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i-Motion e Dualogic mostram seus prós e contras

Versões com câmbio automatizado são opção para quem quer aposentar a embreagem e tem até R$ 40 mil para gastar

30/05/2011 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Se o pé esquerdo está cansado de acionar a embreagem e o braço já não aguenta o troca troca de marcha, Volkswagen Fox e Fiat Palio podem ser a solução para quem busca um carro compacto para enfrentar as intermináveis filas de trânsito das grandes cidades. Equipados com câmbio automatizado – Dualogic no Fiat e i-Motion no Volks -, os modelos permitem a condução no modo automático e manual, além de serem mais em conta que os modelos que trazem a transmissão automática.

Na versão Essence Dualogic, o Palio custa R$ 39.230 e traz, além da caixa diferenciada, direção hidráulica, faróis de neblina, coluna de direção com regulagem de altura, travas e vidros dianteiros elétricos. A opção mais barata do Fox i-motion sai por R$ 39.340, com desembaçador traseiro e direção hidráulica; a topo de linha Prime, fotografada neste comparativo, vale R$ 44.330 e agrega airbag duplo, faróis de neblina e freios ABS. Vidros elétricos dianteiros, no entanto, são opcionais nas duas versões do Fox.

Os dois modelos são movidos por um motor de 1,6 litro bicombustível. O do Palio é mais potente e conta com 117 cv e 16,8 mkgf com álcool, além das 16V. O do Fox gera 104 cv e 15,6 mkgf com o mesmo combustível e possui 8V. O câmbio automatizado, que pode operar sozinho ou de acordo com as trocas do condutor, é de cinco velocidades nos dois.

Tempo para pensar

Apesar de terem a mesma estrutura de funcionamento, os automatizados da Fiat e da Volkswagen atuam de forma diferente, tendo como único ponto em comum o fato de precisarem de um tempo para processar as mudanças de velocidade, tanto no modo manual como no automático.

As trocas manuais no i-Motion são feitas mais rapidamente, enquanto no Dualogic, é preciso movimentar a alavanca de acordo com o tempo de processamento do sistema. Ou seja, quando é preciso movimentar a alavanca rapidamente, como ao sair de uma garagem de ré e engatar a primeira, o sistema pede para que a operação seja refeita. Em determinadas situações, esta demora chega até a ser perigosa.

Quando funciona no D (drive), o Fox tem respostas mais rápidas e um desempenho mais linear, já que há menos perda de torque entre as trocas de velocidade. O incômodo fica somente na mudança da primeira para segunda marcha se houver uma aceleração brusca. A sensação que se tem é que o sistema precisa de um fôlego para realizar a operação. A partir daí, as trocas são mais suaves. No Palio, os trancos são constantes, da primeira à quinta marcha, restando ao condutor optar pelo modo manual para ter mais conforto na condução. O que vale ressaltar é que este tipo de transmissão é indicado para quem roda a maior parte do tempo em vias urbanas.

No que diz respeito ao desempenho do motor, a principal diferença de performance entre os dois está no fato de, no Fox, o torque máximo aparecer na faixa dos 2.500 giros, enquanto no Palio, a força começa a surgir aos 4.500 rpm. Ou seja, o Fox é mais determinado em baixas velocidades, enquanto o Palio precisa de um tempo para embalar.

Mesmo na faixa dos R$ 40 mil, carros vêm praticamente “pelados”

Ambos os modelos têm preço na faixa dos R$ 40 mil, o que seria um valor razoável levando-se em conta a oferta do sistema automatizado. Colocando os itens de série na ponta do lápis, porém, o comprador não vai levar um carro equipado para casa. O cliente da Fiat fica mais satisfeito, pois recebe uma lista maior de equipamentos. No caso do Fox, é preciso desembolsar mais R$ 860 para ter travamento central e vidros dianteiros elétricos. As borboletas para trocas manuais atrás do volante também são adquiridas à parte.

Na cabine, alguns detalhes do Palio denunciam a idade mais avançada do projeto. Um exemplo claro está no ajuste do banco do motorista (foto). Sistema complicado e pouco seguro, já que a posição da haste pode prender a roupa ou uma bolsa. O espaço no interior é equivalente nos concorrentes: quatro adultos. No bagageiro, vão 260 litros no Fox e 290 litros no Palio.

Veredicto de Anelisa Lopes –
tanto o Palio como o Fox, em suas versões com câmbio automatizado, oferece uma boa solução para quem quer aposentar a embreagem. De um lado, o Palio oferece mais equipamentos. De outro, o Fox tem um projeto mais moderno e um melhor desempenho. Mesmo com menos recursos de fábrica na bagagem, o Fox i-Motion é a opção mais acertada.

 

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