entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

A caminhoneira que sonha abrir uma escola para as motoristas

Cleusa Ximendes mostra que as mulheres podem dirigir qualquer veículo e efetuar manobras complexas em um caminhão

08/03/2021 - Luiz Felipe Chaguri / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Se existe uma profissão em que o número de mulheres ainda está bastante abaixo do dos homens é a dos caminhoneiros. Mas isso está longe de ser um problema para Cleusa Ximendes, motorista de “9 eixos, 30 metros, a mulher que gosta de treinar, indicar pessoas para trabalho e que um dia quer abrir uma escolinha de graça para as motoristas”, como ela mesma se define. 

Cleusa é uma gaúcha de 51 anos que está entre as mais de 180 mil mulheres habilitadas a dirigir caminhões pelo Brasil. Dirige centenas de quilômetros diariamente para seu sustento e ainda sobra tempo para contar histórias da sua rotina em um canal no YouTube, com seu próprio nome, com 45 mil inscritos.  

“Meu sonho é realmente abrir uma escolinha de graça para as motoristas que têm carteira (CNH), mas que não têm oportunidade. Aí eu paro de trabalhar e só treinarei as pessoas. O plano é não cobrar das motoristas, mas ter um patrocínio de empresas”, revela Cleusa. 

Com 20 anos de estrada, Cleusa começou a pegar gosto por guiar meio que por acaso, ao ver o pai de seus filhos trabalhar com caçambas e o cunhado com caminhões. Foi então que ela decidiu entrar para o ramo, em Porto Alegre. 

Cleusa manobra de tudo o que você pode imaginar. Caminhão com três carretas, com dolly (rodotrem) ou sem dolly, não tem desafio impossível para ela. 

“Quanto mais dificuldade, mas visualizações dá o vídeo no meu canal. É esse tipo de visualização que eu quero. Por ter dificuldade, por fazer coisas boas incentivando outras pessoas, e não usando o caminhão para se promover.  

Nossa realidade é bem sofrida, desgastante e tem que ter muito amor a nossa profissão para continuar. A dedicação é o nosso trabalho”, diz Cleusa. 

Quando o assunto é ensinar, é aí que Cleusa se empolga. Sua principal dica para quem está começando é treinar bastante e em seus vídeos é comum que ela peça calma e tranquilidade para que as manobras e viagens saiam da melhor maneira possível. 

“Me aperfeiçoei treinando muito. Já ensinei muita gente e adoro isso”, diz Cleusa, que no dia da entrevista estava saindo de São Paulo com destino ao Rio Grande do Sul com o caminhão carregado. 

“Preconceito na estrada”

Mesmo guiando há bastante tempo pelas estradas pelo Brasil, Cleusa admite que ainda existe bastante preconceito contra as caminhoneiras. 

“A manobra com dolly tem um grau de dificuldade muito grande. Geralmente são homens que fazem e eu desafio eles, porque existe um baita preconceito. Ainda mais com caminhão de 30 metros, que não é em qualquer lugar que passa. Precisa ter uma atenção redobrada para ele não pegar nas calçadas, nas paredes. Passamos dentro de favelas, entre outros lugares”, diz a motorista. 

“O dolly é bom para economizar pneu, mas são três carretas dando ré. Tem que controlar o ‘cavalo’ (parte do caminhão em que ficam a cabine do motorista, o motor e as rodas de tração), a primeira carreta, o dolly (que fica suspenso) e a última carreta. É um grau bem difícil e infelizmente ainda tem um preconceito de alguns colegas, que acham que a mulher não pode fazer isso daí. Eu provo que eu posso e a muitos eu até ensinei”. 

Sobre o mercado, ela acredita que as mulheres já até tiveram um período com mais oportunidades entre os caminhoneiros. 

“O mercado já foi bom, mas estamos voltando ao passado quando era raro contratarem mulheres. É difícil de conseguir, então vamos dar valor ao que a gente tem. A vida de caminhoneiro é bem diferente do que mostra na mídia”, conclui a profissional. 

Enquanto ainda busca uma maneira de realizar o sonho da sua escolinha para caminhoneiras, Cleusa segue rompendo barreiras e estradas pelo Brasil, além de mostrar que os 0,5% de mulheres entre os 100% de caminhoneiros do Brasil precisam ser valorizadas. 

Está pensando em vender seu carro?

O iCarros está com uma condição especial para todas as mulheres durante essa semana. Clique aqui, use o cupom MulheresNoVolante e anuncie grátis no Plano até Vender.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.