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Lifan X80: como anda o mais caro e luxuoso chinês do Brasil?

Grande e recheado de equipamentos e tecnologia, SUV da marca quer subir a posição da Lifan em direção aos carros Premium

20/06/2018 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Lifan já avisou: quer mudar e vai mirar o mercado de modelos Premium. O primeiro novo carro oferecido a partir dessa filosofia é o X80 VIP, que já está nas lojas da marca com preço sugerido de R$ 129.777, já inclusos frete e pintura. É a primeira vez em que a marca oferece um SUV de porte grande e de sete lugares no mercado brasileiro. Não só isso, pois o Brasil é o primeiro mercado fora da China a receber o X80. Essa é a importância desse produto para a Lifan.

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Chinês?

Tudo bem, o X80 é montado no Uruguai com peças chinesas, mas tirando o emblema da Lifan você terá dificuldades em cravar de onde veio o SUV. Tem ângulos que lembram sul-coreanos, a frente pode ser considerada alemã e os faróis, com detalhes âmbar nos cantos, lembra o antigo C4 Lounge.

Mas em conjunto, é um carro que tem um “quê” de vários outros, mas consegue manter uma identidade própria. A Lifan pode não ter inovado no visual, mas também não cometeu loucuras. O resultado é um carro que não disfarça suas grandes proporções, mas une todos seus elementos de forma até que harmoniosa.

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Medidas - são 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura e 1,76 m de altura. As rodas de liga-leve têm 19 polegadas e o porta-malas tem capacidade para 900 litros (até o teto) quando a terceira fileira de bancos está rebatida. O entre-eixos tem 2,79 m e o peso em ordem de marcha é de 1.885 kg. O tanque de combustível tem 72 litros.

Como assim não é ruim?

Meu primeiro contato com o X80 foi carregando as malas no bagageiro. Até aí sem muita surpresa, o espaço é restrito com todos os bancos no lugar. Mas precisei apenas correr a segunda fileira para frente (sim, ela tem esse tipo de ajuste) e rebater os encostos (sim, ela também tem esse ajuste de reclinação). Espaço resolvido e uma útil tomada 12V no bagageiro já estava sendo utilizada para carregar telefones.

Depois, fui colocar a segunda fileira no lugar e comecei a estranhar. Todos os acabamentos das portas atrás usavam material emborrachado ou sintético, com elegantes emblemas Lifan nos encostos. Nada desencaixado, nada fora do lugar e isso porque eu estava no banco traseiro, lugar que, por vezes, alguns modelos não carregam o mesmo requinte dos bancos dianteiros.

Vale lembrar que quando a Lifan diz que o ar-condicionado automático tem duas zonas, não quer dizer no sentido convencional, onde o motorista tem uma zona e seu passageiro ao lado tem outra zona. No X80, uma zona cobre os bancos dianteiros enquanto a segunda é exclusiva e comandada pelos passageiros da segunda fileira. O motorista apenas aperta um botão no console para liberar o funcionamento do ar traseiro.

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O painel de instrumentos é totalmente digital e de fácil leitura, mas para trocar os temas dos marcadores é preciso estar parado, pois o menu de configuração só pode ser acessado com o carro parado. As animações ao ligar e desligar o carro são uma graça à parte, mas as musiquinhas que tocam nessas situações, como se fosse um aparelho celular, são dispensáveis.

Em termos de conforto, o X80 já traz o teto solar de série. Não é panorâmico, nem muito grande, mas está lá e tem acionamento elétrico. Os bancos dianteiros possuem ajustes elétricos, sendo que o motorista pode regular o ajuste lombar eletricamente também. Junto ao volante que tem regulagens de altura e profundidade, é fácil encontrar uma posição confortável e, para quem guia, não cansa.

Os bancos traseiros precisam ser tratados separadamente. A segunda fileira acomoda três adultos sem problemas e ainda contam com ajustes manuais para reclinar o encosto e também para correr para trás e para frente. O assoalho ali é plano, o que ajuda a acomodar melhor que vai no meio. Com saídas de ar também no teto, quem vai atrás não fica refrescando apenas os joelhos, como é o mais convencional.

Já a terceira fileira não é tão espaçosa, sendo mais indicada para crianças. Mesmo assim, os assentos contam com cintos de três pontos e encostos de cabeça para todos. As saídas de ar no teto também estão lá e há até porta-copos. Mas como em vários SUVs grandes de sete lugares, o acesso à terceira fileira não é dos mais fáceis.

Principais itens de série - seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de descida, freio de estacionamento eletrônico, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, sensor de chuva e crepuscular, central multimídia com 8 polegadas compatível com Apple CarPlay, câmera de ré, painel digital configurável, luzes diurnas de LED, rodas de 19 polegadas, bancos revestidos de couro, teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros elétricos e retrovisores elétricos com rebatimento também elétrico.

Andando, é um SUV grande

Estreando no segmento, a Lifan preferiu não reinventar a roda. O comportamento dinâmico do X80 está dentro do esperado. Apesar de números de potência e torque interessantes, o SUV é pesado e não mágica contra a física. Você não vai ficar na mão em uma ultrapassagem utilizando as trocas manuais na alavanca ou usando o modo Sport, mas não espere desempenho de esportivo.

O mesmo vale para o acerto de suspensão. O X80 é confortável e não transmite ruído dos buracos por onde passa. A 120 km/h, velocidade em que o conta-giros marca pouco mais de 2.000 rpm, a sensação é a de se estar bem mais devagar que isso. Nesse modo de “cruzeiro”, o SUV passa bastante sensação de segurança para o motorista. Em curvas, no entanto, apresenta um rolamento de carroceria perceptível, mas esperado pelo elevado centro de gravidade e proposta de veículo confortável para a família. Mas não, não parece que vai capotar em momento algum.

Aqui vale um elogio para a direção com assistência elétrica. Ela apresenta um peso correto. Como nesse tipo de direção pode-se acrescentar ou retirar assistência artificialmente em qualquer proporção, é fácil ver volantes que ficam muito pesados em baixas velocidades ou muito leves em alta. O do X80 é exatamente o que você espera. Firme na medida certa para não parecer demasiadamente sensível na estrada e leve o suficiente para não cansar em manobras.

Mecânica – Lifan X80 VIP
Motor: 2.0 turbo a gasolina com intercooler, injeção direta, comando variável de válvulas
Potência: 184 cv
Torque: 28,6 kgfm (entre 1.600 rpm e 3.600 rpm)
Consumo urbano declarado: 8,39 km/l
Consumo rodoviário declarado: 12,27 km/l
Consumo combinado declarado: 9,89 km/l
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira

Onde a porca aperta

A máxima do “nem tudo é perfeito” se aplica a qualquer carro, independente da origem, e não diferente no X80. Na unidade avaliada, por exemplo, os espelhos apresentaram vibração na estrada. Por dentro, o acabamento imitando madeira não é a coisa mais requintada que eu já presenciei em um carro, poderia ser um preto brilhante ou imitando outros materiais. O que é uma pena, pois o restante do acabamento do SUV da Lifan é ótimo.

Do motor, por conta das restrições de emissão na legislação brasileira, a Lifan precisou limitar um pouco as respostas em retomadas. Assim, mesmo quando se coloca o pé no fundo do acelerador, o câmbio não faz uma redução brusca de marchas.

No modo normal, por vezes nem reduz, priorizando consumo e emissões, mas deixando a resposta mais lenta. Outro “fator Brasil”: por conta de nossa legislação e gasolina, o motor do X80 nacional tem 6 cv a menos que o chinês. Outro item que poderia melhorar é a sensação no pedal de freio. Ao menos no carro em que andamos, o pedal era mais firme que o esperado e precisava de bastante curso para frear.

Vai vender? – Fica aqui um dado para vocês pensarem: a expectativa da Lifan é vender 120 unidades de X80 por mês. Levando em consideração que é o primeiro chinês a quebrar a barreira dos R$ 120 mil, pode parecer otimista. Já considerando que ele pode ser até R$ 80 mil mais em conta que rivais diretos, parece uma meta conservadora. Aí, outra máxima: só o tempo dirá.
 

 

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