entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hyundai HB20 1.0 Turbo: dominando regras do jogo| Impressões

No mundo dos hatches compactos, vence quem oferece mais por menos e agrega valor ao seu dono

18/09/2019 - João Brigato / Fotos: João Brigato / Fonte: iCarros

Tal qual Fiat Palio e Volkswagen Gol brigaram por anos pela liderança do segmento de hatches compactos, hoje essa batalha é travada por três icônicos modelos: Ford Ka, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Enquanto o primeiro foi reestilizado no ano passado, os outros dois ganharam nova geração em setembro. Já andamos no Onix e agora chega a vez de falar do HB20.

Digestão de estilo

É inegável a polarização que o design da nova geração provocará nas ruas. Ele mantém elementos do modelo antigo ao mesmo tempo que traz uma nova interpretação do estilo Hyundai. É o suficiente para chamar atenção na rua e se destacar na multidão de hatches compactos de estilo pasteurizado ou genérico.

Veja todas as versões e preços do HB20 2020

Leva tempo, mas haverá um processo de digerir as linhas ousadas do HB20 para começar a entender o porquê de ele ser assim. Primeiro que a Hyundai sempre foi muito honseta quanto ao posicionamento de seus carros. O HB20 2020 não tenta parecer algo que ele não é. Inegavelmente compacto, ele se aproveita disso para parecer realmente um modelo de menor porte e até fofinho ao olhar.

Onde importa

A cabine foi a mais beneficiada nessa mudança. Ao adotar estilo horizontalizado, o novo Hyundai HB20 trouxe mais sofisticação ao ambiente interno. Os materiais são bem encaixados e feitos de plástico duro que não é mais oco como antes. Tudo fica à mão e tem ótima ergonomia, além de fácil de usar.

A versão topo de linha Diamond Plus de R$ 77.990 foi a que pude ter o primeiro contato. E nela há revestimento de couro marrom, plástico marrom e detalhes em azul brilhante. A combinação não é das mais agradáveis ao visual (o HB20S com cabine cinza é mais harmônico e chique), mas faz o papel de se diferenciar perante modelos rivais.

Procurando um HB20? Veja ofertas

Os bancos confortáveis abraçam bem o motorista e revelam uma das principais novidades do HB20: o ajuste de altura por alavanca. Nada mais de arrumar apenas a inclinação do assento e ter de dirigir de maneira claustrofóbica. Apesar da linha de cintura alta, não é essa a sensação que o HB20 2020 passa, é justamente o oposto.

Tempero coreano

Se por fora e por dentro a Hyundai tentou imprimir maior sofisticação no HB20, seu rodar deixa isso mais claro. Com a chegada de Volkswagen Polo e Fiat Argo, modelos dinamicamente mais bem acertados, era preciso subir o sarrafo para o HB20 e foi justamente isso que aconteceu nessa nova geração.

O Hyundai HB20 2020 se comporta como um carro mais evoluído e aparentemente mais caro. O rodar é sólido e há um apetite para curvas que até então fazia parte das escolas alemã e italiana de fazer carros, não da coreana. O novo HB20 se comporta bem em trechos sinuosos e apresenta dinamismo em sua tocada. Fica o desejo por uma versão esportiva N, porque potencial ele tem.

Com motor 1.0 três cilindros de 120 cv e 17,5 kgfm de torque, o HB20 ficou esperto e gostoso de dirigir. O motor atua de maneira silenciosa e linear, sem patadas ou brutalidade. Ainda assim,tem força instantânea suficiente para fazer seu corpo grudar no banco e levar o pequenino hatch a velocidades mais altas com tranquilidade.

Ultrapassagens são fáceis, em especial por conta da resposta rápida da transmissão automática de seis marchas. Ela trabalha de modo suave e prioriza sempre marchas mais altas, sendo capaz de deixar o motor 1.0 T-GDi girar  a pouco mais de mil rotações por minuto. Vale destacar também o acerto do acelerador, que ficou mais linear e sem o senso de urgência do modelo anterior.

A suspensão é outro item que melhorou largamente no HB20 de segunda geração. Não há mais batidas secas vindas da traseira, além de conseguir manter o carro com conforto mesmo em superfícies acidentadas. Sem ser mole ou dura demais, ela apresenta um meio termo entre esportividade e conforto que não compromete a tocada em qualquer ambiente asfaltado.

Tech HB20

Em termos tecnológicos, a nova geração do HB20 traz nas versões mais caras alguns itens que merecem atenção individual. Inédita na categoria, a frenagem autônoma de emergência atua até 50 km/h para parar o carro completamente. Avisos sonoros são acompanhados de uma frenagem estancada que consegue interromper a trajetória acidental do HB20.

Simule hoje as parcela do seu próximo carro

Já o sistema de manutenção em faixa trabalha apenas como aviso. Ele não faz correções no volante ou o faz vibrar. Apenas alerta por som e visual que você está saindo da trajetória. Mesmo em lugares com faixas apagadas ou ausentes, ele desenha virtualmente linhas que o mantém no caminho certo.

Outro ponto é o controle de tração e estabilidade. Um tanto quanto invasivo, ele atua de maneira bastante precoce, evitando qualquer tipo de escorregada da carroceria. Em termos de segurança é ótimo, mas em questão de diversão ao volante, poderia ser um poquinho mais solto.

Conclusão

A Hyundai provou que entende do gosto do brasileiro com o HB20 desde sua primeira aparição em 2012. Trouxe um carro estiloso, moderno e com equipamentos desejados na categoria. Elevou o patamar na reestilização, mas agora atinge seu auge na segunda geração.

O Hyundai HB20 2020 mantém fiel ao que fez do HB20 um ícone nacional ao mesmo tempo em que aposta em fórmulas como o design chocante e o interior bem cuidado para parecer mais caro que é. A dirigibilidade foi um acerto muito bem feito pela Hyundai, colocando ele entre os hatches compactos mais gostosos de dirigir.

Sem a pretensão de tirar o Chevrolet Onix da liderança por conta do volume de produção, o novo Hyundai HB20 tem armas suficientes para assumir em definitivo a segunda posição no ranking de vendas. O preço ficou salgado nas versões turbo, é fato, mas existem qualidades verdadeiras que serão suficientes para atrair o consumidor, mostrando que ele aprendeu a dominar as regras do jogo dos compactos com suas próprias cartas.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.