01/04/2015 - Anelisa Lopes, de Itatiba (SP) / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Versão mais em conta com menos equipamentos, pacote de revisão com preço fixo e plano de pagamento com 50% de entrada e o restante em 24 vezes sem juros são estratégias comuns de montadoras para vender carro popular. Mas, ainda longe de se tornar acessível a grande parte do mercado brasileiro, a Mercedes-Benz tem lançado mão de iniciativas do tipo para conquistar novos clientes com sua família de carros compactos, composta pelo Classe A, B, CLA e GLA.
A novidade mais recente do fabricante foi mostrada hoje, durante teste drive até o interior de São Paulo: uma configuração mais barata do GLA e o novo motor de 2,0 litros e 211 cv (chamado de 250) distruibuído em duas versões, também para o utilitário compacto. Agora, a linha do SUV conta com sete opções, que começa com a recém-lançada 200 Style, por R$ 128.900 (motor 1.6 de 156 cv, rodas de 18 polegadas, bancos de couro sintético e tecido, sistema de detecção de sonolência e sete airbags). As novas 250 Vision e 250 Sport custam R$ 171.900 e R$ 189.900, respectivamente.
Motor mais forte e novos equipamentos
De olho nos compradores de Audi Q3 e BMW X1, a Mercedes deu novas opções aos clientes do GLA que desejassem não só um motor mais forte, mas um carro mais completo. Além do bloco de 211 cv e 25,5 kgfm de torque numa faixa de rotação entre 1.200 e 4.000 giros, o modelo Vision também oferece agora de série ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico elétrico, GPS e banco com comando elétrico para motorista. A versão Sport tem ainda detalhes AMG, roda de 19 polegadas, câmera traseira e sistema de partida sem chave.
Em comparação ao motor de 1,6 litro das versões denominadas por 200 (156 cv), o novo bloco do GLA tira mais proveito da flexibilidade das sete marchas do câmbio automático, com opção de troca pelas borboletas atrás do volante. O pico de força já aparece em 1.200 rotações, o que garante ao GLA 250 uma aceleração de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e uma velocidade máxima limitada de 235 km/h.
Em trecho rodoviário, toda demanda do motorista foi atendida pelo trabalho conjunto entre motor e câmbio, com destaque para a estabilidade da carroceria. O teto solar panorâmico de tecido, um dos detalhes das novas versões mais potentes, no entanto, parece ter sido responsável pelo ruído de vento que invadiu a cabine acima dos 100 km/h.
De acordo com Dirlei Dias, gerente de vendas e marketing da Mercedes, deverão ser vendidas 6.000 unidades da família GLA até dezembro. "O GLA foi o carro mais vendido da Mercedes no primeiro trimestre deste ano, apesar da falta de disponibilidade em estoque que as lojas tiveram", explica. A partir do segundo semestre do ano que vem, todas as versões, com exceção da AMG, serão produzidas na fábrica da Mercedes em Iracemápolis (SP).
Mas, se o plano de 50% de entrada mais 24 vezes sem juros e as revisões com valor de R$ 750, R$ 1.400 e R$ 750 parecem atraentes para quem pensa em ingressar na marca da estrela, é bom saber que ele não ficará mais barato a partir do momento em que for feito por aqui. "Mesmo com a fabricação nacional, assim como a dos seus concorrentes, o valor do carro não vai diminuir", adiantou o executivo.
Confira os valores da linha GLA:
- 200 Style: R$ 128.900
- 200 Advance: R$ 136.900
- 200 Vision: R$ 154.900
- 200 Black Edition: R$ 157.900
- 250 Vision: R$ 171.900
- 250 Sport: R$ 189.900
- 45 AMG: R$ 298.900
Teste drive a convite da Mercedes-Benz
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