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Scania V8 é homologado para financiamento via Finame

Modelo pesado está disponível em duas opções de potência (560 e 620 cv) e de tração (6x2 e 6x4)

27/06/2014 - MM Editorial / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Scania anunciou nesta semana que os caminhões de sua Linha V8 já podem ser adquiridos por meio do Finame, linha de financiamento do BNDES. De acordo com Victor Carvalho, gerente executivo de Vendas de Caminhões da fabricante, a Linha V8 atende as principais necessidades do segmento rodoviário: “Os clientes têm procurado alternativas para transporte de mais carga dentro da lei da balança. Por isso, além das composições do tipo bitrem (7 eixos) já intensamente utilizadas nos últimos 10 anos, os transportadores decidiram partir também para a composição do tipo bitrenzão ou rodotrem, ambas com 9 eixos para buscar maior rentabilidade”.

O Scania V8 está disponível em dois modelos: R e R Streamline, nas opções com motores de 560 e 620 cavalos de potência. Ambos possuem motor de 16 litros e configurações de rodas 6x2 e 6x4. A versão de 560 cavalos desenvolve um torque de 2.700 Nm entre 1.000 a 1.400 rpm. O R 620 V8 gera 620 cv e desenvolve torque de 3.000 Nm, também entre 1.000 a 1.400 rpm. De série, acompanham itens como transmissão automatizada Scania Opticruise, Driver Support, freio auxiliar Scania Retarder e suspensão a ar.

Os motores de alta potência e alto torque V8 são construídos com pistões na disposição em “V”, estrutura que agrega maior durabilidade dos componentes internos. Um benefício obtido em razão da acomodação das peças, que também permite uma melhor lubrificação e arrefecimento do bloco. A arquitetura do motor V8 ainda possibilita três diferenciais: 1) A árvore de manivelas curta gera uma menor torção e consequente aumento de vida útil do propulsor; 2) o bloco em V melhora a passagem de ar, e proporciona um arrefecimento mais perfeito; e 3) os 8 cilindros são importantes reforços para diminuir a potência gerada na cabeça do pistão na busca de uma melhor mistura ar/combustível.

Tendências

“A Scania vem enxergando novos nichos de atuação para sua linha de alta potência. Em operações fora de estrada, a gama V8 também é a mais indicada nas novas tendências da cana e da madeira. Para a cana, os modelos podem se tornar uma opção rentável aos operadores para encurtar as viagens entre o canavial e o ponto de entrega, gerando maior rentabilidade”, esclarece Victor.

Na madeira, a linha Scania V8 pode atender a uma nova demanda que vem surgindo: o serviço em longas distâncias por rodovias. Hoje, 80% da transferência da madeira por caminhões circula pelo asfalto, e apenas 20% no piso não pavimentado. Uma mudança em relação às décadas passadas.

A alta potência do V8 pode ajudar o transportador do segmento a fazer viagens mais rápidas e com uma velocidade média operacional maior, em comparação à linha tradicional rodoviária. Por exemplo, num comparativo com os caminhões de motores de seis cilindros em linha, a produção mensal do R 620 pode ser de 15% a 20% maior. Nessa nova tendência, a linha V8 será um diferencial para tracionar conjuntos tritrem e rodotrem.

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