entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Genebra: Honda revela Civic Type R

Com 310 cv de potência, nova geração do Honda Civic Type R aposta em motor turbo e tração dianteira

03/03/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Honda revelou a versão de produção do novo Civic Type R. O hatch europeu é equipado com motor VTEC a gasolina 2.0 turbo com 310 cv de potência e, segundo a fabricante, é o hot hatch de tração dianteira mais rápido do mundo, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 270 km/h.

O modelo será um dos destaques da marca para o Salão de Genebra, na Suíça, - que abriu hoje para a imprensa. Desenvolvido nos circuitos de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, e Suzuka, no Japão, o carro é considerado pela Honda o Civic Type R mais extremo já criado e tem lançamento na Europa previsto para este ano.

O “coração” da máquina

Diferentemente das outras gerações do Type R, o atual aposta na sobrealimentação do motor, que pela primeira vez deixa de ser aspirado. Ainda que tal opção torne o motor menos “girador” - uma das características mais marcantes dos motores VTEC -, agora o propúlsor se tornou mais forte a rotações mais baixas, dispondo de 40,49 kgfm de torque máximo a apenas 2.500 rpm.

Disponível apenas com transmissão manual de seis velocidades, o Civic Type R vai na contramão dos principais protagonistas do segmento - VW Golf R e Ford Focus RS - e aposta em um conjunto mecânico com tração dianteira, ante a tração integral adotada pelos principais concorrentes. Para “domar a fera”, a fabricante lançou mão de um diferencial com deslizamento limitado e suspensão dianteira reprojetada para reduzir a derrapagem nas acelerações em até 50%.

A Honda introduziu também um novo modo de condução chamado “R+”. Quando ativado, ele muda a resposta de diversos aspectos do veículo, como o mapeamento do motor (que se torna mais agressivo), a rigidez da suspensão adaptativa e a sensibilidade da direção.

Por fora

O visual segue as linhas antecipadas pelo Type R Concept, entretanto, a lanterna traseira integrada ao aerofólio presente do protótipo não foi incorporada no modelo de produção, que adotou um desenho convencional, apesar da grande asa funcional sobre a tampa do porta-malas.

De acordo com a Honda, todas as modificações visuais tiveram como objetivo melhorar a funcionalidade do hot hatch. Itens como difusor de ar traseiro e assoalho parcialmente plano auxiliam na performance aerodinâmica do Civic Type R, assim como spoiler frontal, saias laterais e para-choque dianteiro que foram projetados para administrar o fluxo de ar e melhorar a estabilidade do veículo. As rodas aro 19 de liga leve, por sua vez, foram calçadas com pneus desenvolvidos especialmente para o modelo.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.