouco mais que um Toyota SW4 de sete lugares de entrada (R$ 164.900). No parágrafo abaixo vou comparar a gama C4 com SUVs de preços similares, mas agora o que importa é como esse brutamonte de quase 5 m de comprimento se comporta.

Para quem dirige, a alavanca de câmbio próximo ao volante parece um retorno ao passado de Ford Galaxie e Chevrolet Opala. Meio estranho no começo, mas a comodidade acaba vencendo conforme o tempo passa. Outro comando que surpreende é o volante. Muito leve, praticamente ao ponto de fazer manobras com um dedo e disfarça o tamanho do carro.

Para dar conta do porte da minivan, a suspensão é um tanto firme, nada incômodo, apenas o suficiente para controlar o rolamento da carroceria nas mudanças de direção e a dureza só é percebida dentro da cabine nos buracos mais fortes. O bom isolamento acústico também ajuda a sentir menos o mundo fora da cabine. Para quem dirige, esse parece ser o tema do carro: condução sem esforços e sem interferências desnecessárias.

Agora, para quem vai de carona há mais curtição, pois na versão mais completa pode-se apreciar o céu pelo teto-solar, além do para-brisas, que já vai praticamente até o meio do teto. Nessa versão mais completa, quem vai ao lado do motorista tem banco com massagem e um suporte para a parte inferior da perna. Fica parecendo assento de classe executiva de avião. Na segunda fileira, os encostos reclinam e os assentos vão para frente e para trás de forma individual. Além disso, contam com duas telas de entretenimento e mesinhas tipo avião, ótimas para apoiar tablets e outras bugigangas. Há até uma luz de leitura integrada.

Entre uma performance sem esforços, uma cabine isolada e a posição mais elevada para dirigir, fica bem claro que a vocação da Grand C4 Picasso é pegar a estrada com a família por horas a fio sem se cansar e aproveitando o visual.

Compare o C4 Picasso com os rivais

Os SUVs na mesma faixa de preço

Para quem ainda prefere um SUV na mesma faixa de preço há diversas opções, mas cabe a você decidir se valem a pena ou não. Como dito, o Toyota SW4 é mais barato, mas não tem o mesmo refinamento. Um Audi Q3 mais barato custa no mínimo R$ 142.990 e é bem menor, o mesmo vale para o Mercedes GLA (preço inicial de R$ 146.900) e para o BMW X1 (R$ 168.950). A dupla C4 e Grand C4 Picasso consegue aliar conforto e espaço interno superior ao de SUVs do mesmo valor. Apenas não têm a “cara de jipe”.

Vai vender? – A Citroën pretende comercializar cerca de 1.000 unidades ao longo de 2017 somando as versões de cinco e sete lugares da C4 Picasso. Comparando com os SUVs de preço similar, as minivans trazem mais espaço e tecnologia de série e é de se ficar pensando qual é o motivo dos utilitários serem mais populares nas ruas.

Teste-drive a convite da Citroën.
 

 

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