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Novo Mitsubishi Pajero Sport chega com preço de R$ 265.990

Nova geração do rival para Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer aposta em tecnologia e desempenho dentro e fora do asfalto

29/04/2019 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

As lojas da Mitsubishi já estão aceitando reservas para a nova geração do Pajero Sport, modelo que foi exposto no Salão do Automóvel de 2018. A novidade será vendida em versão única com sete lugares sem opcionais, sendo que o comprador poderá escolher a cor da carroceria e a dos bancos. O preço anunciado é de R$ 265.990 para o novo Mitsubishi Pajero Sport.

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O que é?

A nova geração do Mitsubishi Pajero Sport mudou completamente, mas manteve a concepção de chassis de longarinas com carroceria por cima. Assim, permanece sendo rival direta de outros SUVs grandes de sete lugares com foco na robustez, como o Chevrolet Trailblazer e o Toyota SW4. O modelo utiliza motor da picape L200 Triton e possui tração 4x4 com reduzida e bloqueio mecânico do diferencial traseiro garantindo também a capacidade off-road.

Itens de série

Para a praticidade, o Mitsubishi Pajero Sport traz controle de descida, controle de tração e estabilidade, sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão, aviso de ponto cego ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, teto-solar, sensor de estacionamento e 11 airbags, incluindo bolsas exclusivas para a terceira fileira de bancos. Vale lembrar que a Mitsubishi conta o número de posições atendidas pelos airbags, não necessariamente o número de bolsas. O modelo também controle adaptativo de velocidade para off-road e assistente de partida em rampas.

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Os retrovisores externos elétricos são rebatidos automaticamente quando o veículo é trancado. Eles possuem luzes indicadoras em LED. Na parte dianteira, os faróis têm lâmpadas de LED com regulagem automática de altura, lavador, DRL em LED e faróis de neblina integrados.

Por fora, tem rack de teto na cor prata, skid plate dianteiro. Completando o visual, o friso da linha de cintura e as maçanetas são cromadas. As rodas de liga leve têm 18” com acabamento diamantado com pneus 265/60 R18. Os estribos laterais integrados à carroceria são de série. Na parte traseira tem lanternas de LED, para-barro e aerofólio para melhorar a eficiência aerodinâmica da carroceria.

Na cabine, o Mitsubishi Pajero Sporte traz de série freio de estacionamento eletrônico, saídas de ar-condicionado para segunda e terceira fileira de bancos e sistema multimídia com tela de 7” e vem equipado com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.

Os bancos possuem ajuste elétrico apenas para o motorista. O novo volante traz comandos de áudio, voz e telefone, ACC, computador de bordo e Speed Limiter. Há borboletas localizadas atrás do volante.

O painel de instrumentos é colorido de alto contraste e traz display de multi-informação. No off-road, por exemplo, o desempenho e atuação de cada roda é mostrado em tempo real ao motorista. Além da entrada USB na parte dianteira, os passageiros que viajam no banco de trás contam com mais duas entradas para carregar o celular. E, no console central, há uma tomada de 120v para ligar aparelhos.

Motor, câmbio, tração e consumo

Sob o capô está um motor 2.4 turbodiesel com intercooler, o mesmo usado na picape Mitsubishi L200 Triton. Para o novo Pajero Sport, entrega 190 cv de potência e torque máximo de 43,9 kgfm. A única opção de transmissão é automática de oito velocidades.

O SUV tem tração 4x4, podendo rodar em 4x2 (2H), 4x4 (4H) que pode ser usada no asfalto, 4x4 com bloqueio de diferencial central (4HLc) e 4x4 com caixa de redução com bloqueio de diferencial central (4LLc). O diferencial traseiro também pode ser bloqueado por botão no painel. A seleção de qualquer modo de tração, exceto o que utiliza a caixa de redução (4LLc) pode ser feito com o carro em movimento em velocidades de até 100 km/h.

Não que seja uma prioridade para alguém que compra um grande SUV a diesel, mas o consumo declarado pela marca para o Mitsubishi Pajero Sport é de 8,9 km/l na cidade e de 11,7 km/l na estrada.

Medidas e ângulos

Nas medidas, o Mitsubshi Pajero Sport tem 4,78 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,80 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. A marca não declarou o peso do modelo. Mas é interessante notar que a terceira fileira de bancos fica guardada no assoalho, permitindo um porta-malas de 571 litros de capacidade com eles recolhidos.

Até o teto, na mesma situação, a capacidade chega a 971 litros. Mesmo com os sete bancos em uso, ainda sobre 277 litros para as bagagens. O modelo também carregar trailers de até 750 kg (sem freio no trailer) ou 3.100 kg (com freio).

O Pajero Sport mantém bons ângulos para o fora de estrada. O de ataque é de 30º, o de saída é de 24,2º, o de rampa de é de 23º e o de inclinação lateral é de 45º.

Como anda?

Sem rodeios: a traseira não é ponto mais bonito do Pajero Sport. Robótico, acrescenta à proposta de robustez do carro, mas não integra tão bem à dianteira e às laterais do carro, que possuem linhas mais belas e acertadas.

Tirando isso, apenas o preço pode ser um empecilho para os interessados. Literalmente. Na estrada e principalmente fora dela, empecilho ou obstáculo não são palavras no vocabulário do novo Mitsubshi.

De forma juvenil, perguntei aos engenheiros da Mitsubishi se o carro tinha uma caixa de redução separada, como em picapes em carros focados em fora de estrada. A resposta foi simples: “Claro, é um Mitsubishi”. Então se vocês perguntarem se o Pajero Sport é bom de terra, a resposta é a mesma: claro, é um Mitsubishi.

Não vou nem me alongar muito na performace fora de estrada do novo Pajero Sport, pois não foi o que surpreendeu. De um Mitsubshi, não esperava menos. O que surpreendeu foi a tamanha serenidade do carro ao transpor todo tipo de terreno.

Percorremos pouco mais de 200 km com o SUV, sendo a maior parte do tempo em estrada de terra com direito a uma passada rápida em uma pista off-road fechada. No asfalto, acelera com vigor e volante com assistência elétrica tem menos de 4 voltas de batente a batente. Então imagine algo um pouco menor que um caminhão acelerando mais que muito carro e ainda respondendo rápido aos comandos do motorista. Esse é o Pajero Sport na estrada.

Diz a Mitsubishi que o acerto de suspensão do Pajero Sport foi recalibrado para o mercado brasileiro, que prefere um carro mais firme. Vê-se que houve um esforço real nesse sentido e o Pajero Sport é menos molenga entre seus rivais diretos. Mas ainda é um tanto molenga.

Mas não pense nisso como um defeito. Com motor a diesel, muito espaço e capacidade de passar por cima de quase qualquer coisa, essa aparente moleza se traduz em conforto ímpar em longas jornadas. E é para isso que o Pajero Sport foi feito: as grandes viagens. Afinal, espero que você não esteja pensando em comprar um SUV de porte grande a diesel pensando em rodar menos de 100 km por semana.

Os bancos também têm grande parcela na impressão de conforto que o carro passa. Diz a Mitsubishi que a espuma superior dos assentos foi pensada como um colchão pillow-top, mais macio. Para quem não tem a responsabilidade de dirigir, dá para dormir tranquilamente neles. O isolamento acústico também ajuda e é difícil dizer que há um motor a diesel ali na frente até uns 3.000 rpm. Como a 120 km/h, o motor trabalha a menos de 2.000 rpm, é bem fácil imaginar uma viagem de mais de 10h a bordo do Pajero Sport sem muitas ressalvas.

Aí o asfalto acaba. E tudo bem, porque dentro da cabine nada muda. Usando a sempre útil tração 4x4 com bloqueio de diferencial central (sem usar a reduzida), o Pajero Sport fez pouco caso de estradas de terra em diversas condições, incluindo lama, facões, erosões e ladeiras bravas no meio do caminho. Primeiro que o carro nunca parou, segundo que, para quem está dentro do carro, o conforto é praticamente o mesmo.

Ah, o Pajero Sport perdeu um pouco de ritmo na terra sim, mas apenas porque pegamos um trecho onde uma Kombi de transporte escolar estava em nossa frente sofrendo bem mais que os Pajero na terra e levou um tempo até aparecer um ponto seguro de passagem.

Se eu precisasse resumir o novo Pajero Sport, teria que dizer que é um SUV caro, mas entrega de volta o que você pagou. Confortável, performante, anda bem na terra como um verdadeiro Mitsubishi e não esquece de itens importantes de segurança e tecnologia que são cada vez mais exigidos hoje.

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