Mercedes cria carro com motor de Fórmula 1 por R$ 8,3 mi

Nada de conceito, dessa vez o hiperesportivo será produzido e ganhará as ruas. Todas as 275 unidades já foram vendidas

12/09/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Mercedes-Benz e sua divisão esportiva AMG levaram a expressão "Fórmula 1 das ruas" no sentido literal com o Project One. O primeiro hipercarro da fabricante alemã usa o mesmo motor dos Mercedes-AMG Petronas que competem na Fórmula 1 e está em exposição para quem quiser ver de perto no Salão de Frankfurt. E não é um conceito: este modelo será fabricado. Quer saber o preço de ter um modelo de corrida legalizado para as ruas? R$ 8,3 milhões. Pena que todas as 275 unidades já foram vendidas.

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O modelo foi criado como uma comemoração aos 50 anos da preparadora AMG, que se tornou a divisão esportiva da Mercedes-Benz em 1990. A ideia por trás do bólido era trazer a sensação de pilotar um carro de Fórmula 1 para as ruas. E, para isso, ele conta com o mesmo motor 1.6 turbo V6 da equipe Mercedes-AMG Petronas. Isso sem contar a ajuda de quatro motores elétricos com 160 cv cada. Segudo a marca, a potência total supera os 1.000 cv.

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Como resultado de tamanha cavalaria, o Project One chega aos 200 km/h em seis segundos e atinge a velocidade máxima de 350 km/h. Para manter o comportamento afiado mesmo em curvas, o hipercarro conta com tração integral variável, vetorização de torque e o mesmo sistema de recuperação de energia dos carros de Fórmula 1, capaz de recarregar até 80% das baterias.

A carroceria, toda construída em fibra de carbono e Kevlar (mesmo material usado em coletes à prova de balas), é esguia e não esconde a veia altamente esportiva. As entradas e saídas de ar espalhadas pela carroceria são de grandes proporções, assim como a fenda aerodinâmica na traseira. Há ainda um aerofólio retrátil que entra em ação apenas em altas velocidades, já que o extrator de ar traseiro já faz a função de manter o bólido da Mercedes no chão.

O interior tem estilo de conceito, com fibra de carbono exposta, volante retangular inspirado nos Fórmula 1, além de poucos comandos. Os assentos são integrados em uma peça única de Alcantara, mesmo material usado no teto. Como ponto de conexão com os carros de rua, o carro possui central multimídia posicionada acima das saídas de ar centrais. 

 

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