entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

5 coisas que você não pode fazer na prova da Autoescola

Posso fazer a prova prática da Autoescola de bermuda? Descubra

28/03/2024 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

5 coisas que você não pode fazer na prova da Autoescola

Quando você chega aos 18 anos é normal que os membros da sua família comecem a perguntar sobre quando você vai tirar a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Estudos apontaram que o interesse dos jovens em ter o documento caiu, muito por conta das novas opções de mobilidade e pelos custos do processo, mas este não foi o caso de Pedro Krug, um dos nossos colaboradores.

Como ele passou recentemente pelo processo completo de emissão da CNH, trouxemos cinco coisas que você não pode fazer no exame da Autoescola. Leve em conta todos esses itens abaixo para não ser reprovado na prova prática.

Exame de direção: o que não fazer

1 — Ir de bermuda ou chinelo

No dia do exame prático existe uma regra de etiqueta. Não é permitido o uso de bermuda, regata, shorts, mini saia, top, boné, rasteira, sapatos de salto alto, chinelo e qualquer outro calçado aberto. 

Verifique bem o guarda-roupa e pense nas peças com antecedência. Caso esteja vestido com algum deste itens descritos acima, o instrutor poderá registrar o ocorrido como falta do aluno.

2 — Esquecer os documentos

Depois de estar devidamente "uniformizado", não se esqueça de levar o documento oficial com foto (RG ou CPF) e sua LADV (Licença de Aprendizagem de Direção Veicular) para fazer a prova. 

O LADV é um documento que o aluno recebe assim que inicia suas aulas práticas. Ele deve ser levado para a prova e também para aulas, caso o seu instrutor solicite para conduzir o veículo.

3-Ligar o carro com a primeira marcha engata 

É mais do que normal ficar nervoso em uma prova e erros comuns podem acontecer. Entre os mais básicos, um deles é ligar o carro com a marcha engatada. Além de ser prejudicial para a caixa de câmbio do veículo, também faz com que o carro "morra", assim o candidato perde alguns pontos que podem ser importantes para o restante do percurso.

4- Esquecer de dar seta

Outra situação bem comum que o nervosíssimo pode causar é o candidato esquecer de dar seta com o veículo, seja antes de efetuar uma conversão ou em uma baliza. O examinador poderá descontar pontos e existe uma chance de você reprovar somente por causa da seta, então mantenha a calma e a atenção nos mínimos detalhes. Isso faz a diferença na hora de conseguir percorrer o trajeto com êxito.

5-Não trocar de marcha durante o percurso

Outra situação que acontece com frequência e que muitas vezes as pessoas esquecem, é o de não usar a segunda marcha. Apesar de ser possível efetuar o circuito em primeira marcha, é necessário que o motorista mostre para o examinador que ele tem capacidade de trocar as marchas, conseguindo assim transitar em vias de variadas velocidades. 

Achou tudo isso básico? Pode parecer bobo, mas em quase todas as vezes são esses erros simples que acabam reprovando os candidatos. Dica: preste bastante atenção e sempre treine um "ritual" ao entrar no carro da Autoescola, ajustando retrovisores, banco, colocando cinto de segurança, e assim você levará esse aprendizado para sempre, além de conseguir a tão sonhada CNH.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.