13/10/2022 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Tesla anunciou nesta semana o início da produção de seu primeiro caminhão elétrico, o Semi Truck. De acordo com a fabricante, o equipamento começará a ser entregue aos proprietários a partir do dia 1º de dezembro. O modelo foi apresentado em 2017 e teria sua fabricação iniciada em 2019, o que ocorreu apenas três anos depois.
Segundo Elon Musk, diretor executivo da Tesla, as primeiras unidades do Semi Truck serão entregues para a Pepsi, gigante do ramo de bebidas que utilizará os caminhões em duas unidades localizadas no estado americano da Califórnia. A empresa responsável pela fabricação dos caminhões, porém, não revelou quantas unidades serão produzidas.
Chama atenção no primeiro caminhão desenvolvido pela Tesla também a posição do assento no Semi Truck, colocado ao centro da boleia, e não em um dos lados, como ocorre normalmente. Segundo a fabricante, esta posição permite ao condutor ter uma melhor visão da via onde estiver trafegando.
De acordo com comunicado emitido pela fabricante, o Tesla Semi Truck será equipado com trem de força trimotor, acelerando de 0 a 100 km/h em 20 segundos. Dados de potência e torque não foram divulgados. O veículo ainda tem capacidade para manter a velocidade mesmo em subidas de até 5%. Usando carregadores da Tesla, o caminhão recupera 70% de sua carga em apenas 30 minutos.
Outro ponto abordado pela Tesla é a economia que um caminhão elétrico tem em relação aos “brutos” com motor a diesel, que são mais comuns neste tipo de veículo. A empresa alega que o gasto com eletricidade será até 2,5 vezes mais barato por milha percorrida (1,609 quilômetros) em relação a caminhões que usem o combustível derivado do petróleo.
Ainda de acordo com a fabricante, a economia apresentada com combustível pode chegar, em três anos, a até 200 mil dólares (R$ 1,08 milhão).
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro