entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Audi volta com o S3 e lança o TTS

Versões esportivas do hatch e do cupê prometem aceleração de 0 a 100 km/h em menos de seis segundos

14/12/2009 - Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

A Audi traz de volta o S3, versão esportiva do hatch A3, e lança o TTS, configuração mais nervosa do cupê TT. Em comum, os dois têm motorização de 2,0 litros TSFI, com turbo e injeção direta de combustível. O hatch rende 259 cv de potência, enquanto o TT entrega 275 cv. Os dois modelos também compartilham o câmbio S-Tronic, uma caixa automatizada de seis velocidades e duas embreagens.

A promessa da Audi é que os dois carros acelerem de 0 a 100 km/h em menos de 6,0 segundos, tempo que o S3 demora para atingir essa velocidade. Já o TTS faz melhor, atingindo a meta em 5,2 segundos com a carroceria cupê e 5,4 s na configuração roadster (conversível de dois lugares).

Pequeno explosivo - o TTS custa R$ 283.750 com teto rígido e R$ 299 mil conversível com capota de lona. O propulsor de quatro cilindros tem torque máximo de 35 kgfm entre 2.500 e 5.000 rpm. A potência máxima é alcançada aos 6.000 giros e a velocidade máxima é limitada em 250 km/h. O melhor desempenho ante a versão "comum" do TT é justificado pela reprogramação do gerenciamento eletrônico e os reforços no bloco, no comando de válvulas, nos pistões e nas bielas. O turbo tem pressão de 1.2 bar. O consumo médio prometido é de 12,6 km/l.

Para garantir o mesmo volume de desempenho na segurança e na dirigibilidade, a Audi equipou o TTS e o S3 com a tração integral Quattro para dar boa estabilidade. O TTS ainda tem a suspensão 'magnetic ride', que utiliza esferas metálicas no fluido, que se alinham com sinais elétrico. Isso diminui o curso dos amortecedores em curvas mais fechadas.

A diferença também está no visual, com aerofólios, para-choques e grades diferenciadas. As rodas são de 17 polegadas. Por dentro, bancos com ajustes elétricos forrados de couro alcântara e costuras cinza estão lá para dizer que o carro é um esportivo. O painel ganhou fundo cinza e ponteiros brancos e o computador de bordo recebeu um cronômetro que pode marcar o tempo volta a volta em um circuíto.

Hatch com "algo" a mais - a versão S3 volta ao mercado brasileiro, após o modelo 1.8 de 225 cv deixar seus fãs em 2005. Ele pode parecer um A3 comum de cinco portas, mas um bom observador vai notar para-choques, grade, ponteira do escapamento e farois diferentes no S3, esportivo que custa R$ 208 mil. O teto solar também é um destaque do modelo. O conjunto motriz é bem parecido com o do TTS, mas com um pouco menos de potência. O consume médio fica em 11,8 km/l.

Embora também tenha a tração Quattro, a suspensão do S3 não tem as esferas magnéticas, mas ganhou reforços estruturais, que se aliam às roda de 18 polegadas para ajudar na estabilidade. Por dentro, ar-condicionado de duas zonas, e o mesmo computador de bordo do TTS, com cronômetro por volta. Há detalhes em alumínio e aço escovado distribuidos na cabine, que diferenciam o interior do S3 de um A3.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.