Quem for às concessionárias Ford para comprar caminhão leve já vai encontrar o novo Ford Cargo 816 com motorização Euro 5, veículo que substitui o Cargo 815. Com a motorização Cummins ISBe 4.5, o novo caminhão conta com a força de 160 cv, a maior potência dentro de seu segmento competitivo.
O motor da Cummins possui curva de torque ampla possibilitando maior rapidez para se atingir a força máxima, de 550 Nm, e a mantém numa faixa maior de rotação, entre 1.100 e 2.000 rpm. Isso garante boa performance no para-e-anda das entregas urbanas, principalmente quanto à necessidade de retomada de velocidade.
Mas não foi só o motor que ganhou mais potência, o veículo vem equipado também com novo painel, que garante maior conforto, e passa a contar com 2 anos de garantia sem limite de quilometragem. De acordo com a Ford esta é a maior garantia do segmento.
"Este modelo é reconhecido pela resistência, versatilidade e eficiência operacional. Agora, com o modelo 816, ampliamos suas vantagens de potência e conforto, com o diferencial de ter a maior garantia, fator importantíssimo neste segmento", diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
O modelo tem peso bruto total de 8.160 kg, capacidade máxima de tração de 11.000 kg e conta com três opções de distância entre-eixos (3.300, 3.900 e 4.300 mm).
Outra vantagem do Cargo 816, bem como de todos os veículos com motorização Euro 5, é a economia de combustível. Segundo o comunicado da Ford, este modelo ficou entre 5% a 7% mais econômico no consumo de diesel em comparação com o modelo anterior. Outras vantagens são os intervalos maiores de troca de óleo e a durabilidade ampliada de componentes, com reflexo positivo na vida útil do motor.
O Cargo 816 está mais robusto, com a introdução do novo material LNE 60 que dá mais resistência e durabilidade ao chassi do caminhão e permite seu uso em condições mais severas, tanto na cidade como no campo, e com os mais diferentes tipos de carrocerias. O câmbio de cinco marchas e os freios com válvula sensível à carga no eixo traseiro, de concepção robusta, contribuem para o desempenho eficiente do caminhão.
O Novo Cargo 816 incorpora a tecnologia SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento dos gases de escape que reduz em até 80% a emissão de poluentes. O sistema injeta o aditivo Arla 32 no catalisador para neutralizar as emissões de hidróxidos de nitrogênio e material particulado.
Nesse processo, o aditivo - composto por 32,5% de ureia dissolvida em água - reage com os óxidos de nitrogênio da combustão, transformando-os em nitrogênio e vapor de água. O Cargo 816 traz um reservatório com capacidade de 25 litros de Arla 32 e um sistema avançado de proteção e diagnóstico do motor no painel.
Mais conforto - Na cabine, o novo painel do Ford Cargo 816 privilegia a ergonomia e o conforto para o motorista, com desenho que facilita o acesso aos comandos e a visibilidade. O painel é produzido com um novo material, mais leve, resistente e reciclável, desenvolvido e patenteado pela Ford: polipropileno reforçado com fibra de sisal.
"O conforto é um item importante de produtividade, principalmente para os motoristas que trabalham com entrega urbana. O Cargo 816 evoluiu também nesse aspecto, contribuindo para o melhor resultado operacional do frotista", completa Pedro de Aquino.