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Marc Coma conquista o penta no Dakar 2015

37ª edição do maior rali do mundo confirmou a hegemonia da KTM e teve uma piloto mulher entre as dez melhores nas motos

22/01/2015 - Roberto Brandão Filho (Agência Infomoto) / Fotos: Marcelo Maragni / Victor Eleotério / Gustavo Epifanio / A.S.O./Bertrand Mahé / Frederic Le Floch/DPP / Fonte: iCarros

Pela sétima vez consecutiva, a América do Sul recebeu o rali mais difícil do mundo, o Rally Dakar. A 37ª edição da competição off-road passou pela Argentina, Chile e Bolívia, percorrendo mais de 9.000 quilômetros. Os pilotos das 164 motos inscritas tiveram de superar dificuldades como as dunas do Deserto do Atacama, a altitude da Cordilheira dos Andes e o Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo, para retornar à Buenos Aires, na Argentina, e receber a bandeira quadriculada no dia 17 de janeiro.

Apesar de ter conquistado apenas uma vitória entre as 13 etapas disputadas, o espanhol Marc Coma chegou ao pentacampeonato no Dakar 2015 com quase 17 minutos de vantagem para o segundo colocado. Com esse resultado, Coma se igualou à Cyril Despres em número de títulos e aumentou ainda mais a hegemonia da KTM no Dakar, conquistando o 14° título consecutivo para a fabricante austríaca. O espanhol finalizou todos os trechos cronometrados entre os nove primeiros. Além da vitória no quinto dia, o competidor da equipe austríaca concluiu quatro estágios em segundo, dois em terceiro, um em quarto e quinto. Sua consistência e a penalização de seus principais rivais contribuíram para seu pentacampeonato. 

Paulo Gonçalvez, da Honda HRC Rally Team, terminou a prova na segunda posição. O português chegou a ficar apenas cinco minutos atrás do líder da prova, mas viu suas chances do título irem por água abaixo. A organização da prova penalizou Gonçalvez em 16 minutos, por trocar de motor após a 10ª etapa da competição. 

Além de estar no topo de pódio e conquistar seu 14° título seguido no Dakar (vitórias desde 2000), a KTM fechou o pódio com o estreante Toby Price. O australiano terminou a prova pouco mais de 23 minutos atrás de Coma. 

Brasileiros na competição

O Brasil foi representado na competição deste ano nas motos por Jean Azevedo, da equipe Honda South America Rally Team. O brasileiro terminou a prova com um tempo acumulado de 52 horas e 57 minutos, ficando com a 22ª posição. Essa foi sua 17° participação no maior rali do mundo.

Havia brasileiros também nas categorias carros e quadriciclo. Nas quatro rodas, a dupla Guilherme Spinelli e Youssef Haddad não terminou a prova. Ocupando a 15ª colocação na classificação geral dos carros até a oitava etapa, a dupla da Mitsubishi Petrobras se despediu da competição por problemas técnicos, no nono trecho. Nos quadriciclos, André Suguita se tornou o primeiro brasileiro a terminar o Dakar na categoria. Além disso, o paulista ainda ficou entre os 10 melhores, entrando para a história da competição.

Espanhola quebra recorde

A espanhola Laia Sanz, da equipe Honda, também escreveu seu nome na categoria motos no Dakar 2015. Ela se tornou a mulher mais bem colocada na categoria na história da competição, ao terminar a prova na nona colocação. Ela superou o feito da francesa Christine Martin, também da Honda, que em 1981 terminou o trajeto disputado entre Europa e África na 10ª posição. 

Fatalidade no Dakar

Infelizmente, uma das competições mais difíceis do mundo fez mais uma vítima em 2015. O piloto polonês Michal Hernik foi encotrado morto a 300 metros da trilha das motos na terceira etapa da competição, que ia de San Juan a Chilecito, na Argentina. Seu corpo não aparentava nenhum sinal de acidente ao ser resgatado pelas autoridades. Uma autópsia confirmou que a causa da morte do polonês de 39 anos foi desidratação e hipertermia.  

 

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