entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Dez carros com nomes escritos de jeitos estranhos

Nem sempre a ordem normal das palavras ou as regras gramaticais são respeitadas na hora de batizar um carro

01/06/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Enquanto a grande maioria dos carros tem nomes iniciados com letra maiúscula e, quando muito, compostos, algumas marcas decidem inovar até na hora do batismo de seus modelos. Pensando nisso, reunimos aqui dez carros com nomes que fogem das regras gramaticais e do que é visto como normal.

Leia mais:
+ Dez itens do seu carro para verificar em casa
+ Os 10 diferenciais e itens legais do novo VW Nivus
+ Dez carros com a pior relação preço vs. potência

Não foram inclusos carros cujo nomes são siglas, como o JAC iEV40, por exemplo. Além disso, marcas como smart e MINI que têm grafia própria também ficaram da lista para priorizar os carros.

Ford EcoSport

Para criar um nome único sem ser composto, a Ford decidiu se livrar do espaço entre as palavras Eco e Sport deixando a primeira letra da segunda palavra em maiúsculo. Funcionou para que não chamassem o SUV de Ecos Port. Em países de língua inglesa a marca luta para que a pronúncia brasileira seja usada para não chamarem o modelo de “IcoSport”.

Kia cee’d

Na hora de criar um rival para o Golf, a Kia quis ser o mais diferente possível. Por isso, seu hatch médio europeu renunciou às convenções gramaticais. O nome é todo em minúsculo e conta até com apóstrofe, tanto que virou piada no programa britânico Top Gear que chamava o Kia de cee apóstrofe dee.

E há como piorar? Sim! O hatch de duas portas das duas primeiras gerações complica ainda mais o nome: pro_cee’d, com underline e apóstrofe. Quando se transformou em perua esportiva, a Kia eliminou o apóstrofe. Há ainda o aventureiro Xcee’d com X maiúsculo.

Volkswagen T-Cross

Para manter a tradição de batizar todos os seus SUVs com a letra T, a Volkswagen encontrou o nome Cross que aparenta combinar bastante com um utilitário esportivo e simplesmente adicionou a letra T ao começo junto a um hífen: surgiu assim o T-Cross. A história é a mesma com o europeu T-Roc. Em ambos, o T se pronuncia em inglês, algo como Tee.

Honda e

Comumente a letra E é usada para designar versões elétricas de alguns carros. A Honda resolveu ser econômica na hora de batizar seu primeiro hatch 100% elétrico. Simplesmente usou a letra e em minúsculo. E é isso.

Volkswagen up!

Houve uma época em que a Volkswagen apresentava seus conceitos com apenas parte do nome que os modelos de produção receberiam. Com o up! foi assim: era para ter sido a nova geração do Lupo (daí vem o up do nome), mas agradou tanto que o nome do conceito ficou e ainda ganhou ponto de exclamação e manteve todas as letras em minúsculo.

Ford C-MAX

Para evidenciar o espaço de suas minivans, a Ford decidiu usar o termo MAX em evidência. Tanta pompa que veio tudo em maiúsculo. Ao longo dos anos 2000 e 2010, a linha teve a minivan compacta B-MAX (rival de Meriva e Idea), C-MAX (rival de Scénic e Picasso) e S-MAX (rival de Grand C4 Picasso e Zafira).

smart ForTwo

Além do nome estilizado da marca, os modelos da smart também tem seus nomes escritos de maneira diferente. Tal qual o EcoSport, são duas palavras agrupadas para formar um nome único. Didáticos, os carros da smart mostram no RG quantos passageiros levam: ForTwo – para dois, ForFour – para quatro.

Fiat Ægea

Nome com o qual o Fiat Tipo é vendido na Turquia, e também usado no conceito que antecipa o retorno do modelo em 2015, o Ægea pode parecer estranho para os brasileiros por conta da vogal inicial usada em idiomas nórdicos. A pronúncia do nome é algo próximo a Eguea, mas com o E mais fechado.

Alfa Romeo MiTo

Modelo de entrada da Alfa Romeo baseado no Fiat Punto tem seu nome MiTo escrito dessa maneira pois é a junção das cidades italianas de Milano (Milão), onde ele foi desenhado, e Torino (Turim), ondo o hatch era fabricado. foi escrito dessa maneira a evidenciar as suas origens.

Toyota WiLL

Linha de modelos antecessores aos Scion, os Toyota WiLL eram direcionados ao público jovem e precisavam de um nome que significasse isso. O i em minúsculo tinha ligação com tecnologia e, segundo a Toyota, um “olhar para o futuro ligado aos consumidores jovens”. Contava com os modelos WiLL VS, WiLL VI e WiLL Cypha.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.