Sobre Volkswagen Gol 

Linha 2017

O hatch Volkswagen Gol recebeu alterações visuais como grade, faróis, para-choques dianteiro e traseiro, lanternas e tampa do porta-malas redesenhados. A grade frontal, aliás, foi inspirada no Golf GTI. Outra alteração é que a versão de entrada 1.0 duas portas deixa de ser oferecida num primeiro momento, enquanto a topo de linha Rallye 1.6 16V não será mais vendida. Muda ainda o motor 1.0, que passa a ser de três cilindros como no compacto up!.

Por baixo do capô

Uma das principais novidades da linha 2017 para o Gol é a introdução do motor 1.0 de três cilindros da família EA-211, o mesmo já utilizado no up! de entrada e no Fox. O propulsor entrega 82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol e 75 cv e 9,7 kgfm com gasolina. Com esse propulsor, o único câmbio disponível é o manual de cinco velocidades. Segue no catálogo o motor 1.6 8V de quatro cilindros da família EA-111, com 104 cv e 15,6 kgfm com etanol e 101 cv e 15,4 kgfm com gasolina. As versões com o motor maior estão disponíveis com transmissão manual ou automatizada I-Motion, ambas com cinco marchas.

Mais do Gol

O Gol mede 3,9 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. Seu bagageiro é capaz de levar 285 litros. O hatch pesa entre 901 kg (1.0) e 1.045 kg (1.6 automatizado). Ele é vendido em três versões: Trendline, Comfortline e Highline. Desde a versão básica ele vem de fábrica com banco do motorista com ajuste de altura, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, faróis simples com máscara escura, rodas aro 14 com pneus 175/70 R14 e calotas, tomada 12V no console, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos e direção hidráulica.

O Gol também mudou por dentro na linha 2017, recebendo novo painel com materiais de melhor qualidade e mais agradáveis ao toque, instrumentos 30% maiores e novo desenho, por exemplo, com as saída de ar retangulares. Uma grande novidade é o sistema multimídia - opcional - com tela sensível ao toque, navegação por GPS, integração com aplicativos e espelhamento da tela de celular.

Passado

Por 25 anos, o Gol esteve na ponta da tabela entre os modelos mais vendidos do País. Queridinho incontestável dos brasileiros, o modelo já passou por diversas transformações até chegar à sua atual geração. Lançado em 1980, o compacto da marca alemã foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. Na época, ele era vendido apenas com motor 1.3 refrigerado a ar e movido a gasolina ou álcool. Nove anos depois, a VW lançou o esportivo GTI, o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica. O compacto também foi o primeiro carro do Brasil equipado com motor 1.0 16V Turbo (em 2000), assim como o primeiro com propulsor bicombustível (2003).

Para se ter uma ideia do seu sucesso, desde o início das vendas, já foram fabricadas mais de seis milhões de unidades do veículo, a maior parte delas (mais de cinco milhões) vendidas no mercado interno. Hoje, o hatch é comercializado em mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. No Brasil, ele é produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo.

A primeira geração foi fabricada entre 1980 e 1996. Já a segunda geração, também conhecida como “bolinha” pelas formas bem mais arredondadas, foi feita entre 1994 e 2003. Embora chamado de G3, o modelo apresentado em 1999 e fabricado até 2005 é, na verdade, uma reestilização profunda da segunda geração, não um carro totalmente novo como ocorreu em 1994. Em 2005, a VW lançou a versão que seria conhecida como G4, porém, ainda usando como base a segunda geração de 1994. Com essa carroceria o hatch foi produzido até 2014, tendo convivido com as duas próximas. 

Apenas em 2008 foi apresentada de fato a terceira geração do modelo, que ficou em produção sem nenhuma alteração até 2012. Foi também uma das mais modernas, usando plataforma global da VW PQ 24, usada no Polo. Com alterações visuais, a VW apresentou a primeira atualização da terceira geração em 2012 e o modelo foi mantido até a linha 2016. Apresentada em 2016 como linha 2017, a segunda modificação da terceira geração trouxe a aposentadoria do motor 1.0 de quatro cilindros em favor do tricilíndrico do up!. Porém, ainda não é uma mudança de geração.

Versões Hatch de entrada

Versões Hatch intermediário

Versões Hatch intermediário (Automático)

  • Fiat Palio Fiat Palio
  • Hyundai HB20 Hyundai HB20
  • Volkswagen Fox Volkswagen Fox
  • Fiat Uno Fiat Uno

Versões Hatch premium

  • Hyundai HB20 Hyundai HB20
  • Volkswagen Fox Volkswagen Fox
  • Volkswagen Golf Volkswagen Golf
  • Fiat Punto Fiat Punto

Versões Hatch premium (Automático)

  • Hyundai HB20 Hyundai HB20
  • Volkswagen Fox Volkswagen Fox
  • Chevrolet Onix Chevrolet Onix
  • Volkswagen Golf Volkswagen Golf
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Opinião do dono

9,7

MUDEI DO FOX I-TREND PARA O GOL CONECT

Reinaldo em 26/07/2016
Gol 1.0 MPI Comfortline (Flex) 2017
 
Pontos positivos

motor, suspensão, dirigibilidade,freios

 
Pontos negativos

nenhum até o momento

 
Comentários

já rodei 6.000km e estou achando o carro muito bom, melhor que o fox 1.0 i-trend 2013 em termos de consumo, viajei e fez média de 13,0 km/l de alcool andando a 100 km por hora, é um carro se precisar e pisar fundo ele responde bem, testando já coloquei no velocimetro 170km, mas o gostoso mesmo é curtir a viagem rodando a 100 km por hora, econômico...muito bom o carro...é o melhor que já tive...recomendo gol conect 1.0

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5,6

NOVO GOL SUSPENSAO DURA

Carlos alexandre de avelar oliveira em 02/06/2016
Gol 1.0 MPI Comfortline (Flex) 2017
 
Pontos positivos

manutencao barata e nao quebra

 
Pontos negativos

e beberrao e suspencao muito dura

 
Comentários

o modelo ficou bonito , porem 50.000 num gol e caro demais , suspencao muito dura eu compraria um onix

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7,3

uma carroça prefiro o hb20 ou onix.

Severino antonio da silva em 31/03/2016
Gol 1.6 VHT Trendline (Flex) 4p 2016
 
Pontos positivos

todo positivo

 
Pontos negativos

nenhum

 
Comentários

e um carro bom mais tem muitos carros ai que acho que sai na frente do gol como hb20 e o onix o consume do gol e bem mais do que esses outro.e o gol parece uma carroça

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Outros anos de Volkswagen Gol

Outros anos Faixa de Preço Ofertas
2016 De R$ 32.390 a R$ 60.250 ver ofertas
2015 De R$ 25.879 a R$ 41.522 ver ofertas
2014 De R$ 20.294 a R$ 39.996 ver ofertas
2013 De R$ 19.302 a R$ 32.231 ver ofertas
2012 De R$ 18.692 a R$ 29.847 ver ofertas
2011 De R$ 17.292 a R$ 28.937 ver ofertas
2010 De R$ 17.636 a R$ 23.395 ver ofertas
2009 De R$ 15.754 a R$ 23.137 ver ofertas
2008 De R$ 14.895 a R$ 20.102 ver ofertas
2007 De R$ 14.366 a R$ 19.420 ver ofertas
2006 De R$ 13.369 a R$ 18.691 ver ofertas
2005 De R$ 12.403 a R$ 16.941 ver ofertas
2004 De R$ 11.387 a R$ 16.061 ver ofertas
2003 De R$ 10.822 a R$ 14.923 ver ofertas
2002 De R$ 9.718 a R$ 14.952 ver ofertas
2001 De R$ 9.145 a R$ 14.410 ver ofertas
2000 De R$ 8.799 a R$ 23.012 ver ofertas
1999 De R$ 7.990 a R$ 16.900 ver ofertas
1998 De R$ 7.534 a R$ 14.838 ver ofertas
1997 De R$ 7.601 a R$ 14.107 ver ofertas
1996 De R$ 7.355 a R$ 13.318 ver ofertas
1995 De R$ 6.978 a R$ 12.626 ver ofertas
1994 De R$ 6.724 a R$ 12.251 ver ofertas
1993 De R$ 6.474 a R$ 11.772 ver ofertas
1992 De R$ 6.257 a R$ 10.870 ver ofertas
1991 De R$ 5.702 a R$ 9.600 ver ofertas
1990 De R$ 5.451 a R$ 9.292 ver ofertas
1989 De R$ 5.284 a R$ 7.813 ver ofertas
1988 De R$ 5.099 a R$ 5.780 ver ofertas
1987 De R$ 4.078 a R$ 5.429 ver ofertas
1986 De R$ 3.942 a R$ 5.254 ver ofertas
1985 De R$ 23.900 a R$ 23.900 ver ofertas
1984 De R$ 4.900 a R$ 4.900 ver ofertas
1983 N/D ver ofertas
1982 N/D ver ofertas
1981 De R$ 1.000 a R$ 1.000 ver ofertas