entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

2022 será sem Honda Civic, Fit, ix35 e outros modelos

Montadoras brasileiras aceleram para fabricar modelos que cumpram exigências para emissão de poluentes do Proconve

23/05/2021 - Fernando Calmon / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Modelos entrando e saindo do mercado o tempo todo: este é o cenário do setor automotivo no Brasil em 2022, conforme preveem fontes e informações. Como já expliquei, as novas exigências para emissões de poluentes dentro do programa Proconve PL 7 inviabilizam o investimento em modelos mais antigos.

Entretanto, há outras condicionantes como a dinâmica de oferta de produtos e razões industriais para abrir espaço a versões mais evoluídas.

Em apenas cinco meses deste ano, 10 modelos pararam de ser vendidos no Brasil. Alguns na realidade não eram produzidos desde meados de 2020. Caso dos Citroën C3 e do Aircross cujas vendas continuaram até esgotar os estoques.

Leia mais do autor:
+ Vendas diárias em abril chegam a quase 9.000 unidades
+ Stellantis quer alavancar vendas de Peugeot e Citroën

Com o fechamento da fábrica de Camaçari (BA) três modelos da Ford deixaram o mercado: EcoSport, Ka e Ka sedã. O VW up! também parou. Em março a Toyota retirou as versões hatch e sedã do Etios.

No começo deste mês a GM anunciou o fim da produção da picape Montana. E a Fiat não vende mais a geração anterior da picape Strada que, em uma única versão básica, conviveu com a nova Strada por apenas seis meses.

A Honda para de produzir Fit e Civic ao longo do próximo ano. Mas enquanto o Civic sai de cena na esteira de dificuldades para os sedãs, o Fit será substituído pelo City hatch, mas não em 2021.

Primeiro vem o novo City sedã, no final do próximo semestre, com objetivo também de atrair os fãs do Civic. O novo HR-V terá produção iniciada no primeiro trimestre do próximo ano na fábrica de Itirapina (SP). WR-V continuará em linha e deverá mudar em 2023. O Hyundai ix35, a versão defasada do Tucson, também será descontinuado em 2022.

Na GM, dois que resistirão no mercado no próximo ano são os Onix Joy e Joy Plus. A nova picape intermediária só chega em 2023, produzida na fábrica de São Caetano do Sul (SP).

A Fiat continuará a produzir em Betim (MG) o furgão Fiorino e este receberá atualização em 2022. A oferta dos chamados CDV (sigla em inglês para Furgões Derivados de Carros) está restrita hoje ao modelo italiano e ao Peugeot Partner.

Agora em setembro a picape média Peugeot Landtrek começa a ser vendida na Argentina e há chance de lançamento no Brasil até o fim deste ano ou começo de 2022.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.