entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Lançamento: Ford Fusion 2017

Ford Fusion ganha nova cara, motor turbo mais potente e versão para brigar de frente com novo Honda Civic

20/09/2016 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Ford apresentou para o mercado brasileiro o facelift para o Fusion, mudança que já estava sendo oferecido nos Estados Unidos. O sedã ganhou novo farol com luzes de posição de LED, uma grade frontal ativa que se abre e fecha conforme a necessidade de manter a temperatura do motor, lanternas traseiras de LED, nova régua cromada na tampa do porta-malas, rodas diferenciadas, seletor de marchas rotativo e para-choques revisados. O sistema multimídia SYNC 3, apresentado no Focus 2017, também faz estreia no modelo.

Os preços variam entre R$ 121.500 e R$ 154.500. Outra novidade da linha 2017 é a introdução da versão SEL Ecoboost, mais em conta com motor turbo, que deve brigar em preço com o novo Honda Civic Touring. A versão híbrida será apresentada ainda em setembro.

Leia mais:
Veja 10 coisas que você precisa saber sobre o novo Honda Civic
Confira se o Corolla aguenta a bronca do novo Civic
Mais econômicos do Brasil: veja o ranking dos carros que não pesam no bolso

Motorização e ficha técnica

O motor 2.0 turbo a gasolina das versões Ecoboost foi revisado e agora gera 248 cv e 38,5 kgfm de torque. A taxa de compressão foi elevada e o turbocompressor é do tipo twin scroll, que trabalha separadamente o fluxo de gases vindos dos cilindros 2 e 3 e os dos 1 e 4 de forma a diminuir a turbulência e aumentar a eficiência. De acordo com a Ford, esse propulsor é capaz de entregar um consumo de 8,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.

O motor 2.5 flex é o mesmo, com 175 cv e 24,2 kgfm com etanol e 169 cv e 23,2 kgfm com gasolina. O consumo urbano e rodoviário, respectivamente, é 6 km/l e 8,5 km/l com etanol e 8,6 km/l e 12,3 km/l. Ambos os propulsores estão acoplados a uma transmissão automática de seis velocidades. Todas as versões exceto a mais cara têm tração dianteira. A topo de linha possui tração integral.

Nas medidas, o carro tem 4,87 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,49 m de altura e 2,85 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de acomodar até 514 litros de bagagem. O peso da versão flex é 1.552 kg, enquanto o Ecoboost de tração dianteira pesa 1.627 kg. Já o Ecoboost com tração integral marca 1.691 kg na balança.

Como anda o novo Fusion?

A Ford disponibilizou apenas a versão Titanium AWD para a avaliação durante o lançamento da linha 2017 do sedã. Em sua configuração mais completa, traz todas as opções de equipamentos de segurança possíveis para o mercado brasileiro. Os mais usados durante o teste foram o assistente de mudança de faixa e o alerta de colisão frontal. O primeiro pode ser configurado para vibrar o volante e corrigir a trajetória do carro caso aconteça uma mudança de faixa sem seta, apenas vibrar o volante e totalmente desligado. Já o segundo é um auxílio para frenagens inesperadas do carro da frente, já que é capaz de parar completamente o carro em baixas velocidades.

O visual em si mudou pouco, mas a traseira ficou mais harmoniosa, com a régua cromada se integrando às lanternas. Por dentro são duas grandes novidades: o painel de instrumentos com duas telas digitais com informações customizáveis (já usado também no Edge e na Ranger) e o seletor de marcha, agora feito por um botão rotativo, não mais por alavanca.

O espaço interno do carro é condizente com seu grande entre-eixos, acomodando quatro adultos sem dificuldades e com espaço extra para as pernas. O acabamento é esmerado e repleto de materiais emborrachados nas porções superiores. Plástico rígido é encontrado apenas nas partes inferiores das portas e do console central.

A grande surpresa, porém, é o comportamento do carro. O motor Ecoboost responde rapidamente e a operação do câmbio automático é imperceptível. A direção elétrica tem um peso equilibrado, não exige esforço em manobras e vai ganhando resistência conforme a velocidade sobe. A suspensão se mostrou muito confortável, mesmo com o carro cheio, passando poucas intromissões para a cabine. Com o novo isolamento acústico, com a inclusão de vidros especiais para diminuir o ruído, o silêncio imperou durante o trajeto, mesmo em velocidade de rodovia.

Confira os preços e itens de série do Fusion 2017

Fusion SE 2.5 (R$ 121.500): chave com sensor de presença, partida sem chave, grade dianteira com controle ativo, oito airbags, cintros traseiros infláveis, faróis com luz diurna de LED, rodas de liga leve 18”, sensor de monitoramento de pressão dos pneus e sistema de conectividade SYNC 3 com 11 alto-falantes, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Fusion SEL 2.0 Ecoboost (R$ 125.500): acrescenta sistema de desligamento e acionamento automático do motor (Auto Start-Stop), partida remota e novas rodas de liga leve aro 18, por R$125.500. O teto solar é opcional, por R$4.000.

Fusion Titanium 2.0 Ecoboost FWD (R$ 138 mil): oferece adicionalmente faróis Full LED, novas rodas de liga leve 18”, sistema de conectividade SYNC 3  com Sony Premium Sound e 12 alto-falantes, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, ajuste elétrico do banco do passageiro em 10 direções, bancos dianteiros aquecidos e refrigerados, sensor de chuva, sistema de personalização da luz ambiente e aerofólio. A opção de teto solar sai por R$4.000.

Fusion Titanium 2.0 Ecoboost AWD (R$ 154 mil): A topo de linha com tração integral inteligente, traz ainda: piloto automático adaptativo com “stop and go”, alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem, assistente autônomo de detecção de pedestres, estacionamento automático de segunda geração e teto solar.

Vai vender? - A Ford não estimou um volume de vendas e limitou-se a dizer que, atualmente, cerca de 60% da procura pelo sedã estão concentradas na versão mais cara, a Titanium AWD. Nesta configuração, o modelo consegue bater de frente com modelos topo de linha das montadoras alemãs tanto em potência como em acabamento - com a nova opção SEL Ecoboost, o preço é similar ao do novo Honda Civic mais completo e traz uma larga vantagem de potência sobre esse rival. É possível afirmar que o Fusion está se mantendo atualizado e se ele ainda não apareceu no radar de quem busca um sedã maior e mais completo está na hora de ampliar as opções de busca.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.