25/02/2009 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros
Se, até agora, as peças não passaram dos R$ 100 é melhor pegar uma cadeira. Um conversor catalítico original para nosso Ecosport 1.6 flex custa a bagatela de R$ 947 e mais R$ 180 pela mão-de-obra. Além disso, o catalisador é uma peça dificilmente encontrada nos estoques das lojas e precisa ser encomendada. O mais alarmante é que o preço alto estimula a compra de peças genéricas ou, pior ainda, escapamentos sem o catalisador. Em ambos os casos, a substituição não ajuda em nada na hora da inspeção.
Outro ponto que os proprietários devem ficar atentos é ao agendamento para o conserto. Algumas oficinas pedem que a visita seja marcada com antecedência e o carro fica parado um dia para diagnose. Para trocar as peças é preciso fazer mais outro agendamento. O ideal é não deixar para o final dos 30 dias de prazo para regulamentar o carro, pois ele pode ficar preso na oficina.
Passo a passo
Após ter pago a taxa pelo teste, o proprietário agenda a inspeção em uma das cinco unidades da Controlar, empresa responsável pelo teste. A data para o agendamento varia de acordo com a placa do veículo:
Final da placa | Início do agendamento | Início da inspeção | Término da inspeção
1 | 5 de janeiro | 1 de fevereiro | 30 de abril
2 | 1 de fevereiro | 3 de março | 31 de maio
3 | 1 de março | 2 de abril | 30 de junho
4 | 1 de abril | 3 de maio | 31 de julho
5 | 1 de maio | 3 de junho | 31 de agosto
6 | 1 de maio | 3 de junho | 31 de agosto
7 | 1 de junho | 3 de julho | 30 de setembro
8 | 1 de julho | 3 de agosto | 31 de outubro
9 | 1 de agosto | 2 de setembro | 30 de novembro
0 | 1 de setembro | 3 de outubro | 31 de dezembro
Como funciona?
Os pontos de inspeção da Controlar estão espalhados pela cidade, sendo duas na zona oeste de São Paulo, dois na zona leste e um na zona sul. No caso do Ecosport, o carro foi levado ao centro de inspeção da Barra Funda, na Zona Oeste. Por lá, o atendimento foi rápido e não havia fila de espera. Antes de entrar na baia de inspeção, um funcionário da Controlar aborda o motorista e, se necessário explica todo o processo e tira dúvidas sobre o teste. Após isso, o motorista entrega o carro ao funcionário.
Já na baia, um técnico verifica os níveis de água e óleo do motor, além de vazamentos e barulhos. Depois, com o auxílio de um espelho, checa o sistema de escape por baixo do carro em busca de alterações. Depois da verificação visual, o técnico acopla um sensor na ponta do escapamento e mede os níveis de óxidos de carbono, diluição dos poluentes e emissão de hidrocarbonetos. Os números variam de acordo com as especificações de cada carro.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro