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Suzuki Vitara 4Sport tem bom desempenho e surpreende

Quarta geração do SUV recebeu visual atualizado e um novo motor 1.4 turbo na versão testada, de R$ 107.990

08/05/2017 - Texto e fotos: Anamaria Rinaldi / Fonte: iCarros

A quarta geração do Suzuki Vitara, que substituiu o Grand Vitara por aqui, chegou ao mercado brasileiro em outubro do ano passado exibindo visual atualizado e novos motores. Vale lembrar, porém, que ambos conviveram no catálogo da marca por pouco mais de dois meses, até que o Grand Vitara saiu de linha oficialmente em janeiro deste ano. Queridinho da Suzuki junto com o Jimny, o Vitara é oferecido em seis versões, com preços entre R$ 79.590 e R$ 112.990. O modelo avaliado pelo iCarros é o 4Sport 1.4 automático, de R$ 107.990.

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Novo visual

Importado da Hungria, o Vitara está mais moderno, embora ainda não seja exemplo de ousadia no desenho externo. Ele ficou bem mais atraente que o antigo Grand Vitara, agora trazendo dianteira redesenhada com nova grade, faróis com contorno em vermelho e luzes diurnas e novo para-choque com faróis de neblina integrados. Completam o visual o rack de teto na cor prata e as rodas de liga leve aro 17". Isso tudo na 4Sport. 

A dianteira tem estilo diferente em cada opção de acabamento. A configuração de entrada 4All é mais simples, sem cromados na grade e sem o rack de teto, enquanto a intermediária 4You traz duas linhas horizontais na grade, sem a linha vermelha de contorno nos faróis e com rack em preto. E se o cliente quiser, tem à disposição 22 combinações de cores de carroceria e teto. A Suzuki informou que, provavelmente em 2018, o Vitara passará a ser feito em Catalão (GO). 

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Desempenho e consumo

Novidade na linha Vitara, o motor 1.4 turbo a gasolina que equipa unicamente a versão 4Sport rende 146 cv de potência e 23,5 kgfm de torque a partir de 1.700 rpm. Em conjunto atua o câmbio automático de seis marchas com opção de trocas manuais nas borboletas atrás do volante. Quer saber como anda? Basta um leve toque no pedal do acelerador para o carro sair da imobilidade. 

O Vitara é ágil e o torque máximo disponível já em giros baixos garante arrancadas bruscas e retomadas de velocidade enérgicas. Esse motor 1.4 caiu muito bem ao SUV de 1.235 kg. O câmbio também agradou, com funcionamento suave e sem vacilos na escolha das marchas. Na estrada, porém, ele mantém o giro acima das 2.000 rpm, deixando o nível de ruído dentro da cabine um pouco mais elevado do que gostaria. 

Pelos dados de consumo do Inmetro, ele roda 12 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. Durante a avaliação, ele marcou no computador de bordo média de 11,7 km/l na cidade e até 15,1 km/l na estrada. Muito bom!

Confira todas as versões e preços 

A direção elétrica é precisa e a posição de dirigir não é tão elevada. Dá até para esquecer que se está ao volante de um SUV. A suspensão ficou muito boa, filtrando bem qualquer imperfeição do piso. Outro aspecto que merece elogio é a estabilidade em curvas. 

Acabamento e espaço interno

O acabamento interno do Vitara é elegante, ainda que sem frescuras. No geral, chega a ser simples quando comparado com a cabine de alguns rivais. Há uma régua estilo aço escovado no centro do painel, tonalidade prateada que se repete em outras peças da cabine. Outros destaques são o relógio entre as saídas de ar, as pedaleiras de alumínio e a grande tela da central multimídia. Chama a atenção ainda as costuras e detalhes em vermelho

Com 2,50 metros de entre-eixos, o espaço para quem vai no banco traseiro é amplo, acomodando sem problemas três adultos. Eles contam ainda com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para todos. O porta-malas não é tão grande, mas tem capacidade para 375 litros. 

Compare o Vitara com seus concorrentes

Equipamentos de série 

A opção 4Sport vem de série com ar-condicionado digital, direção elétrica, rodas de liga leve aro 17", sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, Start/Stop, isofix, computador de bordo, volante revestido de couro com ajuste de altura e profundidade, partida por botão, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis, acendimento automático dos faróis, luz diurna de LED, faróis de neblina, sensor de chuva, controlador de velocidade, sensor de estacionamento e câmera de ré 

A central multimídia, também de série, possui tela sensível ao toque de 10", espelhamento de smartphones via Apple CarPlay, AndroidAuto e Mirror Link, 16GB de memória interna e três entradas USB. Ela ainda permite compartilhar a internet do celular para acessar aplicativos como Waze, YouTube e Spotify.

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Após uma semana rodando com o Vitara, ele é um carro que vai deixar saudade. O modelo tem ótimo desempenho, é confortável, econômico e bem equipado. Ele serve muito bom como único carro da família. O problema é que cobra caro pela manutenção. Conforme os valores descritos no site da Suzuki, as seis primeiras revisões periódicas saem por R$ 4.110 já com a mão de obra incluída, sendo as três primeiras R$ 469, R$ 718 e R$ 659, respectivamente. 

 

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