entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Como comprar ou vender carro online? Veja dicas!

Quer saber como comprar ou vender seu carro online? O iCarros e a Milena Machado te ensinam!

26/09/2021 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Olá pessoal, tudo bem? Eu sou a Millena Machado e sou apaixonada pelo mundo automotivo e junto com o iCarros vou te ajudar em como vender ou comprar o seu carro.

Para muitos, vender ou comprar um carro parece uma tarefa difícil e cheia de complicações, certo? Então hoje vim ajudar você, a como vender ou comprar o seu novo carro de forma fácil, segura e 100% online aqui no iCarros!

Vocês me enviaram algumas perguntas pelas redes sociais então bora lá responder e te ajudar nessa! Vamos para a primeira pergunta: 

Como posso vender meu carro pelo melhor preço possível?

Muitos aspectos devem ser levados em conta na hora de você definir um preço para vender o seu carro. Ano de fabricação, versão, equipamentos, motorização, cor e quilometragem, são pontos que podem te ajudar a traçar um preço justo.

A manutenção em dia, a lataria e pintura também não ficam de fora dessa lista e podem elevar o valor de venda, afinal, um carro com tudo conservado e com cara de 0 km todo mundo quer, né?

E, pra ficar ainda mais fácil, aqui no iCarros você pode consultar o valor da Tabela FIPE e também a média de preço de veículos iguais ao seu, que estão anunciados aqui com a gente. 

Dicas de como tirar boas fotos do carro

Aqui fica a primeira dica: capriche nas fotos, pois a primeira impressão é a que fica, certo? As imagens são o primeiro contato do comprador com o seu carro. Antes de começar os cliques, faça uma boa limpeza e deixe o veículo brilhando.

Escolha um local seguro e bem iluminado para que todos os detalhes estejam visíveis nas fotos. Fotografe a dianteira, traseira e laterais do veículo.

Na parte de dentro, foque no painel, bancos e porta-malas. Ah, e se tiver alguma avaria, deixe isso claro nas imagens e no anúncio, combinado?

Como escolher o carro ideal para mim?

A primeira pergunta que você deve fazer é: Quanto quero investir em um carro? Além disso, quais são as suas necessidades, um carro grande e com um portamalas generoso? Um motor potente e câmbio automático? Vai usar para trabalho ou para pegar estrada?

Com essas respostas em mente, o próximo passo é buscar o modelo que mais se encaixa nessa realidade. 

Como não trocar gato por lebre? 

É muito importante conferir todos os detalhes do carro antes de fechar um negócio, fique atento a todos os detalhes do anúncio, preço, fotos e dados técnicos do veículo.

Ao entrar em contato com o anunciante para conhecer o carro pessoalmente, lembre-se de marcar em um local seguro e aproveite para checar todos os detalhes sobre o veículo, tirar as duas dúvidas e, se possível, faça um teste drive. Estando tudo certo, é só fechar negócio!

Depois da venda, como faço para entregar o veículo?

O primeiro passo após receber uma proposta de compra, é obter o laudo de vistoria veicular, que irá atestar a condição geral do veículo. Esse laudo pode ser obtido em Empresas Credenciadas de Vistorias, que são locais autorizados pelo DETRAN.

Feito isso, dê início ao processo de pagamento e transferência do CRLV para o novo proprietário. Para o pagamento, a forma mais indicada é a transferência bancária.

Cheques e boletos também são alternativas, mas prefira usar apenas com pessoas de confiança A transferência do CRLV deve ser feita em cartório com toda a documentação necessária preenchida corretamente com os dados do vendedor e comprador.

O cartório irá sinalizar automaticamente ao DETRAN que o veículo foi vendido. Mas, lembrando que é muito importante que o vendedor entregue uma cópia autenticada do documento de transferência diretamente para o órgão responsável, pois isso evita possíveis multas e punições que possam ser recebidas no nome do antigo proprietário, caso o comprador não finalize a transferência no prazo legal de 30 dias corridos.

Vale lembrar que essa situação gera uma multa de R$195,23 e 3 pontos na carteira para o atual dono do veículo. 

Como agendar uma visita com um possível comprador?

A visita de um possível comprador é um momento importante e pode resultar na venda do seu veículo, mas lembre-se de que a sua segurança deve ficar em primeiro lugar.

Combine o encontro em um local bem movimentado, como praças e estacionamentos de supermercados ou shoppings e dê preferência para os períodos da manhã ou da tarde, assim é mais seguro e mais fácil para o comprador ver todos os detalhes do seu carro.

Caso não se sinta seguro de ir sozinho, combine com algum familiar, amigo ou alguém de sua confiança para te acompanhar. 

Quero vender o meu carro, como faço?

Antes de colocar seu veículo à venda, resolva todas as pendências em relação à documentação. Cheque se os impostos, como o IPVA e o DPVAT, estão pagos.

É importante também conferir se o licenciamento está em dia e se há multas para serem pagas ou mesmo algum recurso em andamento.

Com tudo isso certo, acesse o site ou baixe o app do iCarros, crie o seu anúncio, escolha o plano que melhor atenda a sua necessidade e a forma que deseja pagar. Pronto! Com o anúncio publicado, é só gerenciar as propostas. 

Como posso encontrar um veículo na minha cidade? 

Para você encontrar um carro na sua cidade, acesse o nosso site ou aplicativo e filtre conforme as suas necessidades. Você pode usar a sua localização e selecionar um raio de busca, escolher por Estado ou Cidade, por CEP ou selecionar todo o Brasil.

Depois é só aplicar e adicionar novos filtros como marca, modelo, cor, ano, quilometragem e muitos outros. Assim fica fácil de você encontrar o seu novo carro.

Ah, lembrando que o ICarros não é uma loja de veículos e, sim, um site de classificados automotivo no qual revendas, concessionárias e vendedores particulares anunciam a venda dos seus veículos.

Quais documentos são necessários para realizar a venda?

Os documentos do veículo que você precisa são

 - Duas vias do formulário do Renavam, disponível nos sites dos Detrans de cada estado;

- Dois decalques do chassi que são obtidos durante vistoria;

- Certificado de Registro de Veículo o CRV, preenchido e assinado, com firma reconhecida em cartório;

- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, em duas vias: o original e uma cópia;

- Comprovante de quitação de débitos (IPVA, multas e licenciamento). Já o vendedor precisa: - RG e CPF, o original e uma cópia;

- Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Certidão de Propriedade de Veículos. E o comprador precisa:

- RG e CPF, original e uma cópia;

- Comprovante de endereço, o original e cópia, de no máximo três meses;

- Comprovante de pagamento após finalização da compra. 

Já ouvi falar que no iCarros você consegue simular o valor das parcelas, como faço isso? 

Para isso é muito fácil, você deve acessar a aba “Financiamento” pelo site ou aplicativo do iCarros. Coloque o valor que quer financiar, o ano do veículo, seu CPF e e-mail.

Depois você será direcionado para uma nova tela, que irá mostrar o valor que você deve dar de entrada e várias opções de parcelas e valores.

Desta forma você consegue ver as parcelas e quais fazem mais sentido para você e o seu bolso! Se estiver tudo ok é só fazer o preenchimento das demais etapas. 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.