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C3, Stepway e CrossFox: vestidos para cativar

Versões com aparência diferenciada caíram no gosto do consumidor; Renault, Citroën e VW se enfrentam

15/12/2008 - Anelisa Lopes / Fotos: Anelisa Lopes, Thiago Moreno e Fernando Pedroso / Fonte: iCarros

Em 1999, a Fiat iniciou, com o lançamento da versão Adventure do Palio Weekend, o que hoje pode ser considerado como um apelo de personalização para modelos bem-aceitos no mercado. A lista inclui VW CrossFox e Saveiro Surf, Ford Fiesta Trail, Fiat Mille Way e Citroën C3 XTR. Cada um à sua maneira, com estilo fora-de-estrada de aparência graças a diversos itens incorporados à carroceria, estas versões têm mostrado agrado no gosto popular.

Nesta categoria, estes veículos não oferecem o principal equipamento que permite o uso na terra, a tração integral - e nem vieram ao mundo para isso. O que trazem em comum é a altura mais elevada em relação ao solo, pára-choque de impulsão, estribos laterais e, em alguns casos, pneus de uso misto. Lado a lado C3 XTR, VW CrossFox e Sandero Stepway mostram os seus diferenciais e comprovam, ou não, se são apenas uma forma de o motorista se diferenciar em meio à paisagem urbana.

No pódio, o Sandero Stepway leva o ouro pelo seu desempenho e espaço interno. Com preço a partir de R$ 41.790 mil, o derivado do projeto mostrado no final de 2007 chega aos R$ 51.820 se for totalmente equipado. Com a prata, o C3 XTR agrada pelo custo-benefício, devido à extensa lista de equipamentos de série, batendo nos R$ 46.290. Com pintura metálica, única opção disponível para o modelo, o preço chega aos R$ 46.975. Com o bronze no peito, o CrossFox deve uma reformulação, apesar de ter emplacado perto das 24.500 unidades neste ano, contabilizadas pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). A raposa vestida da marca alemã é o modelo com menos itens de série e sai por R$ 41.100.

Ouro
O Sandero Stepway foi o último entre a concorrência a chegar ao mercado. Com apelo urbano, mas diferenciado, o modelo é equipado com motor 1.6 bicombustível 16V de 107 cv quando abastecido com gasolina e 112 cv com álcool a 5.750 rpm. O torque, alcançado aos 3.750 giros, corresponde aos 15,1 mkgf (g) e 15,5 mkgf (a). Dentre os três, é o que mostra mais disposição na condução urbana e para ganhar velocidade. Após os 100 km/h, porém, o nível de vibração do veículo e o ruído do motor se fazem sentir na cabine.

O modelo conta como diferencial o generoso espaço interno, graças ao entreeixos de 2,58 metros, exatamente 12 centímetros a mais que os rivais. O porta-malas comporta 320 litros. Na cabine, ponto negativo para o material usado no painel, o conta-giros com moldura branca - neste caso, gosto não se discute -, e os comandos dos vidros abaixo do rádio, localização que se confunde com outros botões. Esta versão tem 5 cm a mais na altura em relação ao solo, batendo nos 1,57 m.   

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