entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

6 maneiras de conseguir dinheiro com seu carro | Calmon

Opções para quem é proprietário de um veículo e precisa enfrentar dívidas ou enxugar seu orçamento por perda de renda

24/07/2020 - Fernando Calmon / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

As dificuldades financeiras surgidas com a pandemia têm destacado alternativas para quem é proprietário de um veículo e precisa enfrentar dívidas ou enxugar seu orçamento por perda de renda. Cerca de 70% dos veículos novos e usados são adquiridos por financiamento, leasing e consórcio.

Nesta última modalidade há a possibilidade de converter o crédito em espécie após 180 dias da contemplação e desde que todas as obrigações financeiras estejam quitadas com a administradora. Para quem financia, a grande maioria, existem mais cinco opções de acordo com Luca Cafici.

“Venda o veículo para abater a dívida

Com o dinheiro, pode-se pagar o valor restante ao banco (evitando juros maiores), colocar o orçamento em dia e planejar melhor sua vida financeira.”

“Troque por um modelo mais em conta

Se não dá para ficar a pé por questões pessoais ou profissionais, utilize a mesma lógica para trocar o veículo por um modelo mais econômico e barato. Com o "lucro" obtido nessa negociação, a pessoa pode pagar a dívida e sem o incômodo da ausência de um carro.”

“Transfira o financiamento para outra pessoa

É possível transferir o financiamento a outra pessoa desde que não haja nenhuma parcela em atraso. Isso para quem já sabe que terá dificuldades para honrar o pagamento. A instituição financeira precisa avaliar o perfil do novo comprador. Uma alternativa interessante caso o automóvel continue na família, com pais herdando as dívidas dos filhos, por exemplo.”

Leia também:
+ Carro holandês é o mais rápido do mundo em curvas
+ Novo Land Rover Defender une tradição à modernidade
+ Volkswagen Nivus agita segmento dos SUVs compactos

“Pesquise a portabilidade de crédito

Uma alternativa é negociar o financiamento com outro banco por meio do conceito de portabilidade de crédito. Podem-se conseguir condições favoráveis, como juros menores, e solicitar a migração sem custo adicional.”

“Renegocie com a instituição financeira

Tente conseguir juros mais em conta, no número de prestações ou condições de pagamento mais vantajosas para a situação de aperto.”

Entre todas essas alternativas a portabilidade vem avançando. Com a Selic em queda, as taxas de juro foram reduzidas e alguns bancos prometem um considerável abatimento nas parcelas do financiamento.

** Este texto é de responsabilidade de seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião do iCarros

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.