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Renault promete Alaskan para 2018 e novidades para o Kwid

Picape inédita feita na Argentina deve estrear no Salão de São Paulo, enquanto o Koleos segue sem previsão de lançamento

08/11/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Renault apresentou hoje (8) à imprensa nacional os planos da marca para os próximos cinco anos para o Brasil e a América Latina. Entre objetivos ambiciosos de vendas e promessas de novos produtos, por aqui, as novidades da marca francesa ficarão por conta da picape média Alaskan e de um SUV médio inédito. O Kwid também deve ganhar novas versões no futuro. 

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O planejamento global, chamado Drive the Future, foi revelado em Paris em meados de setembro, incluindo toda a aliança formada por Renault, Nissan e Mitsubishi. Segundo a Renault, essa aliança resultará em mais de 80% dos carros das três marcas usando plataformas em comum até 2022, com planos de duplicar as vendas fora da Europa até lá. 

Mas há muitos planos para nossa região especificamente. "Teremos uma ofensiva sem predentes", afirma Olivier Murguet, Vice-presidente Sênior e Presidente do Conselho da Região Américas. O objetivo da marca é crescer 40% e duplicar as vendas na América até a conclusão do plano. 

E para o Brasil, a meta é aumentar para 10% a participação de mercado da Renault no país - em 2016 foi de 7,5% considerando automóveis e comerciais leves e, em 2017, deve fechar em 7,7%. A expectativa da marca é começar o próximo ano chegando a 8% ainda no primeiro trimestre. 

Novos produtos

Faz parte desse planejamento a chegada da picape média Alaskan, completando o portfólio de veículos comerciais. Sua produção deve se iniciar na Argentina no próximo ano. Segundo a marca, se tudo correr dentro do cronograma, ela deverá ser apresentada no Salão de São Paulo no final de 2018, com as vendas aqui começando até o final do próximo ano. Se o Kwid foi o lançamento deste ano, a Alaskan será o foco de 2018 para a marca.

Já o Koleos, confirmado para o Brasil no Salão de 2016, ainda está sem data de lançamento por aqui. E se você é fã do Twingo, Murguet deixa bem claro que ele não está nos planos da marca para o Brasil, já que não foi um carro de volume no passado. Hoje, a aposta nesse sentido está no Kwid, que já soma 17.500 emplacamentos em dois meses de vendas.

"Estamos com toda a produção do Kwid vendida até dezembro. Quem comprar o carro hoje receberá apenas em janeiro", destaca Luiz Pedrucci, presidente da Renault do Brasil. O executivo garantiu ainda que, diante do sucesso do Kwid, o modelo terá mais novidades em breve, mas sem revelar detalhes. Ele disse apenas que está em estudo um Kwid mais aventureiro como o conceito Outsider exposto no Salão de São Paulo no ano passado. "Em 2018 nosso foco será atender à demanda do Kwid, que está acima do que esperávamos", afirmou. 

"Temos um amplo portfólio, mas vamos continuar a evolução da gama de produtos nos próximos anos", completa Pedrucci. Sobre a família Logan e Sandero, Pedrucci não quis dar datas para nenhuma alteração. Ele confirmou que o câmbio CVT está nos planos para ambos - já antecipado pelo iCarros -, mas descartou uma reestilização visual para breve, já que a mudança de motor aconteceu há pouco tempo. Vale lembrar também que o Sandero Easy'R já não é mais comercializado. O presidente também não quis comentar a chegada de uma nova geração, revelada durante a apresentação dos planos globais até 2022.

E a segunda geração do Duster já apresentada lá fora pela subsidiária Dacia? Idem. Pedrucci não quis informar uma data para o lançamento por aqui, nem se está no planejamento dos próximos cinco anos. 

Então o que está confirmado? A Renault terá um SUV médio inédito no Brasil, revelado também no planejamento global, mas com chegada mais para frente, lembrando que as previsões vão até 2022. "Ele será maior que o Captur, com certeza, mas não definimos se será um modelo de sete lugares ou não", disse o executivo. 

Aliança muda algo no Brasil?

Segundo Murguet, ainda não há definição sobre como a aliança entre as três marcas impactará o mercado brasileiro, já que a Mitsubishi é representada por aqui pelo Grupo Souza Ramos. O executivo informou que as conversas entre as fabricantes ainda está no começo. 

 

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