entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Volvo VM completa 10 anos

O modelo semipesado lançado em 2003 chegou ao segmento oferecendo cabine confortável e motores mais potentes.

15/05/2013 - Mauro Cassane / MM Editorial / Fonte: iCarros

O caminhão VM foi lançado no Brasil em 2003 e está completando 10 anos neste mês de maio. “Uma década depois, o VM atinge cerca de 40% das vendas totais da Volvo no País”, afirma Bernardo Fedalto, diretor de caminhões no Brasil do Grupo Volvo América Latina. Segundo a fabricante, a linha VM trouxe ao segmento de semipesados o conceito de veículos com cabine mais confortável e motores com potências maiores, além de atributos de segurança e diferentes opcionais.

Em 2003, o VM era o único em sua categoria a ter coluna de direção ajustável, prancheta incorporada ao volante, sistema de basculamento hidráulico da cabine, além de opcionais como imobilizador, climatizador e caixa de câmbio de 9 marchas. “O modelo era também o único na classe a ter como componentes standard freios a disco dianteiros e suspensões com molas parabólicas”, diz Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Há dez anos, o segmento de caminhões semipesados representava 16 mil unidades por ano no Brasil, num mercado onde três marcas detinham um share de cerca de 90%. As cabines dos caminhões eram simples, os motores tinham entre 200 e 220 cavalos e os veículos possuíam poucos opcionais. Por isso o VM entrou oferecendo novidades em equipamentos.

Os caminhões chegaram com o conceito de veículos com cabine leito, mais amplas e que aumentavam o conforto no ambiente de trabalho do motorista. Os motores do VM também ofereciam potências maiores, na época de 210 e 240 cavalos, e os primeiros modelos ofereciam um conjunto de mais de 20 opcionais, além de atributos de segurança. “E ainda tínhamos um projeto mais avançado de chassi, que possibilitava melhor distribuição de carga e um volume transportado maior”, observa Álvaro Menoncin.

Outra vantagem trazida pelo VM foi a suavidade e precisão do câmbio: com o acionamento pneumático da embreagem, ele possibilitava extrema facilidade na troca de marchas. Os novos faróis, que funcionavam com o sistema running day light, era outra novidade: após dada a partida do motor, eles ficam acesos durante todo o tempo em que o veículo permanecer funcionando, proporcionando mais segurança à operação. 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.