entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

C3 e Punto duelam com motor 1.4

Hatches médios da Citroën e da Fiat são opção de modelos com motor na faixa dos 80 cv de potência

29/09/2008 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Na oferta de hatches médios com motorização 1.4, Fiat e Citroën travam um bom duelo com Punto e C3, respectivamente. Da parte francesa, houve uma leve reestilização na aparência e mudanças na suspensão no último mês. As modificações, porém, ainda não refletiram em ânimo no número de vendas do modelo desde a data em que foram incorporadas, já que entre agosto e setembro, a média de 3.000 unidades foi mantida. De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 32.597 unidades do Punto contra 27.404 do C3 entre janeiro e setembro de 2008. Se no desempenho de vendas o compacto da Citroën perde, leva vantagem neste comparativo: desempenho mais equilibrado, maior oferta entre os equipamentos de série e preço mais baixo. Na versão Exclusive, o C3 sai por R$ 42.490, enquanto o concorrente custa R$ 44.280 na versão ELX. C3 tem conjunto mecânico mais refinado Vamos diretamente aos números: o 1.4 do C3 responde por 80 cv (g) e 82 cv (a) de potência a 5.250 giros e 12,6 kgfm (álcool e gasolina) a 3.250 rpm. O do Punto, por sua vez, é responsável por 85 cv (g) e 86 cv (a) de potência a 5.750 rotações e 12,4 kgfm (g) e 12,5 kgfm (a) de torque a 3.500 rpm. Ambos os modelos possuem transmissão manual de cinco velocidades. O toque francês da Citroën se vê presente no conjunto mecânico do C3. Diferentemente do seu rival, que se torna ruidoso demais ao passar dos 3.500 giros, o C3 tem um rodar mais refinado, resultado de um melhor entrosamento entre câmbio e motor. Os engates são mais precisos, enquanto no Punto, a folga incomoda nas trocas mais rápidas. O rodar, conseqüentemente, é mais suave. O Punto exige muita aceleração para sair do lugar e para ganhar velocidade, ou seja, trabalha em alta rotação a maior parte do tempo. Um detalhe importante no C3, que também é responsável pela sua melhor dirigibilidade, é a direção elétrica. Mais mole nas manobras, mas segura em velocidades mais altas, é direta. Hidráulica, a do Punto não exige esforço do condutor, mas é mais indireta nas respostas. Apesar disso, um relevo de cada lado do volante garante uma boa empunhadura. Em relação a conforto, o Punto acomoda melhor quem vai na parte de trás. O entreeixos de 2,51 metros contra 2,46 metros do C3 garantem mais espaço interno para quatro passageiros adultos. No porta-malas, o papo é outro; C3 leva 305 litros contra 280 litros do modelo da Fiat. No painel, o C3 manteve mostradores digitais, enquanto no Punto, as informações estão dispostas de forma analógica. O Punto tem um conjunto mais bem acabado, uma vez que o tipo de plástico (com relevo) usado no C3 dá a impressão de baixo custo.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.