entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

5 carros desenvolvidos no Brasil vendidos no resto do mundo

Dada importância do mercado brasileiro, país é palco de desenvolvimento de diversos carros globais

28/06/2017 - João Brigato / Fotos: iCarros e Divulgação / Fonte: iCarros

Foi-se o tempo em que os carros desenvolvidos no Brasil permaneciam apenas em nosso país ou eram exportados apenas para a América Latina. Apesar de alguns casos emblemático como Volkswagen Voyage exportado como Fox para os Estados Unidos e da presença da primeira geração do Fiat Palio e seus derivados nos quatro cantos do mundo, são poucos os carros desenvolvidos completamente em nosso país a cruzar o atlântico em direção a outros mercados. Conheça alguns deles:

Chevrolet S10
Veja ofertas de S10

Desenvolvida em conjunto com a Thailândia, a Chevrolet S10 é um produto chave para a marca no Brasil. Por aqui ela sempre foi independente, passando por modificações visuais a gosto do brasileiro ao longo de sua primeira geração. A nossa S10, inclusive, serviu como ponto de partida para a Chevrolet Colorado norte-americana e para a GMC Canyon, ambas ligeiramente maiores que a picape brasileira. 

Lançamento no Brasil: Fevereiro de 2012
Lançamento global: Thailândia em outubro de 2011 (como Chevrolet Colorado)

Ford EcoSport
Veja ofertas de EcoSport

Enquanto a primeira geração do SUV brasileiro não foi vendida fora da América, sua segunda encarnação assumiu a missão de ser global. Ele foi mostrado primeiro lá fora como conceito (em janeiro de 2012 na Índia) e também quando o modelo reestilizado surgiu (em novembro de 2016 nos EUA), porém o Brasil sempre foi o primeiro mercado a vendê-lo e não será diferente com o facelift. Na Europa ele sofreu duras críticas em seu início de carreira e precisou passar por mudanças de acabamento e mecânica, além de perder o estepe na traseira. 

Lançamento no Brasil: Julho de 2012
Lançamento global: China em março de 2013, Índia em junho de 2013, Europa em fevereiro de 2014 e Estados Unidos em 2018.

Ford Ka
Veja ofertas de Ka

A primeira geração do Ford Ka era igual em todo o mundo, até que os brasileiros resolveram mexer em sua traseira. Já em sua segunda geração, cada um seguiu seu caminho: enquanto o Brasil mantinha parte da essência do modelo original, o Ka europeu passava a ser derivado do Fiat 500. Com a importância do segmento de compactos no Brasil, ficamos responsáveis pela atual geração do Ka que é vendida como Ka+ (Ka Plus) na Europa e como Figo na Índia, com direito a um sedã encurtado chamado de Aspire. 

Lançamento no Brasil: Agosto de 2014
Lançamento global: Índia como Figo em setembro de 2015 e Europa como Ka+ em junho de 2016

Nissan Kicks
Veja ofertas de Kicks

Que país melhor para desenvolver um SUV compacto do que aquele que praticamente criou o segmento com o EcoSport? Com este pensamento e a plataforma do March, a Nissan brasileira desenvolveu o Kicks. Alternativa menos ousada ao exótico Juke, ainda que não lhe falte arrojo, o Nissan Kicks deve ganhar o mundo nos próximos anos, com expectativa de chegar aos Estados Unidos e Europa. 

Lançamento no Brasil: Junho de 2016
Lançamento Global: China em abril de 2017

Renault Sandero

Veja ofertas de Sandero

Com o sedã Logan em mãos, a Renault brasileira tinha a missão de transformá-lo em um hatch atrativo, já que a primeira geração do sedã tinha estilo um tanto quanto neutro. Graças ao trabalho feito no Sandero, vendido também pela Dacia na Europa, a Renault do Brasil se tornou essencial no desenvolvimento de carros globais baratos da marca, inclusive com participação no projeto dos Dacia Duster, Lodgy e Dokker, além dos atuais Sandero e Logan.

Lançamento no Brasil: Novembro de 2007
Lançamento Global: Março de 2008 (como Dacia Sandero)

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.