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Mordomos sobre rodas

Com programas exclusivos, montadoras estendem experiência do proprietário além do volante

30/12/2013 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

Enquanto não chega o dia em que os automóveis se tornam assistentes pessoais dos seus donos, alguns fabricantes já estendem a oferta de serviços diferenciados aos seus clientes. E esta prestação pode vir como uma simples reserva em um restaurante badalado ou pelo monitoramento instantâneo das condições do veículo. 

O programa Concierge, oferecido pela Citroën desde o final deste ano, contempla os compradores da linha DS e dos modelos C. O Concierge conta com uma equipe que atende 24h por meio de um 0800 e surgiu como uma extensão do Citroën Fidélité, que já mimava clientes com uma série de serviços exclusivos.

Por meio do Concierge, os usuários podem solicitar reservas em estabelecimentos, cotação de viagens e dicas culturais. Apesar de estes serem os pedidos com mais incidência, nada impede a realização de sonhos quase impossíveis. "Uma vez, um cliente em viagem à Itália conseguiu interromper uma ópera para que ele pedisse a mão da noiva em casamento. Tinha até intérprete para explicar à plateia o que estava acontecendo", conta o gerente de marketing e relacionamento da Citroën Robson Cavalcante, explicando que parte do processo foi intermediado pelo serviço prestado pelo programa.

Atualmente, há 10 mil clientes cadastrados no programa. Para o ano que vem, o Concierge também deverá realizar agendamento de manutenção ou revisão do veículo, além de conceder carro reserva e serviço de leva e trás àqueles que estiverem com o carro na assistência técnica. "Nosso objetivo é oferecer uma experiência diferente daquela proporcionada pelo veículo por si só", explica Cavalcante.

Janelas abertas

Para atender à resolução do governo que obriga os veículos a oferecer localizador entre os itens de série, a Volvo equipa seus modelos com o Volvo On Call desde 2010. Por meio de um botão localizado no teto, próximo ao para-brisa, o passageiro entra em contato com uma central de atendimento - basta pressioná-lo por dois segundos. Como o sistema mantém o carro conectado o tempo todo à internet, a montadora detectou a possibilidade de oferecer outros tipos de serviços que vão além da localização e interrupção do funcionamento do motor em caso de roubo.

"O serviço é 24h e atende diversas solicitações, que vão deste auxílio para a troca de um pneu até envio de ambulância em caso de acidente", explica Jorge Mussi, diretor de pós-venda da Volvo. De acordo com Mussi, o principal motivo de chamada, no entanto, é dos clientes fazendo teste com o sistema. "Em segundo, são pedidos de auxílio para questões do dia a dia", diz. A operação conta com até dez atendentes, que respondem cerca de 200 chamados por mês. Entre os 5.000 carros que constam no sistema, menos de dez tiveram pedido de resgate em caso de colisão, segundo a Volvo.

O Volvo on Call também funciona por meio de um aplicativo para celular. Dessa forma, o contato pode ser feito em caso de roubo do veículo ou até mesmo para que o motorista monitore todas as informações às quais a central tem acesso, como nível do combustível, trajetos realizados pelo carro, revisões e se alguma janela do carro está aberta. "Para 2014, a tecnologia possibilitará que o motorista ligue o motor do carro e acione o ar-condicionado pelo celular. Assim, não precisará passar calor quando entrar no veículo", antecipa Mussi.  

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