entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Só 12,8% dos carros atenderam aos chamados de recall

Levantamento revela que apenas uma pequena parcela fez os reparos. Veja se seu carro está envolvido em alguma convocação

21/10/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Um levantamento feito pela Fundação Procon-SP revelou que somente 12,82% dos veículos chamados nas campanhas de recall convocadas durante o primeiro semestre deste ano compareceram às concessionárias para realizar os reparos. O problema é que os recalls são feitos apenas quando existem defeitos graves que ameaçam a saúde e a segurança do consumidor, como incêndio, perda dos freios, perda de controle do veículo e até a projeção de fragmentos em seu interior como no caso dos airbags.

Leia mais:
Justiça libera multa por farol apagado em rodovias 
Multas ficarão mais caras a partir de novembro 
Porte de documento do carro não será mais obrigatório

Por envolverem falhas com risco sério de morte, é fundamental verificar se o seu carro não está envolvido em nenhuma campanha. E, se estiver, você deve agendar o atendimento em uma rede autorizada o quanto antes para realizar o reparo do defeito. De todos os recalls anunciados desde 2002, 50% dos proprietários compareceram para os reparos, o que é um dado preocupante. 

Como saber se fui convocado?

O Procon conta com uma ampla relação de chamados, sendo possível realizar a busca no site da instituição pela montadora ou por marca e modelo do veículo.

Quanto custa?

É grátis! O reparo de defeitos que geram recalls não podem ser cobrados pela fabricante. 

E no caso de carros usados?

Carros que não tenham atendido uma convocação em até 12 meses terão essa informação lançada no campo "observações" do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). E se você adquirir um veículo usado que não tenha feito o reparo pode solicitar o atendimento a qualquer momento, independente da idade do veículo e sem custos.

Tem mais dúvidas sobre recall? Acesse aqui uma lista com as principais perguntas sobre o assunto

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.