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Mercedes-Benz CLA pisca para jovens afortunados

Cupê quatro portas da Mercedes é o quarto integrante da família de compactos e custa R$ 150.500

23/01/2014 - Anelisa Lopes / Fotos: divulgação (Malagrine Estúdio) / Fonte: iCarros

Os tradicionais fãs da estrela de três pontas podem ter torcido o nariz ao serem surpreendidos pelo funk que embalou o lançamento do Classe A. E, agora, mas de uma forma mais sutil, poderão voltar a se surpreender com a definição da própria Mercedes-Benz dada ao CLA: "o Mercedes que seu pai talvez não dirigiria".

O fato é que, cada vez mais, a marca alemã quer - e deve - se aproximar de um novo público. Por isso, o cupê de quatro portas da família A chega carregado de jovialidade ao mercado brasileiro. O ponto contra? Para levar um para casa, o jovem afortunado terá de desembolsar R$ 150.500, valor mais alto que seu pai pagaria por um Classe C ou que sua mãe investiria num B. 

Importado da Alemanha em versão única - em breve, a variante apimentada AMG desembarca por aqui -, o CLA 200 First Edition traz motor 1.6 turbo de 156 cv de potência e câmbio de dupla embreagem de sete marchas com borboletas atrás do volante. Um das características do fabricante fica por conta da posição da alavanca da transmissão: atrás da direção, como todo Mercedes que se preze. 

Alemão em roupa de piloto

A esportividade do CLA é mais evidenciada pelos detalhes da carroceria e da cabine que pelos números de desempenho. Vincos bem marcados no capô e na parte traseira, cintura alta combinada às rodas de alumínio de 18 polegadas, bancos com formato concha e difusores de ar que lembram equipamentos da aviação empolgam o motorista. 

Na primeira aceleração, no entanto, o ronco discreto que ecoa pelo escapamento comprova que, apesar da capacidade cúbica reduzida, ainda se trata de um turbo. Nem tanto pelos quase 160 cv, mas pela faixa de rotação entre 1.250 e 4.000 rpm do torque de 25,5 kgfm, que empurra o carro para frente sem preguiça, e também pela rapidez das mudanças de velocidade do câmbio de dupla embreagem. 

Para ganhar mais agilidade, basta optar pelas trocas manuais por meio da borboleta atrás do volante. No painel, há também a opção por configurar a condução: modo manual, econômico e esportivo. No último, tanto direção como suspensão enrijecem para dar mais estabilidade ao veículo. Ao contrário do C, a suspensão do CLA se mostra levemente mais rígida. De acordo com a Mercedes, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,5 segundos, enquanto a velocidade máxima chega aos 223 km/h. 

Se o CLA é um cupê para jovens, duas pessoas vão com conforto na dianteira. Na parte de trás, os amigos não podem passar de 1,70m, caso contrário, ficarão curvados em razão do teto mais baixo. Os passageiros contam com uma tela operada por um botão no console para operar GPS e sistema multimídia. Ar-condicionado é automático, mas não é dual zone. 

Entre os equipamentos de série, há direção elétrica, farois bixenônio, airbag duplo e laterais, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em subida, sistema que liga e desliga o motor quando o carro está parado, teto solar panorâmico, sensor de chuva e de pressão dos pneus, GPS e limpadores de farois. 

Vai vender? - o CLA não será o modelo de volume da família de compactos da Mercedes. Este posto está reservado para o GLA, utilitário compacto que será feito na fábrica da Mercedes no interior paulista. Portanto, a meta não se mostra ambiciosa: 1.400 unidades ao longo de 2014. Predicados o modelo tem. A barreira deverá ficar por conta do preço. 

Teste drive a convite da Mercedes-Benz

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