Sobre Volkswagen Gol 

Linha 2017

O hatch Volkswagen Gol recebeu alterações visuais como grade, faróis, para-choques dianteiro e traseiro, lanternas e tampa do porta-malas redesenhados. A grade frontal, aliás, foi inspirada no Golf GTI. Outra alteração é que a versão de entrada 1.0 duas portas deixa de ser oferecida num primeiro momento, enquanto a topo de linha Rallye 1.6 16V não será mais vendida. Muda ainda o motor 1.0, que passa a ser de três cilindros como no compacto up!.

Por baixo do capô

Uma das principais novidades da linha 2017 para o Gol é a introdução do motor 1.0 de três cilindros da família EA-211, o mesmo já utilizado no up! de entrada e no Fox. O propulsor entrega 82 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol e 75 cv e 9,7 kgfm com gasolina. Com esse propulsor, o único câmbio disponível é o manual de cinco velocidades. Segue no catálogo o motor 1.6 8V de quatro cilindros da família EA-111, com 104 cv e 15,6 kgfm com etanol e 101 cv e 15,4 kgfm com gasolina. As versões com o motor maior estão disponíveis com transmissão manual ou automatizada I-Motion, ambas com cinco marchas.

Mais do Gol

O Gol mede 3,9 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de altura e 2,5 m de entre-eixos. Seu bagageiro é capaz de levar 285 litros. O hatch pesa entre 901 kg (1.0) e 1.045 kg (1.6 automatizado). Ele é vendido em três versões: Trendline, Comfortline e Highline. Desde a versão básica ele vem de fábrica com banco do motorista com ajuste de altura, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, faróis simples com máscara escura, rodas aro 14 com pneus 175/70 R14 e calotas, tomada 12V no console, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos e direção hidráulica.

O Gol também mudou por dentro na linha 2017, recebendo novo painel com materiais de melhor qualidade e mais agradáveis ao toque, instrumentos 30% maiores e novo desenho, por exemplo, com as saída de ar retangulares. Uma grande novidade é o sistema multimídia - opcional - com tela sensível ao toque, navegação por GPS, integração com aplicativos e espelhamento da tela de celular.

Passado

Por 25 anos, o Gol esteve na ponta da tabela entre os modelos mais vendidos do País. Queridinho incontestável dos brasileiros, o modelo já passou por diversas transformações até chegar à sua atual geração. Lançado em 1980, o compacto da marca alemã foi totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. Na época, ele era vendido apenas com motor 1.3 refrigerado a ar e movido a gasolina ou álcool. Nove anos depois, a VW lançou o esportivo GTI, o primeiro automóvel brasileiro com injeção eletrônica. O compacto também foi o primeiro carro do Brasil equipado com motor 1.0 16V Turbo (em 2000), assim como o primeiro com propulsor bicombustível (2003).

Para se ter uma ideia do seu sucesso, desde o início das vendas, já foram fabricadas mais de seis milhões de unidades do veículo, a maior parte delas (mais de cinco milhões) vendidas no mercado interno. Hoje, o hatch é comercializado em mais de 50 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa. No Brasil, ele é produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo.

A primeira geração foi fabricada entre 1980 e 1996. Já a segunda geração, também conhecida como “bolinha” pelas formas bem mais arredondadas, foi feita entre 1994 e 2003. Embora chamado de G3, o modelo apresentado em 1999 e fabricado até 2005 é, na verdade, uma reestilização profunda da segunda geração, não um carro totalmente novo como ocorreu em 1994. Em 2005, a VW lançou a versão que seria conhecida como G4, porém, ainda usando como base a segunda geração de 1994. Com essa carroceria o hatch foi produzido até 2014, tendo convivido com as duas próximas. 

Apenas em 2008 foi apresentada de fato a terceira geração do modelo, que ficou em produção sem nenhuma alteração até 2012. Foi também uma das mais modernas, usando plataforma global da VW PQ 24, usada no Polo. Com alterações visuais, a VW apresentou a primeira atualização da terceira geração em 2012 e o modelo foi mantido até a linha 2016. Apresentada em 2016 como linha 2017, a segunda modificação da terceira geração trouxe a aposentadoria do motor 1.0 de quatro cilindros em favor do tricilíndrico do up!. Porém, ainda não é uma mudança de geração.

Versões Hatch de entrada

  • Fiat Palio Fiat Palio
  • Chevrolet Celta Chevrolet Celta
  • Hyundai HB20 Hyundai HB20
  • Fiat Uno Fiat Uno

Versões Hatch intermediário

Versões Hatch intermediário (Automático)

  • Fiat Palio Fiat Palio
  • Hyundai HB20 Hyundai HB20
  • Fiat Uno Fiat Uno
  • Chevrolet Onix Chevrolet Onix

Versões Hatch premium

  • Hyundai HB20 Hyundai HB20
  • Volkswagen Fox Volkswagen Fox
  • Volkswagen Golf Volkswagen Golf
  • Fiat Punto Fiat Punto

Versões Hatch premium (Automático)

  • Hyundai HB20 Hyundai HB20
  • Volkswagen Fox Volkswagen Fox
  • Chevrolet Onix Chevrolet Onix
  • Volkswagen Golf Volkswagen Golf
Itaú

Simule o financiamento

Veja o valor da parcela do seu próximo carro, online e sem compromisso. Simular financiamento
Opinião do dono
9,1

Otimo custo beneficio

Marc Pinto em 18/04/2016
Gol 1.0 MPI Trendline (Flex) 2017
  •  
    Pontos positivos

    excelente dirigibilidade, otimo cambio, apesar de ser um carro 1.0 tem uma arrancada boa na 1º e 2º marchas, bom acabando interior. consumo excelente.

  •  
    Pontos negativos

    uma pena que essa versão não venha com alarme de fabrica e chave canivete.

  •  
    Comentários

    excelente custo beneficio, para quem quer um carro confortavel e economico para andar no dia dia é a melhor compra

Essa opinião foi útil pra você?
7,3

uma carroça prefiro o hb20 ou onix.

Severino antonio da silva em 31/03/2016
Gol 1.6 VHT Trendline (Flex) 4p 2016
  •  
    Pontos positivos

    todo positivo

  •  
    Pontos negativos

    nenhum

  •  
    Comentários

    e um carro bom mais tem muitos carros ai que acho que sai na frente do gol como hb20 e o onix o consume do gol e bem mais do que esses outro.e o gol parece uma carroça

Essa opinião foi útil pra você?
10,0

NOVO GOL CARA NOVA VIDA NOVA

Rogerio Martins Antero em 25/03/2016
Gol 1.0 TEC Trendline (Flex) 4p 2016
  •  
    Pontos positivos

    macio , mais leveza para dirigir com classe, ele ficou mais lindo como era antes

  •  
    Pontos negativos

    na minha opinião ate a geração ii era um carro duro

  •  
    Comentários

    o novo gol tenho plena convicção que veio para retomar o 1° lugar de ser um carro competitivo para tirar o foco dos outros carros ele é os olhos da empresa ele vai adquirir mais lucro, e sem comparação é o carro onde chega mostra presença

Essa opinião foi útil pra você?

publicidade

publicidade

Outros anos de Volkswagen Gol
Outros anos Faixa de Preço Ofertas
2016 De R$ 32.390 a R$ 60.250 ver ofertas
2015 De R$ 25.447 a R$ 41.256 ver ofertas
2014 De R$ 20.055 a R$ 39.257 ver ofertas
2013 De R$ 18.922 a R$ 34.361 ver ofertas
2012 De R$ 18.306 a R$ 31.810 ver ofertas
2011 De R$ 17.598 a R$ 30.802 ver ofertas
2010 De R$ 17.698 a R$ 23.562 ver ofertas
2009 De R$ 16.268 a R$ 23.304 ver ofertas
2008 De R$ 15.220 a R$ 21.294 ver ofertas
2007 De R$ 14.625 a R$ 19.500 ver ofertas
2006 De R$ 14.073 a R$ 19.002 ver ofertas
2005 De R$ 11.900 a R$ 17.618 ver ofertas
2004 De R$ 11.439 a R$ 16.355 ver ofertas
2003 De R$ 10.631 a R$ 15.038 ver ofertas
2002 De R$ 9.501 a R$ 15.079 ver ofertas
2001 De R$ 9.188 a R$ 14.470 ver ofertas
2000 De R$ 8.852 a R$ 22.069 ver ofertas
1999 De R$ 8.189 a R$ 16.225 ver ofertas
1998 De R$ 7.581 a R$ 14.906 ver ofertas
1997 De R$ 7.812 a R$ 14.181 ver ofertas
1996 De R$ 7.398 a R$ 13.385 ver ofertas
1995 De R$ 7.035 a R$ 12.640 ver ofertas
1994 De R$ 6.761 a R$ 12.246 ver ofertas
1993 De R$ 6.516 a R$ 11.880 ver ofertas
1992 De R$ 6.291 a R$ 10.437 ver ofertas
1991 De R$ 5.784 a R$ 9.671 ver ofertas
1990 De R$ 5.550 a R$ 9.334 ver ofertas
1989 De R$ 5.353 a R$ 7.886 ver ofertas
1988 De R$ 5.128 a R$ 5.790 ver ofertas
1987 De R$ 4.107 a R$ 5.436 ver ofertas
1986 De R$ 3.960 a R$ 5.270 ver ofertas
1985 De R$ 28.000 a R$ 28.000 ver ofertas
1984 De R$ 4.900 a R$ 4.900 ver ofertas
1983 N/D ver ofertas
1982 De R$ 29.900 a R$ 29.900 ver ofertas
1981 De R$ 1.000 a R$ 12.000 ver ofertas