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XC60 diesel injeta força no SUV da Volvo

Agora com opção de motorização a diesel, utilitário ganha em torque sem perder em conforto dentro da cabine

14/11/2016 - Texto e fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Em agosto, a Volvo apresentou uma opção de motorização a diesel para o XC60. Precisava? Segundo a marca, sim, pois alguns clientes queriam um SUV Volvo, mas preferiam as características de um motor diesel. Avaliado na versão Momentum, o XC60 D5 AWD custa R$ 241.950 e quer mostrar a que veio.

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Ficha técnica e equipamentos:

As versões a diesel do Volvo XC60 são equipadas sempre com o motor de cinco cilindros 2.4 turbodiesel de 221 cv de potência e 44,8 kgfm de torque. O câmbio permanece automático de seis velocidades, mas um dos diferenciais do modelo a diesel é a presença da tração integral, que trabalha com um acoplamento viscoso para balancear a distribuição de força entre os eixos. Assim, sempre há potência em direção ao chão. Numa situação de uso normal, 5% do total fica com o eixo traseiro, mas, dependendo da aderência do piso, essa divisão chega a 50% na dianteira e 50% na traseira.

Nas medidas, o XC60 a diesel tem 4,64 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,71 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 495 litros de bagagem. O peso total da versão a diesel é de 1.903 kg, 69 kg a mais que a configuração a gasolina. De acordo com dados do InMetro, o consumo oficial do XC60 diesel é de 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada. Com um tanque de 70 litros, sua autonomia teórica é de 868 km.

Entre os itens de série, essa versão mais completa conta com ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de 18 polegadas, freio de mão elétrico, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, regulagem elétrica para o banco do passageiro, tela central multimídia de 8 polegadas com navegação via GPS, faróis de xenônio, regulagem elétrica para o banco do motorista com memória de posição e teto solar elétrico.

O modelo também traz o sistema City Safety da Volvo, que ajuda o condutor para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas. Outros sistemas de segurança inclusos são os controles de tração e estabilidade e seis airbags.

Como anda?

Apesar da idade do projeto (lançado em 2009 e redesenhado em 2013), o visual do XC60 não perdeu fãs pelo visual que está envelhecendo. Por dentro, a disposição, a quantidade de botões e a ausência de uma tela de toque entregam a passagem do tempo. Dito isso, o SUV acomoda bem cinco adultos e dois assentos traseiros contam com boosters infantis, para acomodar crianças maiores.

A grande novidade, o motor a diesel, mostra a que veio por seu refinamento e força. Com cinco cilindros e a maior vibração resultante das necessidades desse combustível, o propulsor nasceu desbalanceado. Porém, com o uso de coxins de motor bem dimensionados, é difícil diferenciar sua vibração na comparação com o motor a gasolina.

Em força, no entanto, a diferença é nítida. O XC60 puxa mais forte mesmo dificilmente tendo que passar das 2.000 rpm para manter o ritmo. Com o sistema de tração integral, o SUV aguenta incursões por estradas de terra batida sem deixar o motorista menos confiante.

Mesmo nas piores condições de consumo, com ar-condicionado ligado 100% do tempo e com trânsito pesado, a pior média registrada pelo computador de bordo ficou em cerca de 8 km/l. Nada mal para o porte e peso do veículo. Mas a economia não é o que chama mais a atenção. Isso fica para a compostura do motor. Para ouvir os característicos sons estalados do motor a diesel é preciso estar em marcha lenta e com as janelas abertas. Do contrário, é um XC60 como qualquer outro. Ao acelerar, o som encorpa e fica mais para um cinco cilindros a gasolina.

Quanto custa para manter?

A Volvo oferece dois anos de garantia para o XC60 a diesel, assim como dois anos gratuitos para a utilização do On Call, sistema que permite o controle remoto de funções do carro (como partida, por exemplo) via aplicativo de celular, rastreamento, imobilização remota e assistência em caso de acidente.

A marca divulga os valores das revisões periódicas até os 60 mil km rodados, uma a cada 10 mil km ou um ano, o que ocorrer primeiro. Para o XC60 os preços são os mesmos para a motorização a gasolina e a para a motorização a diesel. A primeira, de 10 mil km, sai por R$ 949, a de R$ 20 mil km custa R$ 1.848, a de 30 mil km R$ 949, a de 40 mil km R$ 2.349, a de 50 mil km R$ 949 e a de 60 mil km R$ 3.399. Já o On Call, após o período de gratuidade de 24 meses, passa a custar R$ 1.249 por ano aos usuários que optarem pela manutenção dos serviços.
 

 

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