02/04/2014 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
“Nós erramos. Erramos no preço”, afirmou Lélio Ramos, Diretor Comercial e de Marketing da Fiat brasileira sobre o novo posicionamento de preços do Linea, que foi reestilizado para a linha 2015. O sedã, que anteriormente tinha preço inicial já na casa dos R$ 60 mil, agora custa R$ 55.850 na versão Essence de entrada com câmbio manual de cinco marchas e R$ 66.450 na Absolute topo de linha que vem de série com a transmissão automatizada Dualogic de cinco velocidades. Por R$ 3.390 a mais, a versão básica também pode receber a caixa automatizada.
As mudanças no Linea compreenderam o capô, a grade frontal e os dois para-choques, além das lanternas e dos faróis. A mudança mais visível, porém, foi no posicionamento da placa traseira, que saiu do para-choque e foi para a tampa do porta-malas. No geral, o visual novo deu um porte mais elegante ao três volumes derivado do Punto. O painel também recebeu atenção e duas novas cores para complementar o visual da cabine.
Entre as alterações mais técnicas, o carro teve a calibração dos amortecedores alterada, assim como os coxins de suporte do motor. As mudanças servem para melhorar tanto a qualidade de rodagem quanto o conforto a bordo.
Apesar de sua origem de compacto, o Linea é mais comprido e largo que o hatch em que se baseia. O carro mede 4,6 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,6 m de entreeixos, podendo levar até 500 litros de bagagem no porta-malas.
O que não mudou foram as rodas de 15 polegadas na versão de entrada, que podem ser substituídas opcionalmente por peças de 16” ou 17” com novo visual. A motorização também permanece sendo o 1.8 (1.747 cc) 16V flex de 132 cv com etanol e 130 cv com gasolina.
Entre os itens de série, o Linea oferece desde a versão básica ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, ajuste de altura para o banco do motorista, piloto automático, rádio com conectividade via USB, volante multifuncional revestido em couro com ajustes de altura e profundidade, faróis de neblina, sinalização de frenagem de emergência e freios a disco nas quatro rodas. A versão Absolute acrescenta a caixa automatizada, bancos parcialmente em couro, conectividade via Bluetooth, ar-condicionado digital automático, sensor de estacionamento traseiro, rodas de 17”, saída de ventilação para o banco traseiro e cortina para-sol para as janelas traseiras.
Fazendo a lição de casa
Não foi só no preço que a Fiat melhorou o Linea. Apesar de as alterações visuais não terem sido dramáticas, atualizaram a cara do carro, que ficou mais agradável aos olhos. Por dentro, as mudanças foram ainda menores, mas o carro permanece oferecendo uma cabine com boa escolha de materiais e montagem correta.
Enquanto há bastante espaço para motorista e passageiro na frente, o banco traseiro é mais indicado para até dois caronas. Mesmo o Linea tendo mais espaço para cabeças e pernas por lá do que o Punto, o grande túnel central atrapalha os pés e o espaço para os ombros com três passageiros é escasso.
A maior diferença, porém , é notada no acerto da suspensão, que ficou mais firme e deixou a estabilidade do sedã melhor, transmitindo mais confiança ao motorista em curvas. O silêncio a bordo também agrada. Em suma, o Linea 2015 ficou mais gostoso de dirigir do que seu antecessor.
Vai vender? - Com o novo posicionamento de preços, a Fiat espera incrementar as vendas do Linea em 30% sobre a média de 7.000 a 8.000 unidades comercializadas anualmente. Com preço de sedã compacto premium e alguns atributos de médio, o Linea tem o que é preciso para deixar a posição de coadjuvante entre os sedãs que ocupa desde o lançamento.
Teste-drive a convite da Fiat.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro