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1.0 turbo com classe: vai de Fiesta ou Golf?

Hoje, até modelos premium e médios já usam motor 1.0 turbo. Mas quem faz melhor: Ford ou Volkswagen?

15/03/2017 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Hoje, um carro 1.0 turbinado já não é mais o bicho de sete cabeças que foi um dia. Tanto é que esse tipo de propulsor subiu alguns degraus e já foi parar nas categorias Compacto Premium e Médio. Quer provas? Basta ver o Ford Fiesta e o Volkswagen Golf. Com preços similares, mas propostas completamente diferentes, em qual deles o 1.0 turbo caiu melhor? Veja o que achamos do Fiesta Titanium Plus Ecoboost e do Golf Comfortline.

Leia mais:
Avaliação: Ford Fiesta Titanium Plus Ecoboost
Avaliação: Volkswagen Golf Comfortline 1.0 TSI

O que cada um traz?

Volkswagen Golf Comfortline 1.0 TSI (R$ 77.247) – direção elétrica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura e lombar, rodas de 16 polegadas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento da pressão dos pneus, sete airbags, controle de estabilidade e de tração e central multimídia com tela de 6,5 polegadas, Bluetooth e USB.

O carro das fotos estava equipado com diversos opcionais, como teto solar elétrico, bancos com revestimento de couro, sensores de chuva e crepuscular, rodas de 17 polegadas, piloto automático, multimídia com espelhamento da tela de smartphones via Apple Car Play e Android Auto, ar-condicionado automático e espelho interno eletrocrômico. No total, são quase R$ 20 mil de opcionais.

Confira a opinião dos donos de VW Golf

Ford Fiesta Titanium Plus Ecoboost (R$ 74.990) – direção elétrica, ar-condicionado digital e automático, trio elétrico, bancos com revestimento de couro e regulagem de altura para o motorista, sete airbags, espelho interno eletrocrômico, chave presencial com partida por botão, sensores de chuva e crepuscular, piloto automático, rodas de liga leve de 16 polegadas e rádio com Bluetooth e USB. Não há opcionais.

Veja o que os donos de Ford Fiesta têm a dizer

Só os números

O Golf TSI traz motor 1.0 12V tricilíndrico dotado de turbo e injeção direta de combustível. O propulsor é o mesmo do up! TSI, mas conta com radiadores maiores e componentes internos reforçados para entregar 125 cv de potência e 20,4 kgfm de torque com etanol. Com gasolina, os números são 116 cv e 20,4 kgfm. A única opção de câmbio nessa configuração é manual de seis velocidades. Nessa forma, o modelo tem um consumo urbano declarado de 8,4 km/l com etanol e 11,9 km/l com gasolina. Na estrada, os números são respectivamente 10,1 km/l e 14,3 km/l. Rodando com gasolina durante os testes, seu consumo variou entre 8,2 km/l (urbano) e 17,5 km/l (rodoviário).

Já o Fiesta Ecoboost tem propulsor 1.0 de três cilindros turbo a gasolina. De acordo com a Ford, ele gera 125 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. Nessa configuração, a única opção de câmbio é o Powershift, um automatizado de dupla embreagem com seis velocidades. O consumo urbano declarado é de 12,2 km/l, enquanto o rodoviário fica em 15,3 km/l. Nos testes, variou entre 11 km/l e 13,5 km/l, respectivamente.

Nas medidas, o Golf tem 4,25 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,46 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 313 litros de bagagens. Com o motor 1.0, o Golf pesa 1.218 kg.

Já o hatch da Ford tem 3,97 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,46 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos. O porta-malas é capaz de acomodar até 281 litros de bagagens e o carro pesa 1.178 kg.

Como andam (bem)

Golf e Fiesta são tão diferentes que é mais fácil começar pelas partes em que eles são similares. É o caso da direção. Ambas são rápidas nas respostas, leves de manobra e ganham peso conforme a velocidade aumenta. A suspensão nos dois tem pitadas de esportividade, mas a da Ford é um pouco mais firme e permite uma condução mais entusiasmada sem problemas. O Golf até vai bem nessa condição, com um pouco mais de rolamento apenas, mas compensa com um conforto maior no uso diário.

A primeira grande diferença entre eles é o espaço interno. O Golf acomoda bem três adultos no banco traseiro sem problemas e com um porta-malas relativamente grande. Já Fiesta acomoda bem até duas pessoas, com a terceira se espremendo no assento do meio, além de o porta-malas ser menor.

O acabamento interno também deixa os rivais em posições diferentes. Enquanto o Fiesta de R$ 75 mil tem um acabamento não muito diferente do modelo de R$ 50 mil, com abuso no uso de plásticos rígidos no painel, o Golf de R$ 77 mil tem um acabamento similar ao modelo de R$ 80, R$ 90 mil, com arremates mais bem cuidados e materiais que passam uma maior impressão de qualidade.

Dinamicamente, Golf e Fiesta deixaram a mesma impressão: nem parece 1.0. Seja em retomadas ou acelerações, seja com o carro vazio ou carregado, nunca faltou fôlego vindo dos tricilíndricos. Mas o Fiesta peca na transmissão Powershift, que é lenta nas respostas. O Golf 1.0 vem equipado apenas com câmbio manual, mas não é qualquer câmbio manual, é um daqueles casos em que a alavanca e o pedal de embreagem tem uma operação tão fácil e precisa que você nem liga de ter que trocar as marchas por conta própria. Além disso, se mostrou mais econômico que o rival na vida real.

Escolha de Thiago Moreno – Meu dinheiro vai para o Golf sem titubear muito. Maior, com melhor acabamento, motor forte e econômico e dono de uma das transmissões mais prazerosas de se usar no mercado nacional, a opção da Volkswagen faz mais sentido e compensa a diferença de pouco mais de R$ 2.000 sobre o rival, mesmo sem opcionais. Só escolheria o Fiesta se eu não tivesse outra escolha exceto um 1.0 turbo com câmbio automático.

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