entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Linea e Focus querem vaga entre líderes

Fiat e Ford investem no segmento de sedãs médios para alavancar vendas no mercado em que ninguém desbanca os japoneses

24/11/2008 - Texto e fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros

Você consegue imaginar um campeonato em que dois times japoneses figuram na primeira divisão? Pode parecer estranho, mas é justamente isso que acontece no segmento de sedãs médios. Depois de valorizar o passe do Civic, a Honda tornou-se a líder invicta. E, para não ficar de fora, a Toyota tratou de focar em seu melhor artilheiro e investiu alto no Corolla.

De olho nas altas cifras que este mercado rende, Ford e Fiat lançaram seus melhores jogadores para a disputa, já que a aposentadoria do Marea e a longa permanência da primeira geração do Focus em campo renderam às duas equipes espaço na terceira divisão. Para a próxima temporada, ambas já possuem dois bons jogadores que podem tirar os times da lama: Linea e a segunda geração do Focus, apresentados em setembro. Para 2009, é certo que os times entrarão para a segunda divisão, mas, será que os dois craques possuem atributos para brigar na primeira categoria?

Para a Ford, falta apenas um fator que não a deixa brigar de igual para igual com os seus concorrentes da Série A: o motor flex, aguardado para o primeiro semestre do ano que vem. Mesmo assim, o representante da oval azul dá um chapéu na Fiat e marca goleada que garante sua boa posição. Nas versões topo de linha, Linea 1.9 Dualogic Absolute, cotada a R$ 68.640, fica para trás quando joga com o Ford Focus Sedan 2.0 Ghia, de R$ 74.890. Os pouco mais de R$ 6 mil de diferença entre os artilheiros, avaliados com câmbio automático, são explicados pelo melhor desempenho e equipamentos de série do Ford.

Focus Sedan garante show de gols

A performance do Focus Sedan tem tratamento europeu. Isso porque o modelo argentino vendido no Brasil é semelhante ao comercializado na Europa. Traz um motor 2.0 a gasolina sob o capô que, aliado ao câmbio automático de quatro velocidades com opção de trocas manuais garante a dirigibilidade como sua melhor característica. Movido a gasolina, desenvolve 145 cv de potência a 6.000 giros e 19 kgfm de torque a 4.500 rotações. As trocas manuais são feitas por meio da alavanca da transmissão. Falta um pouco de fôlego ao jogador na arrancada, apesar de isso não comprometer o seu desempenho na estrada.    

Outro mérito do modelo está na ignição. A chave serve para abrir e fechar o carro. Se estiver no bolso da calça ou no console, permite que o carro entre em funcionamento por de um botão “Power”. Só não a esqueça dentro do carro. Luzes de cortesia embaixo dos retrovisores externos e teto solar elétrico são diferenciais em relação ao rival, pois não estão disponíveis no Linea nem como opcionais.
  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.