entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Audi lança Q4 e-tron, o 1º SUV compacto elétrico da marca

Modelo foi apresentado em lançamento mundial no YouTube junto com a opção de carroceria Sportback

15/04/2021 - Luiz Felipe Chaguri / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

A Audi revelou nesta quarta-feira (14) os detalhes dos novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs compactos elétricos da marca. Os modelos estão sendo produzidos em Zwickau, na Alemanha, que recentemente fabricava veículos apenas para a Volkswagen.   

Mesclando um design inovador, com espaço confortável aos passageiros e tecnologia de ponta, o Q4 e-tron tem autonomia para percorrer até 520 km com sua carga máxima, de acordo com o ciclo WLTP, com tração traseira.  

A gama completa tem três versões de tração, duas com um motor no eixo traseiro e uma versão quattro (tração integral) com dois motores, um em cada eixo.   

Com 299 cv de potência (220 kW), a versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro é impulsionada por dois motores elétricos. A aceleração de 0-100 km/h pode ser feita em 6,2 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h, sendo controlada eletronicamente.   

Quanto custa o novo Q4 e-tron? 

O Q4 e-tron chegará nas concessionárias europeias em junho deste ano, sendo ofertado a partir de 41.900 euros – aproximadamente R$ 285.430 em conversão direta sem impostos. Desta forma, a versão de entrada Q4 35 e-tron chega ao mercado como o carro elétrico mais barato da Audi.   

O Sportback, que deverá chegar nas lojas alguns meses depois, possui uma linha do teto especialmente baixa com estilo cupê na parte traseira O coeficiente de arrasto é de 0,26, ainda menor do que o 0,28 do Q4 e-tron.  

A versão básica possui 4,59 metros de comprimento e o espaço interno é privilegiado, tanto para os ocupantes da parte dianteira quanto da traseira. O porta-malas tem capacidade para 520 litros (1.490 litros com os bancos traseiros rebatidos), enquanto a versão Sportback pode armazenar 535 litros (1.460 litros com rebatimento).   

Entre os itens opcionais do Q4 e-tron, destaque para o novo head-up display, serviço de realidade aumentada que conecta o mundo virtual com o real de maneira bem intuitiva para o motorista com a projeção lúdica do GPS e outras informações importantes do carro no para-brisa.  

Capacidade das baterias do Q4 e-tron 

O Q4 35 e-tron tem uma bateria menor com capacidade bruta de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC).

Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão uma bateria maior com capacidade bruta de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.  

Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 km em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.  

A bateria de alta voltagem dos dois modelos está localizada entre os eixos, o que garante um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso equilibrada.   

Os sistemas de controle para a tração e suspensão trabalham juntos, possibilitando uma condução segura, esportiva e ao mesmo tempo confortável para o SUV elétrico.   

Para pode rodar com tranquilidade, o proprietário de um carro elétrico da Audi pode contar com mais de 200.000 pontos de recarga na Europa. Os principais adversários do Q4 e-tron no mercado são: Ford Mustang Mach-E, Tesla Model Y e o futuro Mercedes-Benz EQB.  

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.