A Iveco apresentou na última quarta-feira o seu novo Iveco Stralis com dois novos motores, ampliando para cinco as opções de potência de seu trem de força. Agora, os engenhos partem de 330 e 360 cv (9 litros), passando por 400 e 440 cv (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros), a mais alta já oferecida em um Stralis no Brasil. Produzido pela FPT Industrial, o motor de 9 litros faz sua estreia mundial no mercado brasileiro, ao lado do tradicional 13 litros dos caminhões extrapesados da marca, ambos da família Cursor. A transmissão automatizada é de série nos modelos de 13 litros, que trazem também o freio motor mais potente da categoria (415 cv). Há duas novas opções de entre-eixos e a cabine tem novo acabamento e conteúdo.
Os novos motores de 9 e 13 litros usam a tecnologia SCR (que utiliza o ARLA 32), e todos contaram com aumento de potência e torque. O leque de potência vai agora de 330 a 480 cv para atender desde a faixa de entrada dos modelos pesados de 45 toneladas de PBT, até as mais altas, de extrapesados de 74 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), cobrindo desde as carretas de três eixos até bitrens e rodotrens de nove eixos.
De acordo com a Iveco, os caminhões são até 7,5% mais econômicos em consumo de combustível em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são 5% menores que a concorrência em três anos de uso. Os caminhões são vendidos com quatro anos de garantia, sendo o primeiro ano para o veículo completo e os três seguintes para o trem de força. "Fruto do maior desenvolvimento feito pela Iveco fora da Europa, a nova geração do Iveco Stralis é sinônimo de flexibilidade, versatilidade e confiabilidade", explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. "Com cinco opções de potência, atendemos a todas as demandas do segmento de pesados e extrapesados", completa o executivo.
Os novos Stralis trazem muitos equipamentos de série. Nas versões a partir de 400 cv, trazem câmbio automatizado e freios ABS de série, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, transferência de carga para eixo de apoio (na versão 6x2), e tanque alumínio. Por dentro, vem com ar-condicionado, banco do motorista pneumático com ajuste lombar e econômetro integrado ao novo painel de instrumentos. Ainda nos itens de série, a partir do 440 cv, há vidros e espelhos elétricos, coluna de direção pneumática totalmente ajustável, suspensão da cabine pneumática, entre outras novidades de acabamento e conteúdo.
Todos os modelos usam a transmissão ZF16AS2630 TO, de 16 velocidades, que é automatizada de série a partir dos 400 cv (e opcional para o 360 cv) e cujo acionamento se dá por teclas (D, N, R) no painel, localizadas à direita dos instrumentos, incluindo a tecla ECO da condução econômica. Nas versões 330 e 360 cv, ela é manual (um opcional para os demais modelos) e vem com uma novidade: o sistema "H sobreposto" com gerenciamento eletrônico, que facilita os engates e minimiza erros nas trocas de marchas. Nas versões manuais, manteve-se a exclusiva embreagem Heavy Duty, patenteada mundialmente.
Além de potentes e econômicos, os novos Stralis possuem o exclusivo freio motor Iveco TurboBrake (NR), que atua no cabeçote, com 415 cv nos motores 13 litros, que pode chegar a 978 cv com o opcional Intarder. Nos dois casos, o sistema atua em quatro estágios e é facilmente acionado por uma alavanca do lado direito do volante. Nos motores 9 litros, o freio motor entrega 315 cv.
Os Iveco Stralis com motor FPT Cursor 13 começam com a versão de 400 cv (com 1.900 Nm de torque), oferecida com as trações 4x2 e 6x2. O modelo com 440 cv (e 2.100 Nm de torque) vem nas versões 4x2, 6x2 e 6x4. Já o modelo top de linha, com 480 cv (e 2.250 Nm de torque) está disponível com tração 6x4, orientado para as composições bitrem e rodotrem. Os Iveco Stralis com motor Cursor 9 oferecem 330 cv (1.300 Nm) e 360 cv (1.500 Nm), o maior torque entre os motores de potência similar, ambas nas versões 4x2 e 6x2. Somente em termos de motor e tração são 10 as opções ao cliente. Antes, o Iveco Stralis era disponível em apenas uma opção de entre-eixos: 3.500 mm. Agora estão disponíveis as variações de 3.000 mm e 3.200 mm, para os modelos de 400, 440 e 480 cv, o que multiplica as possibilidades de adequação do produto à operação. Somando versões de motor, tração, transmissão, de entre-eixos e de cabine a Nova Geração Stralis Ecoline pode ser encomendada em 66 opções diferentes.
O modelo Stralis já acumula 22 mil unidades vendidas no Brasil desde que foi lançado em 2004 na versão HD. Em 2007, surgiu o Novo Stralis, com 380 e 420 cv, nova cabine e interior. O Stralis NR chegou em 2010 com 380, 410 e 460 cv, transmissão ZF de 16 marchas e o sistema de gestão Frota Fácil. Em 2011, veio o NR Eurotronic, com caixa automatizada. Com a nova gama, a Iveco quer ampliar seu market share nos extrapesados, hoje ao redor de 12%, e chegar a 15%.