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Suzuki Address: a mobilidade tem novo endereço

Suzuki reformula scooter produzido há quase trinta anos, que mantém foco no baixo custo e na capacidade de carga

20/10/2014 - Carlos Bazela (Agência Infomoto) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Em 1987, a Suzuki criou um projeto para levar a praticidade dos scooters a outro nível. A ideia consistia em abrigar uma caixa para transportar objetos sob o assento, útil em pequenos deslocamentos urbanos. O modelo foi batizado de Address, pela soma das palavras “add” e “dress”, em analogia ao fato de que o compartimento pode ser utilizado para levar um capacete, uma blusa ou capa de chuva. O resultado acabou virando um trocadilho com a palavra endereço em inglês (address), o que acaba fazendo referência à mobilidade urbana inerente do segmento.

Neste ano, a Suzuki apresentou durante a última edição do Intermot, o Salão de Colônia, na Alemanha, uma versão reestilizada do Address, com linhas mais modernas e motor de 113 cm³. No entanto, o scooter permanece fiel ao que o consagrou e foca suas atenções na capacidade de carga. Além do compartimento de 20,6 litros abaixo do assento, suficiente para carregar um capacete fechado e ainda luvas e uma capa de chuva, por exemplo, o Address traz dois porta-objetos e um gancho atrás do escudo frontal. Estes podem ser usados para transportar garrafas e sacolas, respectivamente. Completa o conjunto, o bagageiro na traseira com capacidade para até 5 kg. 

No visual, nada muito diferente das versões mais recentes do modelo. O farol continua no mesmo conjunto da mesa de direção, mas recebeu contornos mais angulosos. Já a carenagem dianteira abriga agora piscas maiores e traz vincos mais acentuados, que se repetem ao longo do corpo do Address e conferem modernidade e dinamismo ao design do scooter.

Propulsor econômico

Para a nova geração do Address, a Suzuki optou por um motor de 113 cm³ com comando único no cabeçote (SOHC), que já equipou o modelo em 2005. O propulsor arrefecido a ar foi retrabalhado para ser mais econômico e diminuir o custo de manutenção. A alternativa utilizada pela marca foi reduzir a fricção entre as peças e isso foi conseguido ao diminuir a altura do cilindro. Na prática, menos atrito torna possível reduzir a quantidade de óleo utilizada no motor, além do tamanho e o peso da bomba em si. 

Em termos de desempenho, o Address fica dentro dos parâmetros esperados de um scooter. O motor é capaz de gerar até 9,1 cv de potência máxima a 8.000 rpm, enquanto o torque máximo de 0,87 kgfm está disponível nos 6.500 giros. Segundo a Suzuki, a economia de combustível foi outro fator levado em conta. O modelo, cujo tanque tem capacidade para 5,2 litros, é capaz de fazer cerca de 49 km/l, o que corresponde a uma autonomia na casa dos 250 km. 

Já os freios são simples, sendo a disco na roda dianteira e a tambor na traseira. Ambas com aro 14 polegadas. O manete esquerdo, inclusive, pode ser travado, se tornando um freio de estacionamento quando o scooter estiver sobre o apoio lateral. O suporte, aliás, conta com uma trava que impede a ignição do motor enquanto ele estiver baixado. Leve, o Address pesa apenas 97 kg totalmente abastecido e pronto para rodar.

No Brasil

Embora a Suzuki do Brasil já tenha confirmado diversos modelos apresentados no Intermot para o País, o Address não é um deles. Pelo menos por enquanto. No mercado nacional, o scooter seria uma boa opção de entrada para se posicionar ao lado da street GS 120 e funcionar como modelo mais acessível em relação ao Burgman 125. O preço do novo Address e sua data de chegada ao mercado europeu ainda não foram divulgados. Porém, espera-se algo competitivo para que ele continue em sua trajetória de sucesso, que já superou as 640 mil unidades vendidas desde o seu lançamento. 

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