Ajuste dos vidros externos C3
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Botões para cionamento dos vidros C3
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Painel Punto (comandos no volante são opcionais)
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Na oferta de hatches médios com motorização 1.4, Fiat e Citroën travam um bom duelo com Punto e C3, respectivamente. Da parte francesa, houve uma leve
reestilização na aparência e mudanças na suspensão no último mês. As modificações, porém, ainda não refletiram em ânimo no número de vendas do modelo desde a data em que foram incorporadas, já que entre agosto e setembro, a média de 3.000 unidades foi mantida.
De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 32.597 unidades do Punto contra 27.404 do C3 entre janeiro e setembro de 2008. Se no desempenho de vendas o compacto da Citroën perde, leva vantagem neste comparativo: desempenho mais equilibrado, maior oferta entre os equipamentos de série e preço mais baixo. Na versão Exclusive, o C3 sai por R$ 42.490, enquanto o concorrente custa R$ 44.280 na versão ELX.
C3 tem conjunto mecânico mais refinado
Vamos diretamente aos números: o 1.4 do C3 responde por 80 cv (g) e 82 cv (a) de potência a 5.250 giros e 12,6 kgfm (álcool e gasolina) a 3.250 rpm. O do Punto, por sua vez, é responsável por 85 cv (g) e 86 cv (a) de potência a 5.750 rotações e 12,4 kgfm (g) e 12,5 kgfm (a) de torque a 3.500 rpm. Ambos os modelos possuem transmissão manual de cinco velocidades.
O toque francês da Citroën se vê presente no conjunto mecânico do C3. Diferentemente do seu rival, que se torna ruidoso demais ao passar dos 3.500 giros, o C3 tem um rodar mais refinado, resultado de um melhor entrosamento entre câmbio e motor. Os engates são mais precisos, enquanto no Punto, a folga incomoda nas trocas mais rápidas. O rodar, conseqüentemente, é mais suave. O Punto exige muita aceleração para sair do lugar e para ganhar velocidade, ou seja, trabalha em alta rotação a maior parte do tempo.
Um detalhe importante no C3, que também é responsável pela sua melhor dirigibilidade, é a direção elétrica. Mais mole nas manobras, mas segura em velocidades mais altas, é direta. Hidráulica, a do Punto não exige esforço do condutor, mas é mais indireta nas respostas. Apesar disso, um relevo de cada lado do volante garante uma boa empunhadura.
Em relação a conforto, o Punto acomoda melhor quem vai na parte de trás. O entreeixos de 2,51 metros contra 2,46 metros do C3 garantem mais espaço interno para quatro passageiros adultos. No porta-malas, o papo é outro; C3 leva 305 litros contra 280 litros do modelo da Fiat.
No painel, o C3 manteve mostradores digitais, enquanto no Punto, as informações estão dispostas de forma analógica. O Punto tem um conjunto mais bem acabado, uma vez que o tipo de plástico (com relevo) usado no C3 dá a impressão de baixo custo.