entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

JAC T8 e Mercedes Vito: que van sou eu?

O transporte executivo de passageiros não está mais preso apenas às vans derivadas de veículos de carga

06/05/2016 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Não faz muito tempo que as opções para o transporte executivo de passageiros estavam restritas às vans derivadas de veículos comerciais ou de carga. Modelos como a Fiat Ducato ou Mercedes-Benz Sprinter além de grandes e nem sempre confortáveis, exigiam carteira D em determinadas configurações por terem capacidade para levar mais que nove passageiros. Hoje, porém, quem precisa levar entre sete e nove pessoas sem perder em conforto e sem precisar tirar uma CNH igual a dos motoristas de ônibus pode encontrar respostas na JAC T8 e na Mercedes-Benz Vito Tourer. Veja como anda cada uma:

JAC T8: para viajar com a galera

Por R$ 95.990, o JAC T8 foge dos padrões de carros de origem chinesa. Relativamente caro, traz motor turbo e acabamentos mais próximos do segmento premium que os demais modelos da marca. Nominalmente, a van leva sete passageiros e, para esta tarefa, opções não faltam. São veículos como a Chevrolet Spin ou a Fiat Doblò, que podem acomodar sete pessoas da mesma maneira cobrando cerca de R$ 20 mil a menos. Mas...

Leia mais:
Confira a ficha técnica da JAC T8

Tente, no entanto, acomodar sete adultos e a bagagem de um final de semana na praia nas concorrentes e veja que, de repente, o modelo da JAC nem está cobrando um valor tão alto assim. Com seus 5,1 m de comprimento e 3,1 m de entre-eixos, a T8 acomoda bem seus sete ocupantes. A van mede ainda 2 m de altura e 1,8 m de largura. A JAC não declara o tamanho do porta-malas, mas é possível fazer viagens de final de semana em sete sem se preocupar com o espaço no bagageiro.

Por dentro, a primeira e a segunda fileira de bancos são individuais com encostos de braço para todos, sendo que a do meio permite que os assentos girem 360º. Com o carro parado, é um convite para a interação entre os passageiros, mas, andando, a fixação dos cintos nas colunas laterais impede que o uso em movimento. Também possível movimentar os bancos da segunda fileira para frente e para trás, modulando o espaço. Assim, é mais fácil achar a posição ideal e até seis adultos se acomodam sem problema. Um sétimo, que iria no terceiro assento da última fileira interiça, é o que se aperta mais e não tem nem encosto de cabeça nem cinto de segurança de três pontos.

Mas a T8 compensa em itens de série. Sem opcionais, traz direção hidráulica, ar-condicionado automático com comando individual para a traseira, central multimídia com tela de toque e conectividade via Bluetooth e USB, acabamento de couro e teto-solar elétrico. Teto, inclusive, que é postado no meio do carro, para o melhor proveito dos passageiros. Para quem vai de carona, a viagem no JAC mais parece um traslado executivo.

O motorista, profissional ou não, não foi deixado de lado. Mecanicamente, o T8 também se difere de outros modelos da JAC. O motor 2.0 turbo a gasolina entrega 175 cv de potência e 26,5 kgfm de torque é exclusivo da van, assim como a tração traseira. O câmbio é manual de seis velocidades. Mesmo pesando 2.100 kg, o torque extra da turbina garante que a T8 não faça diferenciação entre rodar vazia ou carregada. No entanto é preciso trabalhar bem o câmbio, pois a ação do turbo ocorre tarde, após os 3.000 rpm, mas dá direito a aceleração forte e assobio de turbina. O consumo porém, não é nada comedido: ficou em 6 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada.

A suspensão é acertada para o conforto e o rolamento de carroceria é perceptível. Porém, mesmo a 120 km/h na estrada com o carro carregado, a T8 não assusta e o isolamento acústico é tão bom que você precisará se acostumar a ver seus passageiros caírem no sono logo no começo da viagem.

Mercedes-Benz Vito: trabalho com conforto padrão Mercedes-Benz

A Mercedes Vito Tourer é bem mais cara. Custa R$ 129.990. Mas, olhando por fora e por dentro é difícil ver para onde foi o investimento mais alto, ao menos na versão Comfort de 9 lugares das fotos. Para-choques pretos, rodas de ferro e bancos em tecido. É preciso rodar para a Vito mostrar a que veio.

Leia mais:
Veja a ficha técnica da Mercedes-Benz Vito Tourer

A direção tem assistência elétrica e o carro conta com diversos sistemas de segurança eletrônicos como controles de estabilidade e tração, monitor de cansaço do motorista e assistente de partida em rampas. Também entram na conta o rádio com conexão via bluetooth e o ar-condicionado com controle para as fileiras traseiras. Os assentos contam com sistema Isofix para instalação de cadeiras infantis.

Com 5,1 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,9 m de altura e 3,2 m de entre-eixos, a Vito Tourer acomoda oito passageiros mais o motorista sem apertos e todos contam com assentos individuais com encosto de cabeça e cinto de três pontos. Mesmo não tendo toda a modularidade de espaço da T8, a van da Mercedes torna a acomodação dos passageiros fácil, mesmo os dois que vão ao lado do motorista na primeira fileira não encontram dificuldades. “Cabe a mala de todo mundo”? Sim, cabe. Do mesmo jeito que na JAC: para viagens de finais de semana.

Se por um lado, o acabamento de tecido dos bancos não remeta a nenhum luxo, a montagem das peças e o silêncio ao rodar impressionam. A suspensão da Vito é um pouco mais firme, mas não incomoda os passageiros e passa mais segurança nas mudanças de direção. E precisa, pois o motor 2.0 turbo flex com 184 cv e 30,6 kgfm com etanol ou gasolina empurra com facilidade os 2.175 kg da Vito. A partir dos 1.500 rpm, a turbina já age com força e, nas saídas de farol, mesmo carregada, não é difícil deixar carros convencionais com motor 1.6 para trás. O câmbio da Vito também é apenas manual de seis marchas e a tração é traseira.

E com qual ficar? – Apesar de terem propostas similares, o preço e as capacidades da T8 e da Vito Tourer impedem que os modelos sejam comparados como iguais. A van da JAC tem uma proposta mais familiar, para quem precisa viajar com mais gente do que seria possível num carro convencional. Já a da Mercedes tem uma pegada mais para o trabalho. O acabamento simples o robusto mostra que a Vito veio para pegar no batente sem esquecer da segurança.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.