04/03/2015 - MM Editorial / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
O lançamento da Sprinter, há duas décadas, marcou época porque o veículo trazia dimensões maiores do que as que existiam na época, criando o segmento de “large vans”, oferecendo mais espaço e maior capacidade de transporte de carga e de passageiros. O pioneirismo fez a Sprinter se tornar sinônimo do segmento. Com diversas versões de modelos e amplas opções de configuração do veículo, a novidade já se destacava pela versatilidade de aplicação, atendendo um universo ainda maior de clientes e novas demandas do setor.
Ela foi a primeira a vir equipada, de fábrica, com freios a disco na dianteira e na traseira e com sistema ABS. Como consequência, logo em seu primeiro ano de vida, a Sprinter foi eleita “van do ano de 1995”.
A trajetória de sucesso mundial da Sprinter também se repete no Brasil. Ela chegou ao País em 1997, tendo sido comercializada até 2014 um volume superior a 113.000 unidades, entre vans de passageiros, furgões e chassis para transporte de cargas e prestação de serviços. Os veículos vendidos no mercado brasileiro são produzidos pela Mercedes-Benz Argentina.
A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (PBT de 3,50 ton), 415 CDI (3,88 ton) e 515 CDI (5 ton). O furgão e o chassi Sprinter 311 CDI Street são registrados como caminhonetes, e podem ser conduzidos por motoristas com carteira de habilitação CNH B. Estes veículos podem circular livremente pelas vias das grandes cidades, mesmo em zonas de restrição, como na cidade de São Paulo, o que proporciona mais vantagens logísticas para o segmento.
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