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Fit Twist e HB20X trilham caminhos opostos

Os aventureiros da Honda e da Hyundai, respectivamente, têm a mesma proposta, mas entregam experiências diferentes

13/05/2013 - Texto: Thiago Moreno / Fotos: Thiago Moreno e Aline Dumelle / Fonte: iCarros

A onda dos aventureiros urbanos ainda não passou pela costa do mercado brasileiro. As montadoras que não têm um correm para lançar suas versões de visual mais robusto e apliques na carroceria dos modelos em linha. Foi o que aconteceu com a Honda, que apresentou o Fit Twist em 2012, e a Hyundai, que trouxe o HB20X em 2013, poucos meses após o lançamento do modelo convencional.

Se a ideia de dar um visual “jipeiro” aos compactos é a mesma, Fit e HB20X entregam o mesmo pacote de maneiras diferentes. A começar pelo preço.  A Hyundai oferece seu aventureiro por R$ 48.755 na versão de entrada Style. Mesmo na topo de linha Premium, de R$ 51.255, que foi avaliada pelo iCarros, o modelo produzido em Piracicaba (SP) é mais barato que o Fit Twist, que não sai por menos de R$ 57.900.

E no papel, o Honda não justifica seu preço mais salgado. O motor, 1.5 flex de 116 cv com etanol e 115 cv com gasolina é menor e menos potente que o 1.6 flex de 128 cv com etanol e 122 cv com gasolina do Hyundai. Faltam equipamentos no Fit Twist que são de série no HB20X Premium, como sensor de estacionamento traseiro, conectividade via Bluetooth e comandos no volante.

Mesmo assim, ambos possuem um lista extensa de equipamentos de série, como ar-condicionado, espelhos com acionamento elétrico, vidros elétricos nas quatro portas, farois de neblina e rodas de liga-leve. Sem contar os adereços aventureiros, como o rack no teto, molduras plásticas ao redor das rodas e saia lateral.

HB20X anda bem, Fit Twist acomoda melhor

O Hyundai é mais leve (1.031 kg) e tem motor mais potente, então, já era de se esperar um desempenho mais forte do HB20X. E é isso o que ele entrega. O bloco 1.6 está sempre disposto e o câmbio manual de cinco marchas tem engates leves e precisos. Unindo isso à direção com assistência hidráulica, tem-se um carro que, apesar de ter 1,54 m de altura. 3,9 m de comprimento e 1,7 m de largura, responde bem ao acelerador. A suspensão, com acerto firme, privilegia a estabilidade. A 120 km/h, o carro roda a menos de 3.500 rpm sem oscilar.

Mas as vantagens do Hyundai param por aí. A suspensão mais dura deixa os impactos mais secos em vias esburacadas e, com um banco traseiro duro e uma linha de cintura alta, torna a vida dos passageiros mais difícil. O bagageiro de 300 litros está na média para o segmento, porém, o Fit Twist consegue fazer melhor.

O modelo da Honda leva 380 litros no bagageiro e, mesmo tendo a mesma distância entre-eixos do rival (2,5 m), acomoda melhor os passageiros. O motor do Fit, bem recuado na dianteira do carro, abre espaço para um maior espaço interno e, com uma área envidraçada maior, não deixa uma sensação “claustrofóbica” para quem vai atrás. Além disso, tem mais itens de comodidade para os passageiros, como porta-trecos espalhados no painel, dois porta-luvas e um sistema no assento traseiro que permite que a peça seja erguida e dê espaço para objetos mais altos que não cabem no porta-malas.

Com 1,57 m de altura, 1,7 de largura, 3,9 m de comprimento e 1.114 kg, o Fit Twist tem o mesmo porte e é mais pesado que o HB20X, mas dirigi-lo é mais simples. Mérito da direção, com assistência elétrica, que torna a condução mais tranquila. Porém, o motor menor se faz perceber na estrada, onde o conta-giros marca 4.000 rpm para manter 120 km/h e o ruído do propulsor começa a ser percebido dentro da cabine.

“Look” de aventura

Tal qual um desfile de moda inspirado em motivos militares, tanto o Honda Fit Twist como o Hyundai HB20X ficam só no visual quando o assunto é sair do asfalto. Porém, a impressão passada pelo último é melhor: as rodas de 15 polegadas são menores que as de raio 16 do Fit, mas são calçadas por pneus de perfil mais alto, sendo 195/65 no HB20X e 185/55 no Fit. Então, se você for realmente encarar uma estrada de terra, terá de se preocupar menos com um pneu estourado a bordo do Hyundai.

Além disso, o HB20X ganhou 70 mm de altura em relação à versão convencional, enquanto o Fit tem 35 mm a mais. Olhando o perfil de ambos, o Hyundai se mostra mais alto e os pneus maiores com rodas menores lembram mais os jipes de verdade que o Honda, que aparenta ser apenas uma versão com mais acessórios do Fit normal que um carro com alguma pretensão aventureira.

Escolha de Thiago Moreno - Se a ideia é priorizar o conforto dos ocupantes e a versatilidade do veículo, o Honda Fit Twist é mais confortável e entrega um visual aventureiro. O concorrente, no entanto, é mais potente, barato e equipado e, por isso, o Hyundai HB20X leva o comparativo por oferecer, além disso, um visual que remete mais aos SUVs que o Fit. É preciso, porém, ter consciência de que nenhum dos dois vai encarar uma trilha.

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